------------------------

tipos de cha.

Conheça os tipos de chá e seus benefícios
Água quentinha, um punhado de ervas e... o chá, ideal para espantar o frio, está pronto! Além de oferecer uma deliciosa sensação de aconchego, ele traz vários benefícios à saúde
Confortar o corpo e a alma não é o único benefício do chá. Dependendo da erva com a qual é feito, ele também é capaz de acabar com o mal-estar, estimular o metabolismo, deixar o cérebro mais alerta e até auxiliar na perda de peso. Não são poucas as plantas com propriedades terapêuticas: de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existem cerca de 60 espécies que ajudam a manter a saúde plena e podem ser ingeridas sem prescrição médica. Mesmo assim, se a ideia é tomar um determinado tipo de chá todos os dias, é importante consultar um médico ou um nutricionista para monitorar o tratamento, pois existem contraindicações e efeitos adversos relacionados a algumas ervas. Altas doses de chá de alho, por exemplo, podem causar desconforto gastrointestinal e de carqueja, queda de pressão arterial.

O jeito certo

"Tradicionalmente, o chá é preparado por infusão. O ideal é juntar a água fervente às ervas e manter a mistura abafada por três minutos. Quando o chá for composto da casca e do caule da planta, é preciso ferver a água com essas partes de dois a cinco minutos", ensina Sula de Camargo, que é membro da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).Não é necessário
adoçá-lo.

------------------------

Os diferentes tipos de chá.

Os diferentes tipos de chá
Conheça a propriedade de alguns deles
Você tem costume de tomar chá? Pode ser o mate, o de camomila ou o de erva doce, não importa: os chás, ainda mais com esse friozinho típico, ajudam a aquecer o corpo e, além disso, os que são feitos com ervas medicinais combatem vários males.
Chá mate: é importante não confundir o chá mate com o preto, pois são duas ervas diferentes. Este tipo de chá vem da erva mate nativo da região Sul do Brasil e do Paraguai. Segundo estudos, o mate é uma bebida estimulante que elimina a fadiga e estimula a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos.

Chá preto: é o chá mais comum no Ocidente. Ele possui as mesmas propriedades do chá verde, isto é, possui propriedades hipoglicemiantes, antiobesidade, anticolesterol, anticancerígenas e rejuvenescedoras de todo no nosso organismo. Quando ingerido após as refeições o chá preto ajuda a controlar a absorção de gorduras e de açúcares, razão pela qual ele ajuda a emagrecer e a controlar a glicemia (açúcar no sangue) e o colesterol.

Chá verde: uma das substâncias do chá verde é a teofilina, que ajuda a dilatar os brônquios, melhorando a respiração dos asmáticos. O chá verde previne ainda a formação de pedras na vesícula e nos rins, além de normalizar a função da tiróide e regenerar a pele. Quer mais sobre o chá verde? Então anote: ele aumenta o colesterol dito bom, o HDL, em oposição ao mau colesterol, o LDL. Além disso, há estudos que comprovam que quem consome chá verde tem melhor disposição para queimar gorduras, pois aumenta o metabolismo, sendo indicado para dietas e perda de peso e também para melhorar a resistência dos atletas.

------------------------

OS BENEFÍCIOS DO CHÁ.

OS BENEFÍCIOS DO CHÁ

Vários estudos foram já realizados, e muitos outros são agora desenvolvidos, sobre os vários benefícios que cada tipo de "chá" pode trazer para a saúde. Há infusões de plantas que têm uma acção calmante, outras diurética, outras ainda digestiva. O chá contém flavonóides, que agem como antioxidantes – e vários estudos mostram que estes componentes podem ajudar a prevenir o aparecimento de várias doenças.

A investigação científica relativa aos eventuais benefícios do chá na saúde encontra-se ainda numa fase preliminar, pelo que é difícil saber exactamente quais os benefícios que poderão advir para a sua saúde dependendo da quantidade de chá que beber.

Recentes estudos mostraram uma associação entre o consumo de chá e uma redução do risco de doenças do coração. Por outro lado, algumas descobertas sugerem que a ingestão de chá tem um papel importante na prevenção de várias formas de cancro.

O chá contém cafeína, um estimulante activo e habitual causador de bem estar, embora a infusão de chá verde ou preto contenha menos cafeína do que o café. Note, no entanto, que se consumir elevadas doses de chá com cafeína por dia poderá ter sintomas como irritabilidade, insónia, palpitação cardíaca ou tonturas – como em tantos outros casos, é no meio que se encontra a virtude.
Os "radicais livres" são substâncias nocivas que se formam naturalmente no corpo e no meio ambiente, por acção do sol, poluição do ar, alimentos fritos ou grelhados no carvão. Os antioxidantes ajudam a proteger o corpo dos efeitos por eles causados.

O chá é o único alimento sem contra-indicações para pessoas saudáveis.

TIPOS DE CHÁ

O chá preto é o mais popular. É produzido a partir da planta Camellia Sinensis, através de processos naturais de secagem, fermentação e oxidação. O chá preto é totalmente fermentado (o nome de chá preto deve-se à cor castanha escura acobreada que as folhas adquirem no final do processo).

Chá Gelado Pêssego e Ananás
O chá Oolong é parcialmente fermentado, deixando um sabor delicado. O chá verde não é fermentado, e produz um sabor límpido e aromático.

Chá Preto – uma das mais conhecidas variedades é o English Breakfast, um chá forte, habitualmente tomado com um pouco de leite.
O seu consumo regular previne a ocorrência de ataques cardíacos e enfartes. Reduz níveis de colesterol no sangue.

Chá Verde – normalmente proveniente dos países asiáticos. Uma das variedades mais conhecida é o China Green Pekoe, que tem um sabor forte, fresco e ligeiramente adocicado; deve ser bebido simples, a qualquer hora do dia. Menos forte, o Japan Bancha é muito aromático, e de sabor doce e frutado. Pode ser bebido às refeições ou como refresco. O chá Gorreana (do tipo Orange Pekoe), produzido nos Açores, para além de muito saboroso é ainda um dos mais ricos em antioxidantes. A Gorreana tem a particularidade de possuir a única fábrica de chá da Europa.

É importante na prevenção do cancro, em casos de colesterol alto, cáries e gengivites (fluoreto).

Protege contra um grande número de infecções fúngicas, bacterianas e virais (como as vulgares constipações).
É bom para o trato digestivo e circulação sanguínea, torna mais lúcido o raciocínio. Pode interromper a diarreia. Previne a formação de pedras na vesícula e nos rins. Normaliza a função da tiróide. Facilita a regeneração da pele. Melhora a respiração dos asmáticos (por acção da teofilina).
Por outro lado, deverá limitar a ingestão de chá verde se tiver problemas de estômago, complicações cardiovasculares, tendência a cólicas ou ataques de ansiedade.

Chá Oolong - proveniente da China e Taiwan; o mais conhecido é o China Oolong (também conhecido como "China Ti Kwan Yin", ou "Chá da Deusa de Ferro da Misericórdia"): este é um chá muito especial, de sabor suave e aromático, que se deve beber simples, sem qualquer adição de leite ou açúcar.
O Chá Oolong é muitas vezes considerado um "meio-termo" entre os chás preto e verde.

Chá Branco (Sri Lanka) – este chá, bastante raro, deve ser bebido simples, após as refeições, como digestivo, ou como um leve chá da tarde.

Chás aromatizados – são feitos através da adição de sabores ao chá preto, verde ou Oolong. O mais famoso é o Earl Grey, conseguido através da adição de bergamota ao chá preto. O English Breakfast é também bastante conhecido, e o Lapsang Souchong tem-se tornado também bastante popular.

------------------------

Tipos de chás e para que servem.

Tipos de chás e para que servem

Os chás possuem inúmeros benefícios para nossa saúde, escolha entre os tipos e sabores disponíveis na natureza e veja para que servem.
O chá é uma bebida simples e muito consumida pelos seus diferentes tipos e sabores e pelos benefícios que trazem para a saúde. Os chás são feitos através da infusão de folhas, raízes e flores que geralmente são servidos quentes, mas podem ser consumidos gelados também. Existe uma grande variedade de tipos de chás com diferentes sabores, tudo dependerá de como foi seu preparo, podendo ser amargo ou doce. Os chás possuem grandes benefícios, melhora a aparência da pele, previne diversas doenças, diminui o colesterol entre muitos outros.
Entre os chás mais conhecidos podemos encontrar os que servem como diuréticos e os que servem para emagrecer e para conferir quais são eles veja mais detalhes abaixo.Tipos de chás diuréticos

Existem diversos tipos de chás com o poder diuréticos ótimos e que servem para o bom funcionamento do organismo, muitos servem para eliminar a necessidade do uso de medicamentos, abaixo alguns tipos de chás diuréticos:

Chá verdechas
O chá verde é um dos mais conhecidos e queridos pelas mulheres de todo o mundo. O chá verde é feito a partir da fusão da planta Camélia Sinensis. Estudos comprovam que o seu consumo diário servem para prevenir várias doenças inclusive o câncer. O chá verde deve ser consumido pelo menos 3 vezes ao dia, essa prática faz com que seu corpo elimine todas as toxinas ruins e evita a temida retenção de líquidos.

Chá branco
O chá branco também é feito da planta Camélia Sinensis o que muda do chá verde é seu tempo de colheita. O chá branco é um ótimo acelerador de metabolismo que faz com que seu organismo trabalhe mais rápido e elimine os líquidos acumulados, seu consumo precisa ser diário para ter um bom efeito.

------------------------

Chas

  • cha verde emagrece

    Chas


    Noticia painel seguro