------------------------

diet e light.

Você sabe a diferença entre light e diet? O @personal_sa nos ajudou a tirar essa dúvida.

No site da ANVISA você encontra uma Portaria que determina quando se pode usar um termo e quando se pode usar outro. E, por ter bastantes "itens", cada pessoa interpreta de uma maneira. Mas, na prática, é mais fácil guardar o seguinte: diet, praticamente isenção de um composto (pode ser carboidrato, proteína, açúcar…); e light, 25% menos calorias do que o produto "normal" (mas, sódio, gorduras, proteínas, fibras também entram no conceito. Por exemplo, sal não tem calorias, mas pode ser chamado de light por ter menos sódio e ser indicado para hipertensos ou outros problemas que exijam uma restrição de sódio na alimentação).

Então, o refrigerante (sem recomendações… rs) pode ser light ou diet. Light, pois tem 25% menos calorias do que o refri normal; e diet, porque praticamente não tem carboidrato. Mas, o diet pode engordar até mais. Por exemplo, existem sorvetes e chocolates diet que não tem açúcar, mas tem mais gordura. Assim, engorda mais.

Há também indústrias de alimentos e profissionais que interpretam a legislação do light e acham brechas para fazer com que um produto light seja mais calórico. Com menos colesterol e mais açúcar, por exemplo.

Resumindo: olhe o valor calórico do light e veja se realmente tem menos calorias. Os achocolatados Toody light e Nescau light têm pouquíssima diferença calórica: Toddy, 6 kcal em 20 gramas e o Nescau 10 kcal a menos da versão light para a normal. Ou seja, se você usar esses produtos e colocar mais do light achando que tem muito menos calorias e que está fazendo vantagem, saiba que não está…

E verifique no diet qual nutriente está isento: açúcar, sódio, gordura… Quando o objetivo é emagrecer, dê preferência em consumir os isentos de gordura e açúcar ou com um valor calórico reduzido! Mas, nada liberado! Assim, menos chance de acumular gordura localizada.

Para os que têm descontrole nos níveis de glicose (diabetes ou hipoglicemia), verifique nos alimentos diet se o que está isento mesmo é o açúcar. Pois, como dito acima, se ele não tiver gordura ou sódio, pode ser chamado de diet também…

------------------------

Diet ou light: Qual a diferença?

Diet ou light: Qual a diferença?
Quando se fala ou se pensa em produtos que possam ser diet e/ou light, é importante mostrar como os consumidores usualmente compreendem o tema. Investigações sobre o assunto revelam que os produtos diet são entendidos, prioritariamente, como alimentos que não contêm açúcar, de baixa caloria, destinados a quem faz dieta para manter o peso. Alimentos com baixo teor de gordura (light) estão associados ao combate ao colesterol e relacionados a questões de saúde. Há restrições aos produtos diet quanto ao sabor "ruim" e, provavelmente, ligadas ao preconceito de que, se consumidos em excesso, estes podem fazer mal à saúde; os light são, ainda, percebidos como produtos que perdem valor nutritivo (Cândido e Campos, 1996).

Além disso, a maioria das pessoas, escolarizadas ou não, têm mitos sobre os produtos light e diet, como, por exemplo, consideram que o produto diet não engorda, que todo produto light é igual, que todo light é diet.

Aqui, vale lembrar que os produtos diet, mesmo não tendo açúcar, podem ser calóricos, e que os produtos light são mais indicados para quem quer emagrecer. Esses produtos podem ter diferentes ingredientes e formulações e até a redução calórica pode variar; portanto, os produtos light não são iguais entre si e diet não é sinônimo de baixa caloria. Desse modo, um alimento sem glúten, considerado diet por ter redução de mais de 99% em um ingrediente, pode ainda assim ter valor calórico elevado. Acrescenta-se, ainda, que diabéticos podem consumir alguns dos produtos light, pois tais produtos podem não conter açúcar. O ideal é que se consulte a informação nutricional no rótulo do produto para verificar as dosagens1.

Outro problema está na adoção dos produtos sem uma análise prévia de sua composição química, principalmente por pessoas que necessitam ou desejam perder quilos extras ou com necessidades dietoterápicas com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou patológicas particulares. Assim, os mesmos alimentos diet ou light são muitas vezes consumidos tanto por pessoas diabéticas, quanto pelas hipertensas, ou com nível de colesterol alto ou, ainda, por aquelas que desejam emagrecer.

Todos os produtos, tanto diet como light, são importantes aliados das pessoas obesas, hipertensas e diabéticas. Mas isto não significa que possam ser usados indiscriminadamente, em quaisquer dessas situações, pois, por exemplo, um alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentam algum tipo de doença (diabetes, colesterol elevado...). Por isso é necessário analisar os componentes existentes e suas proporções, para saber se o alimento é adequado ou não para as necessidades da pessoa.

De acordo com as interpretações acima, podemos depreender quão problemáticas se tornam as ideias usuais dos consumidores, pois os termos light e diet representam contextos totalmente diferentes. E, como a grande maioria das pessoas não está suficientemente esclarecida sobre o significado dos termos, elas sentem-se pouco seguras em utilizar tais produtos, ou os utilizam de forma inadequada devido à falta de compreensão das declarações de rotulagem. O desconhecimento e o consumo inadequado dos produtos são decorrentes dos imensos vazios na compreensão dos artefatos tecnológicos, bem como dos fenômenos científicos. Esses vazios são mantidos nas escolas, quando são ignoradas abordagens situadas na perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade e quando há preocupação somente com conceituações nominalísticas e modelos abstratos que limitam o domínio crítico e a autonomia das pessoas.

A compreensão dos produtos e processos tecnológicos permite às pessoas apreciar, consumir corretamente e formular juízos de valor sobre argumentos relativos a questões socialmente controversas. É nessa perspectiva, então, que abordamos o tema diet e light.

-----------------------

O que é um alimento diet?

O que é um alimento diet?
Diet é um termo usado na maioria das vezes como sinônimo de retirada de algum nutriente (açúcares, sódio, gorduras, alguns aminoácidos...), sem implicar, no entanto, na redução das calorias do alimento. Um alimento diet é aquele de cuja composição original foi "retirada" alguma substância e que serve às dietas especiais com restrições, por exemplo, de açúcares, de gorduras, de sódio, de aminoácidos ou de proteínas. Desse modo, os produtos sem sal são indicados para os hipertensos; os sem açúcar, para os diabéticos; os sem gordura, para os que têm excesso de colesterol; os sem o aminoácido fenilcetonúria, para os fenilcetonúricos etc. O Ministério da Saúde classifica esses alimentos como "alimentos para fins especiais". A portaria n. 29/98, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, definiu como "alimentos para fins especiais" aqueles especialmente formulados ou processados, nos quais são introduzidas modificações no conteúdo de nutrientes, adequados à utilização em dietas diferenciadas e ou opcionais, atendendo às necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas. São classificados como alimentos para fins especiais: a) alimentos para dietas com restrição de nutrientes, b) alimentos para ingestão controlada de nutrientes e c) alimentos para grupos populacionais específicos.

Assim, o termo diet pode ser usado tanto para alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio), como também para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).

Todavia, o que significam expressões tais como "ingestão controlada e restrição de nutrientes"? Alimentos destinados a dietas controladas são aqueles nos quais não é permitida a adição de determinado nutriente. Por exemplo, em alimentos que atendem à ingestão controlada de açúcar, não pode haver inclusão desse nutriente. Em tais alimentos, permite-se a existência do açúcar natural do alimento, como, por exemplo, a geléia diet, que tem a frutose como açúcar natural. Alimentos restritos em gorduras ou restritos em carboidratos podem conter no máximo 05 grama do nutriente por 100 gramas ou 100 mL do produto. Como a quantidade de carboidratos e gorduras permitida nos alimentos com restrição é muito pequena, é comum a definição de alimento diet como sendo produto isento de um nutriente específico.

No entanto, é fundamental explicitar que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer. Um exemplo clássico é o chocolate diet, que apresenta teor calórico próximo do chocolate normal. O chocolate diet é indicado para pessoas diabéticas, pois é isento (restrito) de açúcar (carboidrato). Nesse caso, o açúcar é substituído pelos adoçantes. Porém, como essa substituição altera a consistência do alimento, acrescenta-se mais gordura na sua composição para manter a textura habitual, o que faz com que o seu valor calórico se aproxime do chocolate normal, tornando-o não recomendável para as pessoas que desejam reduzir peso.

Assim, a retirada de um nutriente pode reduzir as calorias, mas é preciso verificar se a redução é suficiente para justificar a substituição do alimento convencional pelo diet. Por outro lado, pode haver produtos diet que sejam light.

------------------------

O que é um alimento light?

O que é um alimento light?
A portaria 27/98, da Secretária de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, define que os termos "light" ou "lite" ou "leve" podem ser utilizados quando for cumprido o atributo "baixo".

Dizemos que um alimento é light quando apresenta redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias, comparado com o alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias, é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). A redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light), não interfere na quantidade de calorias do alimento.

Nos alimentos light, também devemos estar atentos à possibilidade de terem sido acrescidas outras substâncias. Isto porque, na redução de um, pode ser necessária a adição de outro componente calórico (substâncias tais como: gordura, sódio, açúcar...) para minimizar alterações na consistência, na cor ou outras que possam ocorrer. Por exemplo, alguns queijos e requeijões light têm menos calorias por reduzir gorduras; entretanto, para manter a consistência, aumenta-se o sal, e este não é indicado para hipertensos (outro exemplo é o caso do chocolate citado anteriormente). Por isto, é fundamental explicitar para qual nutriente o atributo é aplicável. A utilização do termo light, por si só, não é suficiente para a compreensão da identidade do produto.

O Quadro 1 e as Figuras 1 e 2 apresentam as diferenças entre os produtos light e diet comparados aos produtos na sua versão normal. Embora o requeijão cremoso light (Quadro 1) apresente 188 kcal a menos que o requeijão normal, ele possui 5,54 g a mais de carboidratos que o requeijão normal. Ele está na categori

------------------------

Dieta Dietas

  • dieta dos pontos tabela completa gratis
  • regimes e dietas para emagrecer
  • dieta dos pontos alfredo halpern
  • receitas diet para diabéticos
  • dietas simples para emagrecer
  • dieta para quem esta amamentando
  • dieta dos dias
  • site dieta e saúde
  • como começar uma dieta
  • supra diet
  • dieta para secar
  • dietas emagrecer
  • dieta para perder kg
  • dieta para emagrecer grátis
  • dietas dos carboidratos
  • dieta do coração
  • dieta da moda
  • dietas urgentes
  • dietas saldaveis
  • dieta da sopa receita
  • a melhor dieta para emagrecer
  • dieta do sangue o
  • dieta para emagracer
  • dieta da ração humana
  • como fazer uma dieta balanceada
  • dietas faceis e baratas
  • dieta da usp emagrece
  • dieta para secar barriga
  • dieta para pressão alta
  • dieta dos pontos completa
  • que dieta devo fazer para emagrecer
  • dieta chá verde
  • dieta do mediterraneo cardapio
  • dieta para emagrece
  • dieta dos pontos como calcular
  • dieta do iogurte
  • clube da dieta
  • pratos para dieta
  • dietas para perder barriga rapido
  • dieta rapida para perder barriga
  • dieta para gastrite
  • dieta gracie
  • como fazer a dieta do limão
  • regime da usp
  • dieta semanal saudavel
  • dietas milagrosas para emagrecer rapido
  • cardápio da dieta da proteína
  • dietas das frutas
  • dieta shake
  • diet shake emagrece
  • dieta da notas
  • dieta do abdomen livro
  • emagrecer sem dieta
  • dieta liquida desintoxicante
  • melhor dieta para emagrecer rapido
  • dieta dos pontos
  • dieta tipo sanguineo
  • dieta da proteina alimentos permitidos
  • dieta do tipo sanguineo a
  • dieta para colesterol alto
  • dieta do dr. atkins
  • dieta da banana verde
  • dicas para dieta
  • composto natu diet
  • dieta barata para emagrecer
  • tabela da dieta dos pontos gratis
  • dietas da
  • dieta reeducação alimentar
  • dieta para hipertrofia
  • dieta para diabete
  • dieta e saude gratis
  • o que é dieta
  • dieta para perder gordura
  • dieta ortomolecular emagrece
  • diétas
  • dietas saudavéis
  • dieta do arroz integral
  • sopa dieta
  • fazer dieta para emagrecer
  • regime dos pontos
  • receita da dieta do carboidrato
  • dieta rica em proteinas
  • onde comprar moder diet
  • tabela dieta dos pontos gratis
  • dietas gratis para emagrecer rapido
  • como calcular a dieta dos pontos
  • diet e light
  • dietas para emagrecer rapido gratuitas
  • dietas e emagrecimento
  • dieta cetônica cardapio
  • dieta das calorias inteligentes
  • dieta p emagrecer rapido
  • a dieta do abdômen
  • dieta pontos tabela
  • thermo shake diet probiótica
  • uma boa dieta para emagrecer
  • receitas dietas emagrecer
  • dietas infaliveis
  • como é a dieta dos pontos
  • revista dieta e saúde
  • calculadora dieta dos pontos
  • dieta do sangue tipo o
  • dieta dr atkins
  • dieta na gravidez cardápio
  • ciber diet
  • dietas para perder peso
  • dieta da carne
  • receitas dietas
  • dieta para quem tem gastrite
  • dieta das sopas
  • as melhores dietas
  • dietas para emagreser
  • dieta para ganhar peso
  • comida diet congelada
  • dieta da chia
  • dieta da fruta para emagrecer
  • dieta masculina
  • revista dias dieta
  • dietas para emagrecimento rápido
  • dieta das notas
  • dieta do leite desnatado
  • dieta higienista
  • dieta ortomolecular para emagrecer
  • dieta do limão para emagrecer
  • sopas para dietas
  • dieta para ganhar massa muscular rapido
  • dieta para engordar com saude
  • dieta liquida emagrece
  • dieta infalivel
  • dieta das cores
  • diferença entre diet e light
  • uma boa dieta
  • dieta tipo sanguineo a positivo
  • dieta tipo sanguineo a positivo
  • cardapio da dieta cetonica
  • dieta do metabolismo
  • dietas para imagrecer
  • dieta pronta para emagrecer
  • dieta tipo sanguineo
  • dieta do abdomen
  • dieta dospontos
  • dieta da tipagem sanguinea
  • calculo dieta dos pontos
  • dieta balanceada para perder barriga
  • como faser dieta
  • minha vida dieta
  • dietas do carboidratos
  • a melhor dieta do mundo
  • dieta na amamentação
  • dieta da barriga
  • dietas radicais para perder peso
  • lista da dieta dos pontos
  • dieta infantil para emagrecer
  • dieta para academia
  • saude e dieta
  • dieta do incor
  • dieta do sanduiche
  • dieta antiinflamatória
  • dieta das fibras
  • lean diet caps
  • gordura no figado dieta
  • dieta cetogenica cardapio
  • dietas pra emagrecer
  • dieta para definição muscular
  • dieta sem lactose
  • dieta com nutricionista
  • dieta por pontos
  • dietas para gestantes
  • dieta calorias
  • receitas light e diet
  • dieta das notas tabela completa
  • dica para emagrecer
  • dieta gratis para emagrecer rapido
  • dieta da banana para emagrecer
  • revista malu dieta da agua
  • regimes para emagrecer
  • dieta do gengibre
  • dietas do ponto
  • dieta para musculação
  • emagrecimento dieta
  • dieta dos pontos gratis tabela
  • dietas prontas para emagrecer
  • dieta líquida para emagrecer
  • dietas alimentar
  • dieta saudavel cardapio
  • dieta para engorda
  • dieta do tomate
  • saúde e beleza
  • dieta dos pontos
  • dieta da berinjela
  • dieta limao
  • qual a dieta para diabeticos
  • para emagrecer
  • dieta pontos
  • como emagrecer sem dieta
  • boas dietas para emagrecer
  • dieta do sangue a positivo
  • dieta do sangue a
  • dieta eficiente
  • bolo diet
  • dieta hipertrofia
  • leite condensado diet
  • dietas sem carboidratos
  • dieta vegetariana
  • dieta para quem tem colesterol alto
  • lucilia diniz dieta
  • dieta boa forma
  • dieta seca gordura
  • dieta dissociada cardapio
  • dieta para leigos
  • dietas para perder peso rapido gratis
  • dieta desintoxicação
  • tabela dieta pontos
  • dieta alimentar para perder peso
  • dieta termogenica
  • dieta fácil para emagrecer
  • dieta cardápio semanal
  • dieta do japones
  • dietas malucas
  • dieta simples para perder barriga
  • dietas saudaveis e baratas
  • dieta
  • dietas
  • uma dieta
  • dieta para quem faz academia
  • dieta os pontos
  • alfredo halpern dieta dos pontos
  • dieta tao
  • dieta diaria para emagrecer
  • dieta da banana matutina
  • dieta cardápio
  • dietas da proteina
  • dieta enteral
  • dieta para emagrecer gratis e rapido
  • xdietas nutricionais
  • dieta da uva
  • dieta boa
  • revista dieta
  • diet light
  • dietas das famosas
  • cardápio para perder peso
  • nutri diet
  • dieta barriga
  • dietas para gravidas
  • personal diet
  • dietas loucas
  • dieta do tipo sanguineo o
  • dieta dos pontos tabela gratis
  • dieta para diminuir a barriga
  • dieta para esteatose hepática
  • dieta anti celulite
  • dieta do tipo sanguineo o negativo
  • dieta para hipertrofia muscular
  • tudo sobre dietas para emagrecer
  • produtos diet e light
  • gelatina diet
  • livro dieta nota
  • dieta gestante
  • dieta massa muscular
  • revista sou mais eu dietas
  • dietas congeladas
  • dieta leve
  • dieta para quem faz musculação
  • dieta para ganhar massa magra
  • sobremesas diet
  • dietas da usp para emagrecer
  • nutrição e saúde
  • natu diet
  • dieta para homem
  • dieta para baixar colesterol
  • thermo shake diet
  • a dieta master cleanse
  • dieta dos treze dias
  • receita da dieta da proteina
  • dieta para perder gordura abdominal
  • dieta para amamentação
  • dieta tipo sanguineo o positivo
  • diferença entre light e diet
  • dieta do tipo sanguinio
  • como ter uma dieta saudavel
  • dieta desintoxicante dia
  • dieta com quitosana
  • doces diet
  • dieta do alho para emagrecer
  • dieta alimentar para diabéticos
  • dieta simples para emagrecer rapido
  • dieta para diverticulite
  • dieta para diarreia
  • comidas diet
  • dieta sem passar fome
  • nutricionista dieta
  • dieta para acido úrico
  • cardapio para uma dieta saudavel
  • dieta do cetonico cardapio
  • triglicerideos alto dieta
  • comida congelada para dieta
  • dieta do dna
  • dieta da proteina para emagrecer
  • dieta sopa da usp
  • dieta semana
  • dieta do guerreiro
  • dieta dos famosos para emagrecer
  • dieta minha vida
  • dietas dos pontos para emagrecer
  • sopa da dieta
  • dieta correta
  • tudo sobre a dieta da proteina
  • dieta do emagrecimento
  • dieta da ana maria braga
  • dieta proteínas
  • cardápio dieta proteina
  • dieta do chocolate
  • dica emagrecer
  • quero fazer dieta
  • dietas e regimes
  • cardapio dieta balanceada
  • dieta carboidratos cardapio
  • cardápio dieta dos pontos
  • dieta radical para emagrecer rapido
  • dieta da proteina funciona
  • receita dietas para emagrecer
  • dieta do
  • dieta da unicamp
  • dieta para triglicerides alto
  • dieta contra celulite
  • dieta para acelerar o metabolismo
  • dieta para emagrecer em uma semana gratis
  • dieta para lactante
  • dieta ração humana
  • xdieta do tipo sanguineo b
  • sopão da usp
  • dieta dos pontos saúde
  • dieta sem glutem
  • culinária diet
  • melhor dieta do mundo
  • perder peso com saúde
  • dieta sangue
  • dieta para gestante acima do peso
  • diet way funciona
  • dieta com linhaça
  • dieta mediterranea cardapio
  • dieta receitas
  • dieta para emagrecer e definir
  • dieta para atletas
  • dieta p emagrecer em uma semana
  • dieta dos pontos gratis
  • calculo da dieta dos pontos
  • cardápio dieta da proteína
  • dieta eficaz para emagrecer
  • como fazer dietas
  • livro a dieta dos pontos
  • dieta para perder peso gratis
  • dieta do grupo sanguineo o positivo
  • dieta do sangue tipo a
  • receitas diet e light
  • dieta da caloria
  • dieta da regina casé
  • boa forma dietas
  • dieta nutricionista para emagrecer
  • dicas para uma dieta saudavel
  • dieta para celulite
  • dicas dieta
  • ch a verde
  • dieta light
  • receita da dieta dos pontos
  • revista malu dietas
  • regimes e dietas
  • panetone diet
  • dieta das calorias
  • dieta dos pontos online gratis
  • dieta para emagrcer
  • remedio moder diet
  • qual é a melhor dieta para emagrecer
  • livro dieta dissociada
  • boa dieta
  • calculadora da dieta dos pontos
  • dicas emagrecer
  • dieta em casa
  • dieta para reeducação alimentar
  • quero fazer uma dieta para emagrecer
  • dieta dos pontos emagrece
  • dieta proteina receitas
  • dieta saudavel e barata
  • dieta da proteina emagrece


  • Dietas Dieta

    Dietas