dieta pontos.
Dieta dos Pontos faz você emagrecer comendo de tudo
Com poupança de pontos, excessos em eventos sociais não dão dor de cabeça
Quem está tentando emagrecer já deve ter ouvido falar da famosa Dieta dos Pontos pelo menos uma vez. Criada em 1970 pelo endocrinologista da Universidade de São Paulo Alfredo Halpern, a dieta consiste em contar calorias por meio de pontos. Nesse sistema, explicado em detalhes no livro A Dieta dos Pontos, tudo está liberado. "O segredo está em fazer os cálculos antes das refeições e se programar para elas", afirma a nutricionista responsável pela equipe do Minha Vida, Roberta Stella.
Para adotar o regime, o primeiro passo é descobrir quantos pontos você deve consumir por dia. O cálculo é feito analisando-se peso, altura, sexo, idade e nível de exercícios físicos praticados por cada indivíduo. Quem deve determinar esse número, pessoal e intransferível, é um médico ou nutricionista.
Os pontos dados a cada alimento são definidos levando-se em conta a quantidade de calorias e gorduras. Por isso, quanto mais pontos, mais cuidado você precisa ter. "Os alimentos com maior teor de gorduras são, geralmente, pouco saudáveis e devem ser evitados. É o caso dos cortes gordos de carnes, queijos amarelos, leite integral, bolos, tortas e frituras", diz Roberta. Por outro lado, itens com muita água e pouca gordura, como legumes, verduras e frutas, são os menos pontuados.
Planejando as refeições com alimentos menos pontuados, você consegue comer mais. Isso significa que, nessa dieta, a regra número um é acabar com a relação entre fome e perda de peso.
Em vez de ficar sem comer, você aprende a escolher bem o que vai mastigar. "Isso aumenta a saciedade, retardando a sensação de fome. E ainda possibilita a ingestão de uma maior variedade de nutrientes, ajudando, também, a saúde", defende Roberta. Para não perder as contas, ter um diário da dieta é aconselhável.
A dieta também inclui uma poupança de pontos. "Você tem um limite diário de consumo. Se ele não for atingido, a sobra pode ser usada em outro dia daquela semana", explica Roberta Stella. Assim, controlar a alimentação durante a semana garante maior liberdade nos happy hours de sexta-feira, nas festas de família e nos encontros com amigos. Mas cuidado: o contrário também vale. Se abusar muito em um dia, ficará no negativo e terá de compensar depois.
A malhação também entra na conta. Os pontos correspondentes aos exercícios praticados cada dia funcionam com uma espécie de bônus alimentar, cujo valor varia de acordo com a modalidade.
Alguns exemplos, considerando-se um período de uma hora de atividade, são dança de salão (cinco pontos), caminhada leve (três), musculação iniciante (três), bicicleta ergométrica com esforço leve (cinco) e step de 15 a 20 centímetros (sete). Assim, quando treina, a pessoa ganha o direito de comer mais
------------------------
O que é a dieta dos pontos?
O que é a dieta dos pontos?
A dieta dos pontos é um famoso regime criado pelo endocrinologista Alfredo Halpern. Seu sucesso se deve ao fato de não restringir nenhum alimento, nem mesmo doces. O regime se caracteriza por atribuir "pontos" para alimentos e suas respectivas quantidades de calorias.
Para seguir a dieta dos pontos a pessoa primeiramente deve se consultar com um profissional, o qual irá avaliar seu organismo e estabelecer um limite de pontos que deverá ingerir por dia para alcançar o emagrecimento.
Na dieta dos pontos, ao invés de controlar a ingestão calórica, a pessoa irá controlar os pontos que acumula no decorrer do dia, podendo comer qualquer alimento. Neste regime cada ponto equivale a 3,6 calorias.
Um dos maiores trunfos da dieta dos pontos é justamente o fato de não eliminar nenhum alimento. A pessoa passa a ter consciência do valor calórico de cada alimento, selecionando melhor suas refeições. O cardápio variado auxilia na continuação da dieta, sem que o indivíduo passe vontades.
Apesar de diversificada, a dieta dos pontos apresenta também uma desvantagem. O foco deste regime está em conhecer o valor calórico dos alimentos, mas não os valores nutritivos. Assim, a pessoa pode ingerir alimentos de baixas calorias auxiliando na perda de peso, mas pode acabar gerando uma deficiência nutricional no organismo, o que afeta a saúde.
Quando o corpo é privado dos nutrientes essenciais, o funcionamento do organismo é prejudicado, o que pode acarretar diversas doenças, como diabetes, osteoporose e hipertensão, entre outros.
-----------------------
dieta dos pontos escreve a história de três irmãs obesas.
Criador da 'dieta dos pontos' escreve a história de três irmãs obesas
Alfredo Halpern, endocrinologista que criou a "dieta dos pontos" há mais de 40 anos, conta, em "A Dieta que Sempre Funciona", a história de três irmãs obesas para mostrar ao leitor que é possível emagrecer e manter o peso ideal e a saúde.
Filhas de um obeso, Rebeca, Maria e Antônia lutam contra o sobrepeso e levam vidas muito diferentes, mas carregam formação familiar e características genéticas semelhantes.
Rebeca começou a engordar quando prestou vestibular para medicina. Estresse, sedentarismo e vida irregular fizeram com que a ginecologista ganhasse peso. Ela costuma optar por soluções rápidas, tornando-se vítima do "efeito ioiô".
Casada e mãe de três filhos, Maria não conseguiu se livrar dos quilos que adquiriu durante a gestação. Anos de baixa autoestima provocaram um descuido generalizado com a própria aparência. Ela deixou de lado a vaidade feminina.
Irmã mais velha, Antônia, perfeccionista e controladora, é uma executiva com um cotidiano estressante. Bebe com frequência e, graças aos problemas diários, não é capaz de manter uma alimentação balanceada.
Com os três casos, Halpern apresenta dificuldades diferentes, mas comuns, em se manter persistente numa dieta. Para as personagens, o médico indica uma tabela de pontos. Parecido com o modelo usado pelos Vigilantes do Peso, o método apresenta uma pontuação baseada no valor nutricional de cada alimento e o limite de consumo diário.
Pioneiro no tratamento da obesidade, Halpern leciona no programa de pós-graduação em medicina da USP (Universidade de São Paulo) e é criador e professor do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas.
------------------------
Dietas dos Pontos – Parte 1.
Dietas dos Pontos – Parte 1
Após experimentar várias formas de regime (Carboidratos, proteínas, sopa e por ai vai) descobrir esta dieta para perder peso.
Basicamente é uma dieta como qualquer outra a novidade aqui é que se torna meio que uma brincadeira você ter que controlar os seus pontos diários de consumo!
Cada ponto equivale a 3,6 kcal, a idéia é você fazer um teste por meio de cálculos e saber quantos pontos você pode gastar diariamente (mostrarei como fazer essa conta na segunda parte da matéria).
O que mais impressiona nesta dieta é a possibilidade de poder comer qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, vale até comer brigadeiro! Mas o detalhe é que quanto mais calórico for o alimento menos alimentos você poderá comer durante o dia, então pense bem no que vai comer já que essa é uma dieta para perder peso que também poderá servir como dieta para ganhar peso você que escolhe!
Na segunda parte desta matéria vou mostrar como calcular os pontos para começar a sua dieta e na terceira parte vou colocar uma tabela de pontos com os alimentos mais comuns.
Para que você não tenha mais dúvidas sobre a dieta dos pontos leia a nossa matéria especial: Dúvidas sobre a Dieta dos Pontos.
Não deixem de visitar o blog e deixar seus comentários e pedidos.
Mantenha a boa forma, dieta dos pontos para uma vida mais saudável.
------------------------