------------------------

dieta adequada

Sopa de tofu e alface

INGREDIENTES

● 1 col. (sopa) de azeite extravirgem

● 1 cebola bem picada

● 2 dentes de alho esmagados

● 1,2 litro de caldo de legumes (0% de gordura)

● 200 g de alface em tiras

● 100 g de rúcula em tiras

● 2 col. (sopa) de salsa picada

● 1 col. (sopa) de estragão picado

● 250 g de tofu

● sal a gosto

MODO DE FAZER

1. Aqueça o azeite numa panela e refogue a cebola e o alho durante 5 minutos.

2. Adicione o caldo, aqueça até ferver e deixe em fogo baixo durante 2 minutos. Acrescente a alface, a rúcula, a salsa e o estragão e deixe ferver por mais 15 minutos, sempre em fogo baixo.

3. Coloque o tofu e 2 conchas de sopa de caldo de legumes quente no liquidificador e bata até obter uma consistência cremosa.

4. Misture com o restante do caldo e tempere com sal e pimenta. Aqueça novamente a sopa e sirva a seguir.

------------------------

Como ter uma refeição saudável

Como ter uma refeição saudável

1 Inicie a refeição com uma porção pequena de frutas, depois uma porção grande de saladas (para estimular a mastigação e melhorar a qualidade dos nutrientes) e, por último, saboreie o prato quente. Não chegue em casa ou no restaurante com pressa, faça seu prato e respire fundo antes do início da alimentação; se estiver em casa, sente um pouco e relaxe previamente.

2 Evite que as saladas sejam servidas junto com os alimentos quentes: isso faz com a pessoa coma mais rápido a salada ou nem toque nela, para servir-se imediatamente da comida quente.

3 Utilize essas técnicas para beneficiarse com uma digestão saudável, e não ficar com aquela moleza depois.

-----------------------

Mastigar emagrece

Mastigar emagrece

Uma boa digestão é sinônimo de saúde. Para facilitá-la e promover uma absorção de nutrientes de forma satisfatória é preciso auxiliar o tubo digestivo a produzir mais enzimas e movimentos intensos. E isso se faz com mastigação adequada e longa.

Cerca de 30 a 50 vezes cada alimento, dependendo se são líquidos, pastosos ou sólidos.

O excesso de líquidos antes, durante ou depois das refeições é contra- indicado. O ideal é que, nos

20 minutos antes, durante e nos

40 minutos depois das refeições, não tomemos mais que meio copo de líquido. Essa é uma quantidade que não dilui o suco gástrico (o que dificultaria a digestão), e incapaz de promover o famoso “empurrar a comida”, que elimina o ato mastigatório tão precioso nesse processo. Quem toma líquidos nas refeições atrapalha a digestão, o que atrapalha a dieta.

É indicado começar as refeições com uma fruta. Isso porque comer uma fruta ou outro doce qualquer após as refeições promove uma fermentação no tubo digestivo (causando gases e mal estar), pois a digestão dos alimentos mais pesados já foi iniciada.

E a fruta é um alimento precioso que deve ser ingerido antes das refeições ou nos intervalos, nunca após, para o organismo aproveitar esses nutrientes de forma adequada. Outra razão: a fruta é doce e, se ingerida antes da refeição, inicia o processo de saciedade, fazendo com que a pessoa não fique com aquela vontade de saborear a sobremesa. E uma pessoa saciada, come menos. Portanto, este é, sim, um ato emagrecedor.

O açúcar tem de ser digerido na boca. Isso porque, quanto mais rápido a gente engole, mais estimula a produção de insulina, o açúcar chega mais rápido ao sangue, queima mais rápido e mais rápido devolve ao indivíduo aquela perigosa vontade de comer. É uma cadeia “engordativa” que estimula a pessoa a comer de novo.

Através da ação da saliva, que contém uma enzima chamada ptialina, é que acontece a digestão dos açúcares. Se comemos rapidamente um pão, massas, biscoitos, batata e outros ricos em açúcar não envolveremos o alimento na saliva e sua digestão será prejudicada, causando gases intestinais e também a não absorção de todas as moléculas.

Outro agravante é que se comemos rápido, comemos bastante e provavelmente vamos ingerir maior quantidade de carboidratos (açúcar) por serem de fácil deglutição, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue subam rapidamente. Em conseqüência, o pâncreas produz muita insulina e rapidamente esse açúcar é removido, dando a sensação de necessidade de reposição. Por isso, existem pessoas que comem a toda hora ou têm maior desejo de comer doces, para tentar repor o açúcar que foi eliminado. Se o organismo tiver esse desgaste pancreático por vários anos seguidos, o pâncreas poderá falir, gerando daí, um diabetes.

Se você mastigar de forma ineficiente (pouco) não vai produzir estímulos fortes, que vão até a porção final do intestino, tornando-o preguiçoso, ou melhor, sem força para trabalhar. O ato mastigatório feito de forma eficiente faz melhorar o funcionamento intestinal, por produzir boa quantidade de estímulos gástricos. E o bom funcionamento intestinal é um dos elos da corrente do emagrecimento saudável.

O sal e o açúcar têm o poder de viciar as papilas gustativas, criando cada vez mais a necessidade de aumentá-los na dieta. Por isso sua ingestão deve ser diminuída. O sal deve ser controlado porque aumenta a retenção de líquidos no organismo, fazendo a pressão sangüínea subir. E o açúcar em excesso, além de desregular o pâncreas, como já dissemos, também aumenta as taxas de triglicerídeos. Sem contar que engorda. E ninguém aqui quer conjugar o verbo engordar.

”Mastigar muito bem melhora o trato intestinal, pois produz boa quantidade de estímulos gástricos”

Não podemos esquecer que uma boa quantidade de verduras e frutas é importante para gerar boa saúde. Cinco porções de frutas diárias aumentam a expectativa de vida em 4 anos. Frutas e legumes possuem vitaminas e sais minerais e pouquíssima ou nenhuma gordura. Portanto, são pouco calóricas (com algumas honrosas exceções).

Devemos beber muita água natural todos os dias. Água gaseificada artificialmente deve ser evitada pois contém ácido fosfórico. Esse é o mesmo problema do refrigerante, mas, este, possui outros componentes ruins para a saúde como açúcar, conservantes, produtos químicos, etc...

O ácido fosfórico agride a parede do estômago e, a longo prazo, pode estar envolvido com o câncer de estômago. Água com gás, só se já vier da fonte gaseificada. Ou seja, também é natural.

Fonte: Revista Dieta Já

------------------------

O sal e o seu efeito na saúde das pessoas

O sal e o seu efeito na saúde das pessoas

O sal é uma combinação de dois elementos químicos: o sódio e o cloro. O sódio é um metal tão instável que se inflama em contato com a água. E o cloro é um gás letal. O resultado da combinação entre os dois elementos resulta no cloreto de sódio.

O problema para a saúde está no sódio e não no cloreto.

O sódio retém líquidos no organismo, elevando a pressão arterial, e facilitando assim, a deposição de gorduras nas artérias, que se dilatam. Isso pode levar ao infarto e há, assim, o risco de um acidente vascular cerebral. O consumo excessivo de sal pode também afetar os rins e piorar os sintomas da tensão pré-menstrual.

O processo no corpo é o seguinte: ao comermos muito sal, os níveis de sódio ficam altos no sangue. Aí, há a liberação de alguns hormônios, resultando na retenção de líquidos. Esta retenção pode aumentar o volume de sangue circulante e sobrecarregar o coração, elevando a pressão arterial.

Os idosos devem ter mais cuidado. Com o passar dos anos, o organismo diminui a capacidade de eliminação de sódio, aumentando as chances de infarto e derrame.

Para controlar a pressão arterial, além de regular o sal, coma alimentos com fibras e ricos em cálcio e diminua a gordura animal saturada.

O sal hipossódico que agora é moda, não é uma boa opção. Por ter sabor amargo, usamos em maior quantidade, o que acaba tendo o mesmo resultado do sal tradicional.

A estimativa é que cada brasileiro consome 10 gramas de sal por dia, enquanto que o limite saudável seria de 6 gramas. Cada grama de sal de cozinha equivale à quatrocentos miligramas de sódio, o que nos dá um limite de dois mil e quatrocentos miligramas de sódio por dia.

O sal que adicionamos à comida no dia a dia não é o único culpado por esta dose de exagero. É importante ressaltar que o sal está presente em quase todos os alimentos que consumimos. Sejam alimentos salgados ou não. Produtos industrializados, que comemos diariamente, como pães, queijos, cereais, bolachas, enlatados têm sal nas fórmulas. Chocolates, achocolatados matinais, compotas de frutas, sorvete de baunilha, balas e bolos também têm sal. Leia o rótulo destes produtos e verifique a quantidade.

Na indústria da alimentação o sal é utilizado porque enriquece o sabor dos alimentos. Nos doces ele quebra levemente o gosto do açúcar. E é também um mineral com alto poder de conservação nas carnes e embutidos.

Agora que você já sabe que o sal está até nos doces, fique alerta na quantidade consumida. E, para prevenir doenças como hipertensão, o cuidado vai além de pegar leve na hora do tempero.

O sal de mesa tem 40% de sódio. O consumo excessivo de sal pode causar o aumento da pressão sangüínea e levar à hipertensão, responsável por infarto. Se a hipertensão não for controlada, podemos apresentar problemas como: insuficiência renal crônica e insuficiência cardíaca congestiva. O sal que está nos embutidos pode colaborar com o tumor de estômago.

O ideal seria que hipertensos nunca ingerissem mais que dois gramas de sal por dia. Mas deixar de salgar a comida é uma medida extrema, pois o sal, consumido com moderação, é essencial para um mecanismo conhecido como bomba sódio-potássio, que regula a pressão sangüínea.

Uma boa dica é controlar o sal dos temperos, substituindo-o por salsinha, cebolinha, alho, cebola, louro e todas as ervas aromáticas, que além de perfumar o alimento, dão sabor e ainda fornecem ao nosso organismo antioxidantes, que previnem doenças e desaceleram o envelhecimento. Tente também não colocar sal na comida antes de experimentá-la. E prefira alimentos naturais, como verduras e frutas, que têm menos de 10 miligramas de sódio por porção.

Há dois tipos básicos de sal: o de rocha e o marinho. O sal de rocha é extraído de minas subterrâneas que foram formadas por lagos e mares que secaram há muitos anos. O sal marinho vem da evaporação da água do mar. Mas na prateleira do supermercado você vai encontrar muitas variações de sal. A maior oferta é do sal de cozinha, chamado de sal de mesa ou refinado. É o mais usado no preparo de alimentos. De acordo com as leis brasileiras, para se evitar o bócio o sal de cozinha deve ter iodo. Procure esta recomendação na embalagem.

Já na cozinha macrobiótica, o gersal e o sal marinho são muito utilizados. O gersal é um sal misturado com sementes de gergelim. O sal marinho muitas vezes é moído na hora.

Se você segue uma dieta de pouco sal, a melhor alternativa é o sal marinho, que por ser menos refinado tem o poder se salgar mais. Portant,o com menos quantidade de sal, você consegue um tempero adequado. O sal light deve ter indicação médica para ser consumido, principalmente se você tiver problemas cardiovasculares.

O sal grosso é aquele usado nos churrascos. Ele é consumido na forma que vem da extração, sem ser refinado.

Com granulação mais grossa, o sal kosher é extraído de mina ou do mar, mas precisa da supervisão de rabinos.

Mais difíceis de encontrar são o sal defumado, o de Guérande e o sal de aipo. O defumado tem sabor e aroma diferenciados. O Guérande, extraído na cidade francesa que dá o nome ao tipo de sal, é considerado o melhor do mundo. O de aipo é aquele sal tradicional de mesa misturado a grãos de aipo secos e moídos.

Fonte: Waldinez S. Nogueira - Nutricionista

------------------------


Dieta Dietas

  • dieta dos pontos tabela completa gratis
  • regimes e dietas para emagrecer
  • dieta dos pontos alfredo halpern
  • receitas diet para diabéticos
  • dietas simples para emagrecer
  • dieta para quem esta amamentando
  • dieta dos dias
  • site dieta e saúde
  • como começar uma dieta
  • supra diet
  • dieta para secar
  • dietas emagrecer
  • dieta para perder kg
  • dieta para emagrecer grátis
  • dietas dos carboidratos
  • dieta do coração
  • dieta da moda
  • dietas urgentes
  • dietas saldaveis
  • dieta da sopa receita
  • a melhor dieta para emagrecer
  • dieta do sangue o
  • dieta para emagracer
  • dieta da ração humana
  • como fazer uma dieta balanceada
  • dietas faceis e baratas
  • dieta da usp emagrece
  • dieta para secar barriga
  • dieta para pressão alta
  • dieta dos pontos completa
  • que dieta devo fazer para emagrecer
  • dieta chá verde
  • dieta do mediterraneo cardapio
  • dieta para emagrece
  • dieta dos pontos como calcular
  • dieta do iogurte
  • clube da dieta
  • pratos para dieta
  • dietas para perder barriga rapido
  • dieta rapida para perder barriga
  • dieta para gastrite
  • dieta gracie
  • como fazer a dieta do limão
  • regime da usp
  • dieta semanal saudavel
  • dietas milagrosas para emagrecer rapido
  • cardápio da dieta da proteína
  • dietas das frutas
  • dieta shake
  • diet shake emagrece
  • dieta da notas
  • dieta do abdomen livro
  • emagrecer sem dieta
  • dieta liquida desintoxicante
  • melhor dieta para emagrecer rapido
  • dieta dos pontos
  • dieta tipo sanguineo
  • dieta da proteina alimentos permitidos
  • dieta do tipo sanguineo a
  • dieta para colesterol alto
  • dieta do dr. atkins
  • dieta da banana verde
  • dicas para dieta
  • composto natu diet
  • dieta barata para emagrecer
  • tabela da dieta dos pontos gratis
  • dietas da
  • dieta reeducação alimentar
  • dieta para hipertrofia
  • dieta para diabete
  • dieta e saude gratis
  • o que é dieta
  • dieta para perder gordura
  • dieta ortomolecular emagrece
  • diétas
  • dietas saudavéis
  • dieta do arroz integral
  • sopa dieta
  • fazer dieta para emagrecer
  • regime dos pontos
  • receita da dieta do carboidrato
  • dieta rica em proteinas
  • onde comprar moder diet
  • tabela dieta dos pontos gratis
  • dietas gratis para emagrecer rapido
  • como calcular a dieta dos pontos
  • diet e light
  • dietas para emagrecer rapido gratuitas
  • dietas e emagrecimento
  • dieta cetônica cardapio
  • dieta das calorias inteligentes
  • dieta p emagrecer rapido
  • a dieta do abdômen
  • dieta pontos tabela
  • thermo shake diet probiótica
  • uma boa dieta para emagrecer
  • receitas dietas emagrecer
  • dietas infaliveis
  • como é a dieta dos pontos
  • revista dieta e saúde
  • calculadora dieta dos pontos
  • dieta do sangue tipo o
  • dieta dr atkins
  • dieta na gravidez cardápio
  • ciber diet
  • dietas para perder peso
  • dieta da carne
  • receitas dietas
  • dieta para quem tem gastrite
  • dieta das sopas
  • as melhores dietas
  • dietas para emagreser
  • dieta para ganhar peso
  • comida diet congelada
  • dieta da chia
  • dieta da fruta para emagrecer
  • dieta masculina
  • revista dias dieta
  • dietas para emagrecimento rápido
  • dieta das notas
  • dieta do leite desnatado
  • dieta higienista
  • dieta ortomolecular para emagrecer
  • dieta do limão para emagrecer
  • sopas para dietas
  • dieta para ganhar massa muscular rapido
  • dieta para engordar com saude
  • dieta liquida emagrece
  • dieta infalivel
  • dieta das cores
  • diferença entre diet e light
  • uma boa dieta
  • dieta tipo sanguineo a positivo
  • dieta tipo sanguineo a positivo
  • cardapio da dieta cetonica
  • dieta do metabolismo
  • dietas para imagrecer
  • dieta pronta para emagrecer
  • dieta tipo sanguineo
  • dieta do abdomen
  • dieta dospontos
  • dieta da tipagem sanguinea
  • calculo dieta dos pontos
  • dieta balanceada para perder barriga
  • como faser dieta
  • minha vida dieta
  • dietas do carboidratos
  • a melhor dieta do mundo
  • dieta na amamentação
  • dieta da barriga
  • dietas radicais para perder peso
  • lista da dieta dos pontos
  • dieta infantil para emagrecer
  • dieta para academia
  • saude e dieta
  • dieta do incor
  • dieta do sanduiche
  • dieta antiinflamatória
  • dieta das fibras
  • lean diet caps
  • gordura no figado dieta
  • dieta cetogenica cardapio
  • dietas pra emagrecer
  • dieta para definição muscular
  • dieta sem lactose
  • dieta com nutricionista
  • dieta por pontos
  • dietas para gestantes
  • dieta calorias
  • receitas light e diet
  • dieta das notas tabela completa
  • dica para emagrecer
  • dieta gratis para emagrecer rapido
  • dieta da banana para emagrecer
  • revista malu dieta da agua
  • regimes para emagrecer
  • dieta do gengibre
  • dietas do ponto
  • dieta para musculação
  • emagrecimento dieta
  • dieta dos pontos gratis tabela
  • dietas prontas para emagrecer
  • dieta líquida para emagrecer
  • dietas alimentar
  • dieta saudavel cardapio
  • dieta para engorda
  • dieta do tomate
  • saúde e beleza
  • dieta da berinjela
  • dieta limao
  • qual a dieta para diabeticos
  • para emagrecer
  • dieta pontos
  • como emagrecer sem dieta
  • boas dietas para emagrecer
  • dieta do sangue a positivo
  • dieta do sangue a
  • dieta eficiente
  • bolo diet
  • dieta hipertrofia
  • leite condensado diet
  • dietas sem carboidratos
  • dieta vegetariana
  • dieta para quem tem colesterol alto
  • lucilia diniz dieta
  • dieta boa forma
  • dieta seca gordura
  • dieta dissociada cardapio
  • dieta para leigos
  • dietas para perder peso rapido gratis
  • dieta desintoxicação
  • tabela dieta pontos
  • dieta alimentar para perder peso
  • dieta termogenica
  • dieta fácil para emagrecer
  • dieta cardápio semanal
  • dieta do japones
  • dietas malucas
  • dieta simples para perder barriga
  • dietas saudaveis e baratas
  • dieta
  • dietas
  • uma dieta
  • dieta para quem faz academia
  • dieta os pontos
  • alfredo halpern dieta dos pontos
  • dieta tao
  • dieta diaria para emagrecer
  • dieta da banana matutina
  • dieta cardápio
  • dietas da proteina
  • dieta enteral
  • dieta para emagrecer gratis e rapido
  • xdietas nutricionais
  • dieta da uva
  • dieta boa
  • revista dieta
  • diet light
  • dietas das famosas
  • cardápio para perder peso
  • nutri diet
  • dieta barriga
  • dietas para gravidas
  • personal diet
  • dietas loucas
  • dieta do tipo sanguineo o
  • dieta dos pontos tabela gratis
  • dieta para diminuir a barriga
  • dieta para esteatose hepática
  • dieta anti celulite
  • dieta do tipo sanguineo o negativo
  • dieta para hipertrofia muscular
  • tudo sobre dietas para emagrecer
  • produtos diet e light
  • gelatina diet
  • livro dieta nota
  • dieta gestante
  • dieta massa muscular
  • revista sou mais eu dietas
  • dietas congeladas
  • dieta leve
  • dieta para quem faz musculação
  • dieta para ganhar massa magra
  • sobremesas diet
  • dietas da usp para emagrecer
  • nutrição e saúde
  • natu diet
  • dieta para homem
  • dieta para baixar colesterol
  • thermo shake diet
  • a dieta master cleanse
  • dieta dos treze dias
  • receita da dieta da proteina
  • dieta para perder gordura abdominal
  • dieta para amamentação
  • dieta tipo sanguineo o positivo
  • diferença entre light e diet
  • dieta do tipo sanguinio
  • como ter uma dieta saudavel
  • dieta desintoxicante dia
  • dieta com quitosana
  • doces diet
  • dieta do alho para emagrecer
  • dieta alimentar para diabéticos
  • dieta simples para emagrecer rapido
  • dieta para diverticulite
  • dieta para diarreia
  • comidas diet
  • dieta sem passar fome
  • nutricionista dieta
  • dieta para acido úrico
  • cardapio para uma dieta saudavel
  • dieta do cetonico cardapio
  • triglicerideos alto dieta
  • comida congelada para dieta
  • dieta do dna
  • dieta da proteina para emagrecer
  • dieta sopa da usp
  • dieta semana
  • dieta do guerreiro
  • dieta dos famosos para emagrecer
  • dieta minha vida
  • dietas dos pontos para emagrecer
  • sopa da dieta
  • dieta correta
  • tudo sobre a dieta da proteina
  • dieta do emagrecimento
  • dieta da ana maria braga
  • dieta proteínas
  • cardápio dieta proteina
  • dieta do chocolate
  • dica emagrecer
  • quero fazer dieta
  • dietas e regimes
  • cardapio dieta balanceada
  • dieta carboidratos cardapio
  • cardápio dieta dos pontos
  • dieta radical para emagrecer rapido
  • dieta da proteina funciona
  • receita dietas para emagrecer
  • dieta do
  • dieta da unicamp
  • dieta para triglicerides alto
  • dieta contra celulite
  • dieta para acelerar o metabolismo
  • dieta para emagrecer em uma semana gratis
  • dieta para lactante
  • dieta ração humana
  • xdieta do tipo sanguineo b
  • sopão da usp
  • dieta dos pontos saúde
  • dieta sem glutem
  • culinária diet
  • melhor dieta do mundo
  • perder peso com saúde
  • dieta sangue
  • dieta para gestante acima do peso
  • diet way funciona
  • dieta com linhaça
  • dieta mediterranea cardapio
  • dieta receitas
  • dieta para emagrecer e definir
  • dieta para atletas
  • dieta p emagrecer em uma semana
  • dieta dos pontos gratis
  • calculo da dieta dos pontos
  • cardápio dieta da proteína
  • dieta eficaz para emagrecer
  • como fazer dietas
  • livro a dieta dos pontos
  • dieta para perder peso gratis
  • dieta do grupo sanguineo o positivo
  • dieta do sangue tipo a
  • receitas diet e light
  • dieta da caloria
  • dieta da regina casé
  • boa forma dietas
  • dieta nutricionista para emagrecer
  • dicas para uma dieta saudavel
  • dieta para celulite
  • dicas dieta
  • ch a verde
  • dieta light
  • receita da dieta dos pontos
  • revista malu dietas
  • regimes e dietas
  • panetone diet
  • dieta das calorias
  • dieta dos pontos online gratis
  • dieta para emagrcer
  • remedio moder diet
  • qual é a melhor dieta para emagrecer
  • livro dieta dissociada
  • boa dieta
  • calculadora da dieta dos pontos
  • dicas emagrecer
  • dieta em casa
  • dieta para reeducação alimentar
  • quero fazer uma dieta para emagrecer
  • dieta dos pontos emagrece
  • dieta proteina receitas
  • dieta saudavel e barata
  • dieta da proteina emagrece


  • Dietas Dieta

    Dietas