------------------------

dieta para lactante.

Alimentação certa para a mulher que amamenta
Nessa nova fase, o bebê já está em casa e pede uma atenção especial
A mãe precisa alimentar o filho e isso requer necessidades e cuidados especiais com a alimentação dela.

A ansiedade maior é em relação ao peso. As novas mamães têm a primeira pergunta na ponta da língua: "quanto tempo vou demorar a voltar ao peso normal, que tinha antes da gravidez?".

A alimentação da lactante, nome dado à mulher que amamenta, deve prover nutrientes e energia (calorias) suficientes para a produção do leite materno e para promover a saúde da mulher.

Eliminação de peso Muitas mulheres tendem a seguir uma alimentação restrita em calorias durante a lactação para que possam atingir o peso pré gestacional o mais rápido possível. O que muitas mulheres não se dão conta é que a produção de leite requer um gasto energético considerável. Para a produção de 100 mL de leite, aproximadamente 65 calorias, a lactante gasta 85 calorias.

Devido a esse gasto energético, a mulher que está amamentando necessita de um aporte maior de energia. Enquanto que na gravidez a quantidade de energia a mais necessária era de 300 calorias, na lactação essa quantidade sobe para 500 calorias. Se uma mulher precisa de 2000 calorias para manter o peso, durante a lactação esse valor sobre para 2500 calorias.

No período de aleitamento exclusivo, ou seja, o bebê não consome nenhum outro alimento ou líquido, o depósito de gordura que a mãe acumulou durante a gestação, também é utilizado para fornecer energia para a produção do leite. Por isso, quanto mais a mulher dar o peito exclusivamente, maior será o gasto energético dela e, conseqüentemente, o depósito de gordura se reduzirá.

Conforme o aleitamento deixa de ser exclusivo e a produção de leite se torna menor, a quantidade de calorias da alimentação da mãe pode ser reduzida para que continue o processo de redução de peso.

Quantidade de nutrientes
Devido a necessidade energética maior e a produção de leite, as quantidade em gramas de carboidratos, proteínas e gorduras deverão estar aumentadas, mantendo-se a proporção, ou seja, 50 a 60% do total de calorias da alimentação deve vir dos carboidratos, 25 a 30% das gorduras e de 15 a 20% das proteínas.

As quantidades de vitaminas e minerais que a lactante necessita são maiores em relação às mulheres não lactantes. Dessa maneira, é muito importante que a mulher evite alimentos muito calóricos, ricos em gorduras ou carboidratos simples como salgados, frituras, bolos, tortas e dê preferência aos alimentos integrais e naturais. Isso significa que frutas, legumes e verduras devem estar presentes diariamente nas refeições. Substitua alimentos ricos em farinha refinada pelas versões integrais como pão integral, bolachas integrais, arroz integral.

Número de refeições por dia
A alimentação deve ser fracionada e, por isso, o mínimo são 5 refeições por dia, ou seja, as três principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches intercalados.

É muito importante que não pule nenhuma refeição para que haja uma variedade alimentar durante o dia e para que os nutrientes não fiquem concentrados em poucas refeições.

------------------------

A arte do bem nutrir: Alimentação adequada na Lactação.

A arte do bem nutrir: Alimentação adequada na Lactação
São muitas as preocupações das mulheres com a alimentação durante o período gestacional. Sem dúvida, uma alimentação adequada nesse período é de extrema importância à saúde do bebê e da gestante. Após o nascimento, a mãe que amamenta seu bebê, torna-se uma nutriz, e precisa seguir orientações fundamentais para que o aleitamento materno transcorra com tranquilidade e qualidade pelo menos até os 6 meses de vida da criança.
As necessidades nutricionais durante a lactação são consideravelmente maiores do que na gestação. As nutrizes ou lactantes devem consumir uma alimentação saudável, visando a manutenção da saúde e a produção de leite humano em quantidades suficientes e com adequada concentração de nutrientes. Este artigo tem por objetivo apresentar as necessidades nutricionais e orientações gerais para o planejamento alimentar nessa etapa da vida:
Energia:
Durante a lactação, o aumento do gasto energético está relacionado ao custo adicional necessário para a produção de leite. As recomendações mais recentes sugerem que se utilize a EER (necessidade energética estimada) para a lactante segundo sua faixa etária, com um adicional de 500 kcal/dia para os primeiros 6 meses de lactação. É importantíssimo salientar que esse período não é o mais indicado para a prática de dietas alimentares restritivas, visando a perda de peso. Com acompanhamento nutricional adequado a nutriz poderá seguir um plano alimentar que proporcionará eliminação gradativa do peso adquirido na gestação sem, no entanto, prejudicar a quantidade e qualidade nutricional do leite produzido.
Proteína:
As necessidades protéicas aumentam em proporção com a produção de leite. Para as nutrizes , a necessidade protéica seria de 1,3 gramas de proteína/kilo/dia ou um acréscimo de 25 gramas por dia.
Água e líquidos:
A recomendação de ingestão de água e outros líquidos, como sucos, chás, pode chegar a 3,8 litros ao dia. A prática de atividades físicas e o aumento da temperatura ambiente poderão aumentar ainda mais essa necessidade recomendada, o que deverá ser avaliado individualmente. Vale lembrar, que qualquer bebida alcoólica, inclusive cerveja preta, não é recomendada durante o período de lactação, para que evite alterações de comportamento da criança, bem como outros efeitos tóxicos.
Resumindo, a elaboração do plano alimentar da nutriz deve basear-se nas seguintes práticas:
Atender as necessidades nutricionais da nutriz (RDA ou AI), considerando o suficiente para atender a demanda energética aumentada de 500 kcal adicionais ao dia. A perda de peso não deve ser o objetivo nesse período, pois pode haver comprometimento da produção de leite;
A alimentação deve conter todos os grupos alimentares: leite e derivados para adequado suprimento de cálcio, proteínas de alto valor biológico (peixes, carnes magras, grãos), vegetais e cereais integrais, levando-se em conta os hábitos alimentares e as condições sócio-econômicas;
Ser fracionada em 6 refeições diárias.
Restringir o consumo de bebidas e alimentos com cafeína: café, refrigerantes, chocolate, chá mate;
Aumentar a ingestão hídrica, atendendo as recomendações;
Aumentar a quantidade de alimentos fonte de ferro, após o retorno da menstruação;
Após a suspensão da amamentação um plano alimentar deve ser realizado,visando repor a reserva de nutrientes utilizados nesse período.

-----------------------

Dieta durante a amamentação.

Dieta durante a amamentação
Não é porque você tem muito trabalho para cuidar do bebê que você deve descuidar de sua própria alimentação. Mesmo com muitos afazeres não deixe de comer bem, pois a alimentação das lactantes deve conter 2,500 calorias, no minimo, ao dia, porém tudo que é ingerido precisa ser muito bem avaliado.
Nos primeiros dois meses após o parto, a dieta alimentar deve se manter no mesmo ritmo do período de gestação devido a produção do leite materno, saiba que a perda de um ou dois quilos fica dentro do normal e não deve interferir na lactação, mas essa não é hora de passar a comer pouquinho para entrar em forma.
Mães recentes devem começar a observar sua alimentação pelos líquidos., beber uma grande quantidade de água, sucos e chás, até 2 litros diários, ajuda a manter o fluxo de leite bom para o bebê. Esquecer os líquidos e também a dieta balanceada são as únicas coisas que podem interferir na amamentação. Leite fraco ou que não existe, o que existe é dieta ruim.
É fato que tudo o que entra pela boca da mamãe, faz diferença para o bebê, toda mãe que está amamentando percebe que certos alimentos provocam determinadas reações na criança, e isso é verdade. Embora a mulher possa comer a maioria dos alimentos sem ter qualquer problema, alguns podem gerar algumas dificuldades, como gases, diarreia ou brotoejas no bebê.
Produtos como brócolis, repolho, feijão, ovo, marisco, chocolate, milho, cebola, alho e alguns temperos mostram essas reações, mas não só eles, alimentos industrializados e com muitos corantes e aditivos também o fazem, por isso devem ser usados o menos possível. Mas como tudo isso varia de mulher para mulher, para se certificar de quais alimentos afetam o bebê, basta eliminá-los da dieta por um ou dois dias e observar se os sintomas desaparecem.
A cerveja, como outras bebidas alcoólicas, causa alterações no leite, deixando-o praticamente com a mesma concentração de álcool do sangue. O álcool pode até inibir a produção de leite. A cafeína é outra que pode ser eliminada ou ao menos reduzida durante a amamentação, pois algumas vezes, ela afeta o leite e provoca agitação e irritação no bebê, além de desconforto no estômago. Se a cafeína se mostrar um problema, é bom lembrar de eliminar da dieta também os chás pretos, refrigerantes, chocolates e trocar o café pelo tipo descafeinado.
Muito bem, isso tudo deve sair, você deve estar se perguntando "E o que entra?". É vital incluir proteína extra na alimentação para garantir a produção de leite, comendo carnes magras e peixe. Também é bom, ao compor as 2.500 calorias diárias, escolher alimentos ricos em cálcio e vitaminas e lembrar de beber ainda mais líquidos do que na dieta normal. A lactante pode até conversar com seu médico sobre continuar tomando as vitaminas pré-natais. Porque, nesse momento da vida, na rotina ou na alimentação, toda ajuda é bem-vinda.
É bom lembrar que durante a amamentação não há razão para iniciar uma dieta. Ela pode comprometer a produção e a quantidade de leite e, conseqüentemente, prejudicar a nutrição do bebê.
As mães vegetarianas devem redobrar os cuidados com a alimentação e se certificar de estar ingerindo vitaminas e minerais suficientes para alimentar ela e o bebê. Uma consulta com um nutricionista pode ser a melhor opção para elaborar um cardápio adequado, com refeições e lanches saudáveis. E é claro que remédios, bebidas e fumo não combinam com amamentação. A mãe que amamenta deve lembrar sempre que essas substâncias perigosas podem ser transferidas para o leite materno. É por isso que a amamentação é contra-indicada para mães que sejam dependentes químicas.

------------------------

Dieta e amamentação: uma combinação delicada.

Dieta e amamentação: uma combinação delicada
mulheres que amamentam perdem 300 a 500 calorias a mais por dia
O período de amamentação pode ser utilizado pela lactante para realizar dieta de baixo teor calórico e perder os quilinhos extras adquiridos durante gravidez. A notícia boa é que a amamentação aumenta de 300 a 500 calorias por dia no gasto calórico total.

No entanto, as lactantes devem realizar uma dieta equilibrada. A Dra. Graciele esclarece o motivo: "Devemos ter muitos cuidados ao fazer uma dieta de emagrecimento em uma mulher amamentando. Quando se faz uma dieta de muito baixa caloria existe uma chance de reduzir a quantidade de leite produzido".

Além disto, é preciso cuidado nas porções de derivados do leite, pois existe uma demanda muito grande de cálcio na dieta. É muito importante lembrar que os nutrientes que a mãe consome passam no leite e isto é, de certa forma, um determinante na futura dieta do bebê. Logo, mães que amamentam e têm uma alimentação saudável, têm maior probabilidade de terem filhos que se alimentem de forma saudável.

"O ideal mesmo é que se evite o ganho excessivo de peso durante a gestação. Uma média 9 a 12 kg durante a gestação seria o ideal. Desta forma, após o parto, fica bem mais fácil perder os kg ganhos e não há necessidade de uma dieta tão radical. Isto sem considerar o fato de que um ganho de peso adequado na gestação diminui o risco de várias doenças tais com Pré- eclâmpsia e diabetes gestacional", diz a médica.

------------------------

Dieta Dietas

  • dieta dos pontos tabela completa gratis
  • regimes e dietas para emagrecer
  • dieta dos pontos alfredo halpern
  • receitas diet para diabéticos
  • dietas simples para emagrecer
  • dieta para quem esta amamentando
  • dieta dos dias
  • site dieta e saúde
  • como começar uma dieta
  • supra diet
  • dieta para secar
  • dietas emagrecer
  • dieta para perder kg
  • dieta para emagrecer grátis
  • dietas dos carboidratos
  • dieta do coração
  • dieta da moda
  • dietas urgentes
  • dietas saldaveis
  • dieta da sopa receita
  • a melhor dieta para emagrecer
  • dieta do sangue o
  • dieta para emagracer
  • dieta da ração humana
  • como fazer uma dieta balanceada
  • dietas faceis e baratas
  • dieta da usp emagrece
  • dieta para secar barriga
  • dieta para pressão alta
  • dieta dos pontos completa
  • que dieta devo fazer para emagrecer
  • dieta chá verde
  • dieta do mediterraneo cardapio
  • dieta para emagrece
  • dieta dos pontos como calcular
  • dieta do iogurte
  • clube da dieta
  • pratos para dieta
  • dietas para perder barriga rapido
  • dieta rapida para perder barriga
  • dieta para gastrite
  • dieta gracie
  • como fazer a dieta do limão
  • regime da usp
  • dieta semanal saudavel
  • dietas milagrosas para emagrecer rapido
  • cardápio da dieta da proteína
  • dietas das frutas
  • dieta shake
  • diet shake emagrece
  • dieta da notas
  • dieta do abdomen livro
  • emagrecer sem dieta
  • dieta liquida desintoxicante
  • melhor dieta para emagrecer rapido
  • dieta dos pontos
  • dieta tipo sanguineo
  • dieta da proteina alimentos permitidos
  • dieta do tipo sanguineo a
  • dieta para colesterol alto
  • dieta do dr. atkins
  • dieta da banana verde
  • dicas para dieta
  • composto natu diet
  • dieta barata para emagrecer
  • tabela da dieta dos pontos gratis
  • dietas da
  • dieta reeducação alimentar
  • dieta para hipertrofia
  • dieta para diabete
  • dieta e saude gratis
  • o que é dieta
  • dieta para perder gordura
  • dieta ortomolecular emagrece
  • diétas
  • dietas saudavéis
  • dieta do arroz integral
  • sopa dieta
  • fazer dieta para emagrecer
  • regime dos pontos
  • receita da dieta do carboidrato
  • dieta rica em proteinas
  • onde comprar moder diet
  • tabela dieta dos pontos gratis
  • dietas gratis para emagrecer rapido
  • como calcular a dieta dos pontos
  • diet e light
  • dietas para emagrecer rapido gratuitas
  • dietas e emagrecimento
  • dieta cetônica cardapio
  • dieta das calorias inteligentes
  • dieta p emagrecer rapido
  • a dieta do abdômen
  • dieta pontos tabela
  • thermo shake diet probiótica
  • uma boa dieta para emagrecer
  • receitas dietas emagrecer
  • dietas infaliveis
  • como é a dieta dos pontos
  • revista dieta e saúde
  • calculadora dieta dos pontos
  • dieta do sangue tipo o
  • dieta dr atkins
  • dieta na gravidez cardápio
  • ciber diet
  • dietas para perder peso
  • dieta da carne
  • receitas dietas
  • dieta para quem tem gastrite
  • dieta das sopas
  • as melhores dietas
  • dietas para emagreser
  • dieta para ganhar peso
  • comida diet congelada
  • dieta da chia
  • dieta da fruta para emagrecer
  • dieta masculina
  • revista dias dieta
  • dietas para emagrecimento rápido
  • dieta das notas
  • dieta do leite desnatado
  • dieta higienista
  • dieta ortomolecular para emagrecer
  • dieta do limão para emagrecer
  • sopas para dietas
  • dieta para ganhar massa muscular rapido
  • dieta para engordar com saude
  • dieta liquida emagrece
  • dieta infalivel
  • dieta das cores
  • diferença entre diet e light
  • uma boa dieta
  • dieta tipo sanguineo a positivo
  • dieta tipo sanguineo a positivo
  • cardapio da dieta cetonica
  • dieta do metabolismo
  • dietas para imagrecer
  • dieta pronta para emagrecer
  • dieta tipo sanguineo
  • dieta do abdomen
  • dieta dospontos
  • dieta da tipagem sanguinea
  • calculo dieta dos pontos
  • dieta balanceada para perder barriga
  • como faser dieta
  • minha vida dieta
  • dietas do carboidratos
  • a melhor dieta do mundo
  • dieta na amamentação
  • dieta da barriga
  • dietas radicais para perder peso
  • lista da dieta dos pontos
  • dieta infantil para emagrecer
  • dieta para academia
  • saude e dieta
  • dieta do incor
  • dieta do sanduiche
  • dieta antiinflamatória
  • dieta das fibras
  • lean diet caps
  • gordura no figado dieta
  • dieta cetogenica cardapio
  • dietas pra emagrecer
  • dieta para definição muscular
  • dieta sem lactose
  • dieta com nutricionista
  • dieta por pontos
  • dietas para gestantes
  • dieta calorias
  • receitas light e diet
  • dieta das notas tabela completa
  • dica para emagrecer
  • dieta gratis para emagrecer rapido
  • dieta da banana para emagrecer
  • revista malu dieta da agua
  • regimes para emagrecer
  • dieta do gengibre
  • dietas do ponto
  • dieta para musculação
  • emagrecimento dieta
  • dieta dos pontos gratis tabela
  • dietas prontas para emagrecer
  • dieta líquida para emagrecer
  • dietas alimentar
  • dieta saudavel cardapio
  • dieta para engorda
  • dieta do tomate
  • saúde e beleza
  • dieta dos pontos
  • dieta da berinjela
  • dieta limao
  • qual a dieta para diabeticos
  • para emagrecer
  • dieta pontos
  • como emagrecer sem dieta
  • boas dietas para emagrecer
  • dieta do sangue a positivo
  • dieta do sangue a
  • dieta eficiente
  • bolo diet
  • dieta hipertrofia
  • leite condensado diet
  • dietas sem carboidratos
  • dieta vegetariana
  • dieta para quem tem colesterol alto
  • lucilia diniz dieta
  • dieta boa forma
  • dieta seca gordura
  • dieta dissociada cardapio
  • dieta para leigos
  • dietas para perder peso rapido gratis
  • dieta desintoxicação
  • tabela dieta pontos
  • dieta alimentar para perder peso
  • dieta termogenica
  • dieta fácil para emagrecer
  • dieta cardápio semanal
  • dieta do japones
  • dietas malucas
  • dieta simples para perder barriga
  • dietas saudaveis e baratas
  • dieta
  • dietas
  • uma dieta
  • dieta para quem faz academia
  • dieta os pontos
  • alfredo halpern dieta dos pontos
  • dieta tao
  • dieta diaria para emagrecer
  • dieta da banana matutina
  • dieta cardápio
  • dietas da proteina
  • dieta enteral
  • dieta para emagrecer gratis e rapido
  • xdietas nutricionais
  • dieta da uva
  • dieta boa
  • revista dieta
  • diet light
  • dietas das famosas
  • cardápio para perder peso
  • nutri diet
  • dieta barriga
  • dietas para gravidas
  • personal diet
  • dietas loucas
  • dieta do tipo sanguineo o
  • dieta dos pontos tabela gratis
  • dieta para diminuir a barriga
  • dieta para esteatose hepática
  • dieta anti celulite
  • dieta do tipo sanguineo o negativo
  • dieta para hipertrofia muscular
  • tudo sobre dietas para emagrecer
  • produtos diet e light
  • gelatina diet
  • livro dieta nota
  • dieta gestante
  • dieta massa muscular
  • revista sou mais eu dietas
  • dietas congeladas
  • dieta leve
  • dieta para quem faz musculação
  • dieta para ganhar massa magra
  • sobremesas diet
  • dietas da usp para emagrecer
  • nutrição e saúde
  • natu diet
  • dieta para homem
  • dieta para baixar colesterol
  • thermo shake diet
  • a dieta master cleanse
  • dieta dos treze dias
  • receita da dieta da proteina
  • dieta para perder gordura abdominal
  • dieta para amamentação
  • dieta tipo sanguineo o positivo
  • diferença entre light e diet
  • dieta do tipo sanguinio
  • como ter uma dieta saudavel
  • dieta desintoxicante dia
  • dieta com quitosana
  • doces diet
  • dieta do alho para emagrecer
  • dieta alimentar para diabéticos
  • dieta simples para emagrecer rapido
  • dieta para diverticulite
  • dieta para diarreia
  • comidas diet
  • dieta sem passar fome
  • nutricionista dieta
  • dieta para acido úrico
  • cardapio para uma dieta saudavel
  • dieta do cetonico cardapio
  • triglicerideos alto dieta
  • comida congelada para dieta
  • dieta do dna
  • dieta da proteina para emagrecer
  • dieta sopa da usp
  • dieta semana
  • dieta do guerreiro
  • dieta dos famosos para emagrecer
  • dieta minha vida
  • dietas dos pontos para emagrecer
  • sopa da dieta
  • dieta correta
  • tudo sobre a dieta da proteina
  • dieta do emagrecimento
  • dieta da ana maria braga
  • dieta proteínas
  • cardápio dieta proteina
  • dieta do chocolate
  • dica emagrecer
  • quero fazer dieta
  • dietas e regimes
  • cardapio dieta balanceada
  • dieta carboidratos cardapio
  • cardápio dieta dos pontos
  • dieta radical para emagrecer rapido
  • dieta da proteina funciona
  • receita dietas para emagrecer
  • dieta do
  • dieta da unicamp
  • dieta para triglicerides alto
  • dieta contra celulite
  • dieta para acelerar o metabolismo
  • dieta para emagrecer em uma semana gratis
  • dieta para lactante
  • dieta ração humana
  • xdieta do tipo sanguineo b
  • sopão da usp
  • dieta dos pontos saúde
  • dieta sem glutem
  • culinária diet
  • melhor dieta do mundo
  • perder peso com saúde
  • dieta sangue
  • dieta para gestante acima do peso
  • diet way funciona
  • dieta com linhaça
  • dieta mediterranea cardapio
  • dieta receitas
  • dieta para emagrecer e definir
  • dieta para atletas
  • dieta p emagrecer em uma semana
  • dieta dos pontos gratis
  • calculo da dieta dos pontos
  • cardápio dieta da proteína
  • dieta eficaz para emagrecer
  • como fazer dietas
  • livro a dieta dos pontos
  • dieta para perder peso gratis
  • dieta do grupo sanguineo o positivo
  • dieta do sangue tipo a
  • receitas diet e light
  • dieta da caloria
  • dieta da regina casé
  • boa forma dietas
  • dieta nutricionista para emagrecer
  • dicas para uma dieta saudavel
  • dieta para celulite
  • dicas dieta
  • ch a verde
  • dieta light
  • receita da dieta dos pontos
  • revista malu dietas
  • regimes e dietas
  • panetone diet
  • dieta das calorias
  • dieta dos pontos online gratis
  • dieta para emagrcer
  • remedio moder diet
  • qual é a melhor dieta para emagrecer
  • livro dieta dissociada
  • boa dieta
  • calculadora da dieta dos pontos
  • dicas emagrecer
  • dieta em casa
  • dieta para reeducação alimentar
  • quero fazer uma dieta para emagrecer
  • dieta dos pontos emagrece
  • dieta proteina receitas
  • dieta saudavel e barata
  • dieta da proteina emagrece


  • Dietas Dieta

    Dietas