tudo sobre a dieta da proteina.
Dieta das proteínas: entenda como funciona o famoso método Dukan
programa alimentar é saudável e evita o efeito sanfona
Rápida e eficiente, a dieta da vez é a Dukan - a mais procurada por quem está preparando a boa forma para o próximo verão. O método já é o queridinho de personalidades como Kate Middleton (que secou antes do casamento real), Penélope Cruz, Jennifer Lopez e Beyoncé - que testaram e aprovaram, ou seja, emagreceram. No Brasil, Fernanda Paes Leme e Carolina Celico, mulher do jogador Kaká, também aderiram ao programa de emagrecimento.
A dieta, também conhecida como das proteínas, foi desenvolvida pelo nutrólogo Pierre Dukan. O método consiste em diferentes fases, com alimentos permitidos e proibidos, que evitam o temido efeito sanfona. O médico é autor do livro "O Método Dukan - ilustrado - Eu não consigo emagrecer", (Editora Best Seller, R$55,90, 287 páginas), que já vendeu mais de 30 milhões de exemplares. A seguir, entenda como funciona a dieta:
------------------------
dicas indispensáveis para quem quer seguir a dieta das proteínas.
dicas indispensáveis para quem quer seguir a dieta das proteínas
Quando a gente decide emagrecer, sai da frente. Não tem alface sem graça ou café sem açúcar que tire nossa determinação em caber naquela calça linda, que hiberna no armário há meses.
Isso no começo. Porque, quando o tempo vai passando, as tentações começam a ficar mais fortes e precisa ter muita força de vontade para resistir. Por isso, é importante escolher uma dieta que tenha a ver com o seu perfil. Assim, as chances de dar para trás são menores. Então, antes de se deixar seduzir pelos resultados rápidos de um regime, é importante conhecê-lo bem.Se você quer saber como é o dia-a-dia da famosa dieta das proteínas, dê uma olhadinha nas dicas que separo abaixo. Para ela funcionar, é preciso fazer umas mudanças nos hábitos como tomar café-da-manhã sem pão ou bolachas, por exemplo.
Confira e, qualquer dúvida, conte comigo e com toda a equipe do Dieta & Saúde. Até a próxima,
1. Verifique se a dieta se encaixa nas suas preferências alimentares: antes de começar qualquer tipo de dieta, é importante analisar a proposta e se ela se encaixa às suas preferências alimentares. Na dieta rica em proteínas, a restrição de carboidratos é um fator determinante para que a aderência à nova proposta de emagrecimento dê certo ou não. Como você se sente sem batata, arroz, macarrão ou pão? Se a resposta for que a grande presença de carnes no cardápio te dará maior sensação de saciedade e que a restrição desses alimentos ricos em carboidratos não fará grande falta, siga em frente.
2. Conheça bem esse tipo de dieta: quanto mais informação tiver sobre a dieta rica em proteínas, mais fácil será verificar se ela é a ideal para você. Quais são as fases dessa dieta, quando poderá começar a introduzir novos alimentos ricos em carboidratos, que tipo de carboidratos deve dar preferência são pontos importantes a serem verificados.
3. Analise se a dieta rica em proteínas será fácil de seguir no dia-a-dia: na correria diária, quem não faz um pit stop em um restaurante mais conveniente ou em a cafeteria para fazer um lanchinho? Se o controle da alimentação não está restrito aos alimentos consumidos em casa, verifique a possibilidade de encontrar os alimentos permitidos na dieta nos lugares mais freqüentados.
4. Programe as suas refeições: conhecendo os alimentos dos restaurantes freqüentados, mais fácil será programar as refeições. Se as opções são demais para quem está iniciando uma nova proposta de emagrecimento, não caia em tentação.
Concentre a atenção entre as opções permitidas e pule as que são proibidas. Sabendo onde, quanto e o que comer, a chance de sair do que é proposto se reduz.
5. Separe os lanches que são permitidos na dieta: para não dar a desculpa de que só encontra alimentos não permitidos para fazer um pequeno lanche entre as refeições principais, tenha sempre por perto os alimentos indicados na dieta. Não haverá mais motivo para sair do programa com alta quantidade de proteínas. Estando no escritório ou em casa.
6. Verifique a lista dos alimentos permitidos: tenha sempre no escritório, na porta da geladeira e na bolsa uma pequena lista com os alimentos permitidos. Assim, na dúvida, basta consultá-la para saber o que é ou não possível ingerir na fase em que se encontra da dieta.
7. Faça a lista de compras de acordo com os alimentos permitidos: antecipadamente, faça uma lista de alimentos permitidos e leve-a para o supermercado. O pior erro é não saber o que pode ou não ser ingerido. Tendo somente os alimentos liberados não haverá nenhum motivo para não seguir corretamente a dieta.
-----------------------
Dieta da Proteína - Como tudo começou.
Dieta da Proteína - Como tudo começou
Comer à vontade, sem se preocupar com a silhueta – melhor ainda, perdendo peso rapidamente e aumentando os músculos! Essa é a Dieta da Proteína.
Consiste basicamente da ingestão de apenas proteínas e alguma gordura, das mais variadas origens, evitando ao máximo o consumo de carboidratos.
Origens
A dieta das proteínas teve como o seu primeiro impulsionador o Dr. Atkins, que revolucionou a maneira de fazer dieta no mundo. Enquanto a moda era fazer dietas muito baixas em calorias, ele estudou sobre o metabolismo humano e chegou à conclusão de que para perder peso podíamos ingerir proteína liberalmente, desde que fizéssemos um consumo mínimo de carboidratos, como pães e massas, para nos mantermos constantemente num estado chamado cetose. Saiba mais clicando aqui. Ele era tão confiante na sua dieta que a praticou na maior parte do tempo.
Conheça os benefícios da proteína.
Como Funciona
A dieta das proteínas funciona porque quando estamos em cetose, o nosso corpo usa a gordura diretamente como combustível para a manutenção do organismo. Além do mais, uma alimentação à base de proteínas leva mais tempo a ser digerida e absorvida pelo organismo, prologando a sensação de saciedade. Além do mais, devido à maior estabilização e diminuição da insulina no sangue, diminui o desejo e impulso de consumir doces.
Exemplo de Cardápio
Café da manhã: ovos mexidos com cogumelos e duas fatias de queijo - uma xícara de café com adoçante, ou chá de sua preferência, sempre sem açúcar.
Lanche (da manhã e da tarde): fatias de presunto frio com queijo, quantas você quiser. Pode também comer uma colher de sopa de manteiga de amendoim, ou uma porção de amendoim ou nozes.
Almoço: frango grelhado acompanhado de salada de tomate com alface. Pode comer quanto frango grelhado desejar, mas a salada só pode ser uma dose.
Jantar: salmão no forno acompanhado de espinafre refogado com creme de leite. Não usar farinha para engrossar o molho.
------------------------
A dieta da proteína é uma dieta de emergência.
Dieta das Proteínas
A dieta da proteína é uma dieta de emergência
Se você já tentou todo tipo de dieta mas não obteve sucesso em nenhuma, precisa conhecer a dieta das proteínas divulgada pela Universidade Americana de Havard. Ela foi criada por Geoge L. Blackburn, um expert no assunto obesidade que estudou diversas dietas diferentes para chegar nessa ideia final.
Como funciona?
A dieta de George funciona simplesmente através da ingestão de proteínas que o nosso organismo não produz, mas de que ele precisa para funcionar melhor e corretamente. É tudo muito simples, você ingere mais alimentos com proteínas e emagrece sem riscos e com benefícios. No final do processo você terá perdido peso, melhorado seu metabolismo e sentirá a pele mais firme.
Dieta da Proteína - Cardápio
Como fazer a dieta das proteínas?
Antes de mais nada, se você pretende seguir a dieta das proteínas por mais de 14 dias, deve tomar um polivitamínico junto para não ter carência de nutrientes. A dieta é dividida em três fases de muita importância e que vamos conhecer mais detalhadamente logo mais a frente. Cada uma dessas fases terá um cardápio diferenciado, mas todos embasados por muita proteína.
Você vai perceber que alguns dos alimentos dessa dieta, são vetados em outras dietas que também são eficientes. Mas então como funciona tudo isso? A maioria das dietas corta algumas proteínas para que o organismo passe a funcionar por Cetose. Isso significa que ele passará a queimar gorduras para obter energia corretamente. De fato, você emagrecerá bastante e rápido, porém é um processo duro, principalmente nos primeiros dias pois o seu organismo vai pedir muito essas proteínas cortadas.
Já nessa dieta das proteínas feita em Harvard, você irá apenas controlar a ingestão das mesmas para que você emagreça sem retirar nada além das gordurinhas em excesso do seu corpo.
Cardápio e fases
Dieta da Proteínas: Cardápio
Fase 1
Café da Manhã
Shake proteico: 1 copo (200 ml) de leite desnatado e 2 col. (sopa) de whey protein (no sabor de sua preferência). Use mixer ou liquidificador para misturar bem o produto + 2 fatias médias de queijo minas frescal light 0% de gordura + 2 fatias de presunto magro
Lanche da Manhã
1 pote (100 g) de iogurte desnatado (adoçante, opcional)
Almoço
1 filé (120 g) de frango grelhado + Salada mista: agrião, alface, espinafre, pepino, rabanete e brotos de feijão e alfafa, à vontade
Lanche da Tarde
Shake proteico: 1 copo (200 ml) de leite desnatado e 2 col. (sopa) de whey protein (no sabor de sua preferência). Use mixer ou liquidificador para misturar bem o produto
Jantar
Omelete: 1 gema e 2 claras com 2 xíc. (chá) de brócolis cozidos no vapor
Fase 2
1a Semana
• Beba 2 shakes proteicos por dia (café da manhã e/ou lanches da manhã ou da tarde)
• No café da manhã, acrescente à opção escolhida 1 porção de fruta de sua preferência: 1 maçã
ou 1 banana-prata ou 1 pera ou 1/3 de papaia ou 1 fatia média de mamão ou 1 fatia média de melão ou 1 laranja ou 5 morangos ou 1 kiwi + 1 fatia de pão integral ou 1 pão francês integral ou 1 fatia de pão sírio pequeno
• No almoço e no jantar, inclua na opção escolhida verduras e legumes à vontade (acelga, abóbora, abobrinha, couve-flor, berinjela, tomate, cenoura)
2ª Semana
• Beba 2 shakes proteicos por dia (café da manhã e/ou lanches da manhã ou da tarde)
• No lanche da manhã e da tarde, acrescente à opção escolhida 1 porção de fruta de sua preferência.
3ª Semana
• Beba 2 shakes por dia (café da manhã e/ou lanches da manhã ou da tarde)
• No almoço, acrescente à opção escolhida 1 porção de carboidratos (3 colheres de sopa de arroz integral ou 1 pegador de macarrão integral ou 2 fatias de pão integral) ou 1 porção de grãos (3 colheres de sopa de lentilha, ervilha, feijão ou feijão-branco ou grão-de-bico).
4ª Semana
• Beba 2 shakes proteicos por dia (café da manhã e/ou lanches da manhã ou da tarde)
• No almoço, acrescente à opção escolhida 1 porção de carboidratos/ amido: 2 batatas pequenas assadas ou cozidas ou 1/2 mandioca ou 1 pedaço de mandioquinha ou 2 col. (sopa) de abóbora + 1 porção de frutas: 1 banana-prata ou 1 maçã ou 1 pera ou 1/3 de papaia ou 1 fatia média de mamão ou 1 fatia média de melão ou 1 laranja ou 5 morangos ou 1 kiwi
5ª Semana
• Beba 2 shakes proteicos por dia (café da manhã e/ou lanches da manhã ou da tarde)
• No café da manhã, acrescente à opção escolhida 1 fatia de mussarela e 1 col. (chá)
de margarina ou manteiga light
Fase 3
Café da Manhã
1 pote (100 g) de iogurte light + 2 col. (sopa) de granola light + 1 fatia de pão integral com 1 fatia de peito de peru e 2 fatias de queijo branco
Lanche da Manhã
3 nozes + 3 damascos + 1 queijinho fundido light
Almoço
Salada mista: 1 prato (sobremesa) de agrião, rúcula, alface e tomate + 1 pires (chá) de brócolis refogados + 4 col. (sopa) de arroz integral + 3 col. (sopa) de feijão + 1 filé (120 g) de peito de frango grelhado + 1 rodela de abacaxi
Lanche da Tarde
6 amêndoas + 1 caixinha (100 ml) de suco de soja light
Jantar
1 prato (fundo) de sopa de legumes com carne ou frango (100 g) e macarrão integral (opcional) + 1 laranja
Ceia (Opcional)
2 fatias de queijo branco com 1 col. (chá) de geleia diet ou sem açúcar
Fases
Existem três fases dessa dieta como falamos anteriormente. A primeira fase, que é a mais decisiva, pois testará seu organismo, a segunda fase que é uma reeducação alimentar e a terceira fase, a fase de manutenção do peso. Mas vamos entender cada uma delas separadamente?
FASE 1
Como falamos, é a fase mais decisiva dessa dieta, isso porque é nela que você passará a acostumar seu organismo com um novo cardápio alimentar. Essa fase dura 14 dias e deve ser seguida à risca.
FASE 2
Nessa fase, você estará reeducando seu organismo. Você passou por um processo de restrição alimentar na fase 1 e agora está recolocando alguns alimentos de volta. Você passará a poder comer alguns alimentos de forma gradativa. Isso fará com que você acostume o seu organismo com os novos hábitos e também perca uns quilinhos que ainda restavam. Essa fase dura 5 semanas.
FASE 3
Agora que você emagreceu o que queria, terá apenas que se certificar em manter uma alimentação saudável e sem exageros. Nessa fase, não existe restrição alimentar mas existe restrição na quantidade ingerida.
Quantos quilos posso perder com a dieta das proteínas?
Logo no primeiro dia você poderá perder peso. A média é de 10 kg no primeiro mês o que pode variar de acordo cm a fase que você se encontrará. Quanto tempo você fará a dieta é imprescindível para que tenha resultados satisfatórios.
Essa dieta vai precisar de um tempo longo que pode durar alguns bons meses de reeducação alimentar, pois esse é o princípio da dieta das proteínas. Não adianta você fazer uma dieta que tenha resultados nos primeiros dias, que emagrece mesmo, mas que não ensine você a manter seu novo peso.
Alimentos permitidos
Nesse caso, vai depender da fase em que você se encontra. Você começará com uma dieta restritiva e terminará comendo tudo.
Alimentos proibidos
Se for na fase 1, você só poderá comer proteínas e retirará todos os alimentos com gorduras, frituras, doces e guloseimas do seu cardápio. A partir da fase 2, eles retornam gradativamente.
Considerações finais
O mais importante desse regime é o controle e aceitação. Não adianta ultrapassar as fases sem se sentir confortável para isso. A fase 1, por exemplo, dura 14 dias, portanto é relativamente rápido e fácil, mas muitas vezes nesse período a pessoa não tem se acostumado ainda com o novo cardápio e acaba por não ser eficaz.
Sendo assim, ao passar para a fase 2, limite-se ainda a alguns alimentos que possam fazer você cair em tentação e perder o rumo do seu regime. No geral, você com certeza emagrecerá de um jeito saudável além de manter a boa forma e ajudar bastante a sua saúde.
------------------------