------------------------

Betacaroteno.

BETACAROTENO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS
O Betacaroteno é um pigmento naturalmente encontrado em alguns alimentos, sendo também conhecido como pró-vitamina A. Quando consumido, ele pode ser convertido em vitamina A, sempre que o organismo necessitar. As principais fontes de betacaroteno são cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga, batata doce e, em menores proporções, em alguns vegetais verdes escuros.
.
Entre seus benefícios, o betacaroteno, aumenta a imunidade, previne o envelhecimento precoce, favorece a integridade da visão, promove a elasticidade e o brilho da pele, fortalece as unhas e protege a pele contra a ação dos raios ultravioletas. O interesse por este componente é crescente e tem sido foco de muitos estudos científicos, além de ganhar maior atenção dos pesquisadores, considerando-se que o perigo da ação dos raios ultravioletas tem aumentado, comprometendo cada vez mais a saúde e a integridade da pele.
.
Em pesquisas recentes, verificou-se que o consumo de 15 a 30mg de betacaroteno por dia, favorece um bronzeado mais bonito e aumenta a proteção da pele, até mesmo das regiões que normalmente não recebem a utilização do filtro solar, como por exemplo, os olhos, mas para isso é importante que ele seja consumido regularmente. Não basta consumir os alimentos ricos em betacaroteno apenas dois dias antes de entrar em férias e curtir uma praia. Segundo estudos, os efeitos benéficos do betacaroteno costumam aparecer após 10 a 12 semanas de consumo.

------------------------

O QUE É BETACAROTENO.

O QUE É BETACAROTENO

O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante. Natural, é uma das formas de se obter indiretamente vitamina A.
O betacaroteno é um antioxidante (inibe radicais livres, previnindo o envelhecimento, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade também ele é favorável no alcance do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento por proteger a pele dos raios ultra-violetas.
As principais fontes do betacaroteno são:
cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata-doce
Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como:

couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis

Os corredores também devem ficar atentos a ingestão de vitaminas antioxidantes (C, E e betacaroteno), pois seu organismo tende a produzir mais radicais livres.
Atualmente, o mercado farmacêutico oferece cápsulas com derivados de betacaroteno concentrados, que devem ser usadas antes e depois do bronzeamento.

------------------------

Alimentos ricos em betacaroteno.

Alimentos ricos em betacaroteno
Os alimentos ricos em betacaroteno ajudam a pele a se bronzear mais rapidamente porque contribuem para a produção de melanina que dá cor à pele.

Para sentir o efeito do betacaroteno no bronzeado deve-se consumir 2 ou 3 vezes ao dia alimentos ricos em betacaroteno pelo menos 7 dias antes da 1ª exposição solar.

Alguns alimentos ricos em Betacaroteno

cenoura;
mamão;
abóbora;
beterraba;
acerola;
rúcula;
couve;
espinafre;
agrião;
damasco;
brócolis.
A cor dos alimentos ajudam a identifica a presença do betacaroteno, por isso quanto mais forte a cor do alimento melhor.

------------------------

Betacaroteno atrai juventude.

Betacaroteno atrai juventude
A lista dos alimentos com mais betacaroteno. Esse pigmento alaranjado é o nosso aliado contra o envelhecimento precoce
Repare na cenoura, seu laranja-vivo entrega: ela está cheia de betacaroteno. A substância costuma tingir os vegetais dessa cor, a não ser quando convive com outro pigmento, como a clorofila, que acaba impondo o seu verde na aparência de uma rúcula, por exemplo. Mas não se engane com o tom predominante, porque essa verdura é a nossa segunda colocada no ranking do agente laranja.

Na natureza o betacaroteno funciona como uma espécie de escudo contra adversidades que vão de mudanças bruscas de temperatura a escassez de nutrientes e água. Dentro do nosso corpo, não é menos importante: ele é um tremendo antioxidante, contendo os efeitos dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce de todos os nossos órgãos. Garantir bons teores de betacaroteno é uma excelente medida para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Quanto menores os níveis dessa substância, maior o perigo de placas nas artérias, comenta a nutricionista Andréa Ramalho, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É que o betacaroteno combate a oxidação do colesterol. Com isso a gordura não se fixa na parede dos vasos transformando-se no estopim para entupimentos capazes de levar a infartos e derrames.

A nutricionista Sandra Arruda, da Universidade de Brasília, lembra que refeições ricas em betacaroteno também protegem contra a formação de tumores. No entanto, altas dosagens, vindas de suplementação, podem produzir um efeito contrário, ressalva. Pesquisas realizadas na Finlândia e nos Estados Unidos apontaram para o perigo do exagero. O consumo excessivo, de mais de 30 miligramas por dia, se mostrou associado à maior propensão a danos nas células.

Segundo a química Délia Rodriguez-Amaya, da Universidade Estadual de Campinas, a recomendação é de 4 miligramas por dia. Ela e sua equipe forneceram o ranking das melhores fontes especialmente para você. Na verdade são as sobras do betacaroteno que agem como antioxidante. Explica-se: sempre que seu corpo precisa de vitamina A, o pigmento se transforma nesse nutriente. O local da metamorfose é a mucosa intestinal.

Se você pensa que o único atributo dessa vitamina, também conhecida como retinol, seja evitar problemas oculares, a degeneração macular ou a cegueira noturna, está enganado. Seu consumo regular promove benefícios tão diferentes quanto melhorar a aparência da pele e fazer com que o sistema imunológico funcione a todo vapor. Isso porque ela participa da formação de inúmeras células, inclusive as de defesa. Ou seja,também mereceria ser lembrada na prevenção de gripes e resfriados o que nem sempre acontece.

A molécula dessa vitamina é encontrada em alimentos de origem animal, como o fígado, a gema do ovo e os laticínios, diz Andréa Ramalho. Mas, infelizmente, não é raro ver carências aqui no Brasil, principalmente entre a garotada daí mais um motivo para apostar nos vegetais ricos em betacaroteno para suprir falhas.

------------------------

Emagrecedores

Emagrecedores

Emagrecedores

  • Bioslim quitosana

  • droga para epilepsia uso emagrecedor

  • Emagrecedor ACELERADOR METABÓLICO

  • Emagrecedor Bio Redux

  • Emagrecedor BLOQUEADOR DE GORDURAS

  • Emagrecedor carulluma

  • Emagrecedor chá verde

  • Emagrecedor CHIA Com OMEGA 3

  • Emagrecedor linolen

  • Emagrecedor MAX BURN GREEN


    Noticia painel seguro