------------------------

Inulina a fibra que emagrece.

O que é inulina?

Inulina é uma fibra alimentar e funcional, encontrada naturalmente em uma variedade de plantas. A maior parte da inulina comercializada é sintetizada a partir da sucrose ou extraída e purificada da raiz de chicória. A inulina natural é composta de uma molécula de glicose ao final de cada cadeia de frutose.

É resistente à ação de enzimas gástricas do organismo humano, influencia a função intestinal aumentando a freqüência das evacuações, principalmente em indivíduos constipados, aumentando o peso das fezes, diminuindo o pH das fezes (que está relacionado com supressão de substâncias putrefativas no cólon). Além disso, a inulina também está associada à diminuição sérica de triglicerídeos e níveis de colesterol sérico em pacientes hipercolesterolêmicos.

------------------------

Então qual é o correto Inulina ou Inulida.

Então qual é o correto "Inulina" ou "Inulida
"A inulina é um frutano, polissacarídeo, da frutose com uma unidade de glicose terminal. de origem vegetal, formula C6nH10n+2O5n+1 e CAS nº 9005-80-5. O polímero da frutose é particularmente abundante nas Raízes da Chicória, de onde é extraída industrialmente. Também é encontrada em outros vegetais que pertencem a família das Asteraceae, principalmente nos tubérculos do tupinambo (Helianthus tuberosus) e cebolas da Dahlia. No final da temporada, com as primeiras geadas, a Inulina sofre uma hidrólise que provoca uma baixa do seu rendimento."
Quanto a palavra "Inulida", ela simplesmente não existe. Na própria matéria que foi para o ar no Jornal Hoje do dia 29/06/2011, a nutricionista entrevistada fala corretamente a palavra: "Inulina". E o responsável por transcrever o vídeo foi infeliz, e causou essa pequena confusão nos blogs e no entendimento de alguns internautas.
Aproveitando o artigo vamos falar um pouquinho das maravilhas que a Inulina pode fazer para sua Saúde.
Como funciona a Inulina no organismo?
A Inulina tem resistência contra as ações das enzimas gástricas, ou seja, ela não sofre digestão. O que faz com chegue intacta ao intestino, influenciando diretamente na função intestinal.
A Inulina é considerada um tipo de açúcar, porém como disse acima ela não sofre digestão, logo, ela não é absorvida totalmente pelo organismo. Podendo até mesmo ser usada por diabéticos.

------------------------

Para que Serve a Inulina

Para que Serve a Inulina
A inulina é uma fibra solúvel presente em diversos vegetais, em especial na raiz da chicória. Assim como o FOS, ela não é calórica e não é digerida pelo organismo. Com relação aos seus efeitos para a saúde, ela ficou conhecida por contribuir positivamente para o equilíbrio da flora intestinal, promovendo o crescimento de probióticos.

A indústria alimentícia passou a usar mais inulina em diversos produtos nos últimos anos por ser uma excelente fibra solúvel que não altera o sabor dos alimentos. É fato que a dieta moderna está cada vez mais deficiente em fibras, especialmente solúveis, e as pessoas desejam formas práticas de suprir essa carência.

Para que Serve a Inulina

A inulina ajuda na sensação de saciedade à medida que desacelera a digestão. Desta forma, ela contribui também para impedir picos de açúcar no sangue. Esses picos são conhecidos por disparar mecanismos de compulsão alimentar e armazenamento de gordura.

------------------------

Você Conhece a Inulina?

Você Conhece a Inulina?
Saúde & Qualidade de Vida - Saúde & Nutrição

Atualmente existe um grande interesse por alimentos que sejam, ao mesmo tempo, saudáveis, nutritivos e saborosos (THAMER, PENNA, 2005). Por isso observamos um aumento no consumo de alimentos funcionais, considerados aqueles que além de fornecerem a nutrição básica, promovem a saúde (SAAD, 2006). Dentre esses alimentos estão os prebióticos, que exercem funções benéficas ao intestino e outros benefícios obtidos indiretamente, que são descritos durante o texto.

A inulina é um prebiótico e por isso é considerado como um ingrediente funcional, uma vez que exerce influência sobre processos fisiológicos e bioquímicos no organismo, resultando em melhoria da saúde e em redução no risco de aparecimento de diversas doenças (ROBERFROID, 2007). É uma fibra solúvel e fermentável, fornecendo substrato para as bactérias benéficas e já está sendo utilizada há vários anos em produtos comerciais (PUUPPONEN-PIMIA, 2002). Seu consumo diário médio estimado está entre 3 e 11 g na Europa e entre 1 e 4 g nos Estados Unidos. As fontes alimentares mais comuns são o trigo, cebola, banana, alho e alho-porro (ROBERFROID, 2007).

Inulina e indústria de alimentos

A inulina possui propriedades similares às do açúcar e de xaropes de glicose, apresentando 30 a 50% do poder adoçante. Por isso é freqüentemente utilizada em conjunto com edulcorantes de alto poder adoçante, para substituir o açúcar. Também é utilizada para dar consistência a produtos lácteos, maciez a produtos de panificação, diminuir o ponto de congelamento de sobremesas congeladas, conferir crocância a biscoitos com baixo teor de gordura e atuar como ligante em barras de cereais (SAAD, 2006).

------------------------

Emagrecedores

Emagrecedores

Emagrecedores

  • Bioslim quitosana

  • droga para epilepsia uso emagrecedor

  • Emagrecedor ACELERADOR METABÓLICO

  • Emagrecedor Bio Redux

  • Emagrecedor BLOQUEADOR DE GORDURAS

  • Emagrecedor carulluma

  • Emagrecedor chá verde

  • Emagrecedor CHIA Com OMEGA 3

  • Emagrecedor linolen

  • Emagrecedor MAX BURN GREEN


    Noticia painel seguro