------------------------

Licopeno.

os últimos dias, o preço do tomate diminuiu um pouco, mas ainda continua alto. Para os que resolveram esperar o preço baixar ainda mais para voltar a consumi-lo lembro que o tomate é um excelente alimento, boa fonte de vitamina C e de minerais, como potássio, sódio, fósforo e magnésio. Ele também fornece o licopeno, que é o componente responsável por dar a cor vermelha a esse fruto. Assim, quanto mais vermelho o tomate, maior a concentração de licopeno. Além da coloração, outros fatores influenciam o teor de licopeno do tomate: o grau de maturação, clima e local de plantio. Os alimentos com concentração maior de licopeno são produzidos em regiões com climas quentes.

O licopeno é um carotenóide, que funciona como um potente antioxidante, isto é, atua na neutralização dos radicais livres, protegendo as células do envelhecimento precoce, além de estimular a atuação do sistema imunológico. A atividade do licopeno que mais merece destaque é a capacidade de reduzir praticamente pela metade os casos de câncer de próstata. Um estudo¹ publicado em março deste ano sugere que o licopeno pode prevenir o desenvolvimento do câncer em células epiteliais da próstata nos estágios iniciais da doença. Isso por causa da atividade antioxidante do licopeno.

Tanto o tomate, como os seus produtos (molhos, pastas, sucos) contribuem com aproximadamente 85% do total de licopeno da dieta. Agora, com os preços inflacionados do tomate, o seu consumo tende a cair. Mas é possível incluir outros alimentos no dia a dia que oferecem esse importante carotenóide.

Vale lembrar que essas outras fontes de licopeno também devem ser incluídas no cardápio. O número de alimentos que fornecem licopeno é limitado; para exemplificar temos a melancia, goiaba vermelha, papaia, mamão e pitanga.

------------------------

Substitua o tomate do cardápio sem perder o licopeno.

Substitua o tomate do cardápio sem perder o licopeno
Antioxidante que previne câncer pode ser encontrado em outros alimentos
O tomate carrega um nutriente super importante em sua composição, o licopeno. "Integrante do grupo dos carotenoides, o licopeno é uma substância com alto poder antioxidante, ganhando destaque, principalmente na prevenção do câncer de próstata", explica o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Mas seus benefícios também são observados na prevenção de outros tipos de tumores e na proteção contra doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

Cada 100 g de tomate maduro podem fornecer de 3,1 a 7,7 mg de licopeno. Vale lembrar, entretanto, que o nutriente é melhor absorvido após ter passado por aquecimento, como acontece no preparo do molho de tomate. Consumi-lo com um pouco de gordura também é fundamental para o processo, sendo recomendado temperar uma salada de tomates com azeite, por exemplo. Mas você pode investir em outras fontes de licopeno. Como não há uma recomendação diária específica de ingestão da substância, especialistas recomendam comer um pouquinho de cada opção abaixo, totalizando 100 g de alimento.Cenoura

Segundo a nutricionista Thatyana Freitas, da clínica Stesis, em São Paulo, a cenoura também é uma boa fonte de licopeno. Cada 100 g do alimento oferecem cerca de 3,4 mg do nutriente. "O alimento ganha destaque ainda por ser rico em vitamina C, que reforça a imunidade, e vitamina E, poderoso antioxidante que combatem radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e desenvolvimento de doenças degenerativas", aponta. Dica importante: o processo de cozimento reduz as calorias da cenoura de 45 para 32,5, levando-se em conta 100 g do alimento.

------------------------

Licopeno e tomate.

Licopeno
licopeno é uma substância carotenóide que confere a cor avermelhada ao tomate, melancia, morango, entre outros vegetais, sendo que quanto mais intensa for a cor vermelha, maior a quantidade de licopeno. É um antioxidante que combate os radicais livres e retarda o envelhecimento.
Os radicais livres são moléculas produzidas durante funções normais do organismo (durante o processo de combustão do oxigênio) como, por exemplo, exercícios físicos e respiração, assim como durante o hábito de fumar, excessiva exposição ao sol, poluição do ar e estresse. Podem danificar células saudáveis do organismo, podendo levar ao desenvolvimento de diversas doenças, como por exemplo, o câncer, inclusive o de próstata.

Seu transporte no organismo ocorre por meio de lipoproteínas, em especial, o LDL (lipoproteína de baixa densidade), sendo que este possui a função de transportar colesterol para as células do corpo, levando também, juntamente, licopeno e betacaroteno. Seu principal local de estoque se encontra no fígado; outro local onde pode ser encontrado, é no tecido adiposo (em menor quantidade), dependendo da quantidade de gordura existente no organismo.

O tomate é a principal fonte de licopeno. Como esta subtância é absorvida melhor na presença de gorduras saudáveis, a adição de uma pequena dose de gordura monoinsaturada (como o azeite) facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo. Outra característica que aumenta a biodisponibilidade do licopeno é preparar o alimento cozido, pois no tomate cru o licopeno está em uma forma linear, já após o aquecimento, ele adquire uma conformação circular, a mesma encontrada na corrente sanguínea. O licopeno presente na melancia e no mamão é muito biodisponível (aproximadamente 60%), já no tomate cru é em torno de 13%, enquanto que este mesmo, cozido, sobe para 70%.

------------------------

ALIMENTOS RICOS EM LICOPENO REDUZEM O RISCO DE AVC

ALIMENTOS RICOS EM LICOPENO REDUZEM O RISCO DE AVC
O licopeno é uma substância com propriedades antioxidantes, encontrado em frutas e vegetais, que é muito benéfica à saúde.

Segundo um estudo finlandês, os altos níveis dessa substância no sangue podem auxiliar na redução do risco de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Na mesa dos brasileiros, por exemplo, há muitos alimentos deliciosos ricos em licopeno como o tomate, morango, pimenta vermelha, melancia, cereja, rabanete, pimentão vermelho e goiaba.

A cor vermelha desses alimentos é característica do licopeno. Não se esqueça de inseri-los no seu cardápio diário!

------------------------

Emagrecedores

Emagrecedores

Emagrecedores

  • Bioslim quitosana

  • droga para epilepsia uso emagrecedor

  • Emagrecedor ACELERADOR METABÓLICO

  • Emagrecedor Bio Redux

  • Emagrecedor BLOQUEADOR DE GORDURAS

  • Emagrecedor carulluma

  • Emagrecedor chá verde

  • Emagrecedor CHIA Com OMEGA 3

  • Emagrecedor linolen

  • Emagrecedor MAX BURN GREEN


    Noticia painel seguro