Facebook

Suplementos

O que é suplementos?

Suplementos são na maioria das vezes vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação. Importante para pessoas com carências nutricionais e também para praticantes de atividade física ter um melhor desempenho ou repor perdas nutricionais durante essa prática.
Atualmente, no ritmo de vida que vivemos, perdemos muitos nutrientes com estresse, falta de tempo de preparar alimentos saudáveis ou mesmo pelo consumo exagerado de produtos industrializados. Com isso os suplementos passam ser necessários no dia a dia, com prescrição médica ou de nutricionistas.
Mas o que é perigoso é comprar suplementos por conta própria e sair utilizando vários produtos juntos sem nenhuma orientação profissional. Suplementos parecem ser inofensivos, mas dependendo da quantidade ou do componente podem ter conseqüências desagradáveis.
Nessa sessão do site iremos explicar os efeitos de cada componente dos suplementos, com objetivo de compartilhar informações com os leitores para saberem o efeito no organismo de cada um deles. Mas lembre-se que nenhum suplemento substitui uma alimentação saudável. Como o próprio nome diz, ele vem para suplementar à alimentação. Terá um melhor resultado associado com hábitos de vida saudáveis.

Suplementos alimentares naturais

Os suplementos alimentares naturais são melhores que os sintéticos, pois não prejudicam o corpo, mas apesar disso, eles também só devem ser utilizados sob orientação do médico ou do nutricionista.

Alguns exemplos de suplementos alimentares naturais para emagrecer são: Pimenta caiena, Açaí e African Mango, da marca internacional Biovea.

Para que servem os suplementos alimentares.

Para que servem os suplementos alimentares

Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação saudável e não como forma de substituição e eles devem ser utilizados sob indicados de um médico ou nutricionista. Existem suplementos alimentares que contêm todos os nutrientes diários necessários (polivitamínico e minerais), como o Centrum e o Oneaday, e existem aqueles suplementos que contêm uma quantidade muito maior de proteínas, carboidratos ou outros componentes.

Os tipos de suplementos alimentares que existem são:

Suplemento alimentar hipercalórico: para engordar
Suplemento alimentar proteicos: para ganhar massa muscular
Suplemento alimentar termogênico: para emagrecer
Suplemento alimentar antioxidante: contra o envelhecimento
Suplemento alimentar hormonal: regularizar os sistema hormonal

Veja o que pode acontecer se tomar medicamentos ou suplementos sem orientação de um profissional de saúde.

Suplementos alimentares para ganhar massa muscular

Os suplementos alimentares para ganho de massa muscular só devem ser utilizados por quem pratica atividade física regularmente. Eles, quando são devidamente utilizados, podem ajudar a aumentar a massa muscular, pois contêm os "tijolos" que formam os músculos.

Alguns exemplos de suplementos alimentares para ganho de massa muscular são: M-Drol, extreme, Mega Mass, Whey protein, Linolen e L-carnitina.

Tipos de Suplementos.

Suplementos Hipercalóricos

São suplementos que possuem um valor energético alto. Esses suplementos são compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que não produzimos no nosso organismo.
Suplementos Hiperproteicos/aminoácidos
São suplementos proteicos

Possuem compostos de aminoácidos essenciais ao nosso organismo que ajudam na formação de músculos.
Suplementos Termogênicos

Ajudam no aumento do metabolismo. Contribuem na perda de peso e gordura corporal.
Suplementos Antioxidantes

Rico em nutrientes antioxidantes, ajuda na limpeza do organismo. Quem pratica muita atividade física acaba liberando muitos radicais livres no organismo que são responsáveis pelo envelhecimento precoce ou mesmo que levam a doenças como o câncer. Esses antioxidantes ajudam na eliminação desses radicais livres.
Suplementos Polivitamínicos e Minerais

Para pessoas que necessitam complementar vitaminas e minerais no dia a dia.
Suplementos Hormonais

São substâncias que estimulam a produção de hormônios. Muito cuidado no seu consumo porque hoje em dia nas academias são muito comercializados. Sempre é necessária uma avaliação médica para analisar necessidade de utilizá-los.

Como usar os suplementos alimentares.

Para tomar os suplementos alimentares sem prejudicar à saúde é importante só tomar o suplemento indicado pelo médico ou nutricionista respeitando o tipo e a dose recomendada pelo profissional porque o excesso de vitaminas ou outras substâncias também podem prejudicar o fígado e os rins, causando intoxicação e até mesmo câncer.

Quando o suplemento é indicado por um profissional da saúde devidamente certificado ele é seguro para ser usado por aquela pessoa a que se destina e para garantir a sua eficácia é importante seguir as recomendações médicas em relação à dose e ao tempo que deve ser ingerido.
Suplementos alimentares para emagrecer

Os suplementos alimentares para emagrecer são os termogênicos, pois eles aumentam o metabolismo basal e contribuem para eliminação de gordura. Alguns exemplos são: Whey protein, CLA, Cafeína, L- Carnitina, Ômega 3. Apesar de serem eficazes no processo de emagrecimento, estes suplementos não excluem a necessidade de seguir uma dieta hipocalórica e realizar atividade física, sendo somente uma forma de alcançar melhores resultados mais rapidamente.

Conheça historias de quem emagreceu

MAX BLOCK