------------------------

AMÊNDOA TORRADA.

A amêndoa ajuda a emagrecer
Nova aliada da dieta, a amêndoa acelera o processo de emagrecimento
Por que a amêndoa ajuda a emagrecer?

Se as amêndoas, castanhas e nozes passam longe do seu cardápio por causa das calorias, você não sabe o que está perdendo. Essas delícias fazem parte do seleto grupo das frutas oleaginosas, que, além de carregarem muitos nutrientes, podem ser excelentes parceiras na hora de emagrecer. Estudos indicam que, quando aliadas a uma dieta, essas castanhas auxiliam na perda de peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras.

O mais recente deles, publicado na revista norte-americana International Journal of Obesity, comparou os efeitos de uma dieta para emagrecer enriquecida com amêndoa a uma mais tradicional, suplementada com carboidratos complexos. O grupo que comeu amêndoa não só obteve mais sucesso na redução do peso e do total de gordura corporal como também teve mais facilidade em manter a perda de peso durante o tempo estudado.

Nova arma da dieta
Lançar mão das gorduras do bem para emagrecer é um recurso cada vez mais defendido por especialistas no mundo todo. O treinador físico Jorge Cruise, autor do best seller norte-americano Boa Forma em 8 Minutos pela Manhã (editora Frente), defende que, por equilibrar o nível de insulina liberada pelo pâncreas, essas gorduras ajudam a converter os estoques de gordura corporal em energia. Além disso, os especialistas são unânimes ao classificá-las como ótimas moderadoras de apetite. "Ao comer cinco ou seis nozes antes da refeição, você se sente saciado mais rápido e por mais tempo", escreve o médico norte-americano Michael Roizen, autor dos best sellers Idade Verdadeira e A Dieta da Idade Verdadeira

------------------------

Amêndoa torrada e salgada.

Amêndoa torrada e salgada
Origem: A amendoeira é originária das regiões quentes e áridas do Oeste da Ásia, sendo levada, provavelmente, para a Grécia e Norte da África durante a época pré-histórica. Alguns autores, porém, consideram o Norte da África como local de origem desta espécie.

Benefícios: É relativamente rica em vitaminas B1, B6 e principalmente vitamina E. A amêndoa é um dos alimentos vegetais mais ricos em cálcio e fósforo. Contém quantidades importantes de magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. As amêndoas são ótimas para curar o stress, a depressão, a fadiga e o colesterol elevado

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL: Quantidade por porção (porção de 10g) % VD (*) Valor energético 60 kcal 3% Carboidratos 0,5g 0% Proteínas 2g 3% Gorduras totais 6g 11% Gorduras saturadas 0g 0% Gorduras trans 0g 0% Fibra alimentar 0,5g 0% Sódio 80mg 3% *Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 calorias ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** Não contém glúten

------------------------

Amêndoas torradas Receita.

Amêndoas torradas Receita

500 g de amêndoas cruas
1/2 litro de água
4 ou 5 colheres (sopa) de sal

MODO DE PREPARO
Prepare uma salmoura forte e afervente as amêndoas por cerca de 3 minutos em fogo alto
Escorra bem as amêndoas
Unte uma forma com óleo de girassol e espalhe as amêndoas sobre a forma
Leve ao forno em temperatura alta e mexa de vez em quando com uma colher de pau
Retire do forno quando as amêndoas estiverem levemente douradas por dentro e esbranquiçadas por fora
Espere esfriar e sirva como petiscos
Ficam mais saborosas do que as compradas prontas

------------------------

amêndoa provém de um arbusto.

A amêndoa provém de um arbusto, a amendoeira, integrante da família das rosáceas. Esta árvore viceja nos climas temperados, predominante nos países mediterrâneos, em Portugal, Irã, Afeganistão e Austrália. Ela também se desenvolve em solo californiano, nos Estados Unidos, território que provê uma boa parcela do mercado planetário; logo depois deste país vem a Espanha.
Amendoeira
Amendoeira
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Gênero: Prunus
Subgênero: Amygdalus
Espécie: P. dulcis
A amendoeira apresenta porte médio e minúsculas flores de cores rosadas e brancas. Os frutos por ela produzidos trazem em seu interior sementes que parecem pequenas pedras. A amêndoa propriamente dita é justamente esta semente; ela é revestida por uma delgada pele de coloração castanha, mas em seu interior é de cor creme, e é protegida por uma casca resistente.

Normalmente considerada como um fruto seco, a amêndoa é ingrediente indispensável na confecção de doces, bolos e tortas, especialmente na fabricação de bombons e chocolates. Ela também é comumente usada como item essencial na decoração gastronômica. Das sementes são retirados óleos e essências, portadores de faculdades medicinais, por esta razão a amêndoa é muito encontrada no ramo da estética.

Normalmente os mestres da gastronomia consideram este fruto, muito consumido no Natal, mais apetitoso que outras frutas, como as nozes, as avelãs e a macadâmia. Seu paladar é definido como algo mais ameno. Usa-se muito na culinária a farinha de amêndoas, principalmente nas tortas.

Ela tem um potencial energético apreciável, ou seja, 100 gramas de amêndoas detêm 589 calorias, um pouco menos que as nozes. Como estas frutas, a amêndoa possui vitamina E, ácido fólico e arginina, um aminoácido prescrito para o relaxamento dos vasos e o equilíbrio da pressão arterial.

Infelizmente, a amêndoa é um elemento meio elitizado, por seu preço não ser acessível para boa parte da população – o quilo desta fruta, já descascada, custa por volta de R$ 35. Desta forma, ela está mais presente na gastronomia sofisticada, não só como um prato conhecido como marzipã, mas também no consumo em seu formato natural.

As pessoas igualmente desfrutam desta fruta como aperitivo, com sal, torrada ou recoberta de açúcar. Nas amêndoas doces, ou Prunus amygdalu var. dulcis, mais comuns, a fração melhor aproveitada é a essência, enquanto as amargas, ou Prunus amygdalu var. amara, são utilizadas como aromatizantes.

As doces, encontradas no formato oval, são palatáveis, apresentam uma superfície flexível e um paladar semelhante ao da manteiga. Elas são encontradas com ou sem casca; estas podem ser adquiridas na forma integral, picadas ou em pedaços. As de natureza amara são aproveitadas como óleos ou como temperos.

As amêndoas contêm uma substância conhecida como gordura monoinsaturada, ideal para uma boa circulação sanguínea, a normalização do colesterol e a diminuição dos radicais livres, pois ela tem um alto potencial antioxidante.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro