------------------------

Carbonato de Cálcio.

Carbonato de Cálcio: substância química de fórmula CaCO3. É o principal componente de rochas como os calcários. Tem características alcalinas (ou seja, é um sal com características básicas que aumenta pH de uma solução aquosa), e é resultado da reação do óxido de cálcio ( cal virgem ) com dióxido de carbono.
CaO + CO2 → CaCO3
Quando em solução aquosa sofre uma hidrólise salina, produzindo uma base forte.
CaCO3 + H2O → CO2 + Ca(OH)2
Esta característica básica é utilizada para reduzir a acidez do solo para a agricultura.
Na natureza os minerais de carbonato de cálcio são encontrados sob duas formas cristalinas:
Aragonita: Quando seus cristais apresentam a forma ortorrômbica.
Calcita: Quando seus cristais apresentam a forma romboédrica ou trigonal.

------------------------

Carbonato de cálcio: componente das conchas.

Carbonato de cálcio: componente das conchas.

O carbonato de cálcio, também conhecido como calcita, é um mineral inorgânico quimicamente inerte com características alcalinas que resulta em reações do óxido de cálcio com dióxido de carbono.

Em solução aquosa, sofre hidrólise salina. CaCO3 + H2O --> CO2 + Ca(OH)2

Na natureza, o carbonato de cálcio pode ser encontrado nos minerais, na forma cristalina: aragonita, que apresenta a forma ortorrômbica; e calcita, que apresenta a forma romboédrica ou trigonal. Sua fórmula química é CaCO3.

O Carbonato de cálcio pode ser usado na prevenção de doenças na forma de medicamentos. Indicado para o tratamento de doenças causadas pela deficiência de cálcio, como por exemplo, osteoporose.

------------------------

Cálcio Carbonato de Cálcio.

Cálcio Carbonato de Cálcio.
álcio 500mg (Carbonato de Cálcio) + Vitamina D (120 Comprimidos)
Cálcio é o mineral mais abundante no organismo, 99 % do cálcio orgânico está presente nos ossos. Sua principal função é na construção e manutenção dos ossos e dentes, sendo importante também para muitas reações químicas no organismo.

A vitamina D estimula a absorção de cálcio. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
Para uma vida mais saudável e um corpo em forma é recomendado a prática de atividades físicas regulares e a adoção de uma alimentação balanceada.

------------------------

Composto inorgânico de fórmula química.

Composto inorgânico de fórmula química CaCO3, o carbonato de cálcio é um sal praticamente insolúvel em água, porém, solúvel em água que contenha gás carbônico, obedecendo à reação:

A reação acima descrita é responsável pela formação de carvenas de calcário, nas quais são encontradas estruturas de carbonato de cálcio superiores, conhecidas como estalactites, e inferiores, que recebem o nome de estalagmites.

No seu estado puro, o carbonato de cálcio é um composto sólido, tem forma de pó fino cristalino, de cor branca, inodoro, de propriedades alcalinas, decomposto a uma temperatura de 470°C, de densidade de 2,65 g/cm³, estável, não inflamável, não corrosivo, não bioacumulativo e atóxico.

O carbonato de cálcio está presente em grandes quantidades na natureza, sendo o principal componente do calcário e do mármore, também pode ser encontrado na argonita, na calcita e na casca do ovo. Pelo fato de não ser solúvel em água, é encontrado no mar como componente dos esqueletos das conchas e dos corais. No cotidiano, pode ser percebida a formação do carbonato de cálcio na pintura de paredes com cal extinta [Ca(OH)2], processo que recebe o nome de caiação. Após a caiação, a cal extinta reage com o gás carbônico da atmosfera, dando origem a uma película desse sal.

O carbonato de cálcio é uma das matérias primas necessárias à fabricação do cimento, do aço e do vidro. Na vinicultura, é usado para diminuir a acidez do vinho, e na agricultura, para corrigir a acidez do solo (calagem). É adicionado aos cremes dentais, agindo como abrasivo, e aos medicamentos usados no tratamento de doenças provocadas pela deficiência de cálcio, como a osteoporose. É também um dos principais insumos usados no Processo Solvay, um processo industrial criado pelo químico industrial belga Ernest Solvay em meados do século XIX destinado à obtenção do carbonato de sódio (Na2CO3).

Leia mais sobre carbonatos.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro