------------------------

Chá de Cavalinha.

A cavalinha, de nome científico Equisetum giganteum L. é uma planta medicinal da família das Equissetáceas muito apreciada na antiguidade devido às suas propriedades coagulantes do sangue. Também é conhecida por cavalinho, cola-de-cavalo e lixa vegetal.

Para que serve a cavalinha

Infecções e inflamações das vias urinárias, retenção hídrica, inflamações da garganta e da pele, ácido úrico, acne, afta, alergia, anemia, ansiedade, bócio, pedra nos rins, catarro, conjuntivite, hemorroidas, inchaço, feridas, fratura, frieira, gripe, gota, artrite reumatoide, herpes, menstruação excessiva, olheira, pedra na vesícula, pressão alta, próstata, reumatismo, stress, remineralização dos ossos em caso de tuberculose pulmonar, unhas fracas e quebradiças, úlcera.

Propriedades da cavalinha

Rica em ácidos sílicos, sais de potássio, flavonoides e saponina. Possui além do seu poder diurético, efeito rejuvenescedor da pele, sendo ainda abrasiva, adstringente, antidepressiva, anti-inflamatória, remineralizante, tônica, revitalizante, anti fúngica, cicatrizante, digestiva e diurética.

Modo de uso da cavalinha

Chá: Ferva durante 5 minutos 250 ml de água juntamente com 1 colher de sopa da erva. Em seguida desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos. Filtre e tome o chá ainda morno. Beber 3 vezes ao dia durante 4 semanas.

Efeitos colaterais

Quando consumida em excesso pode causar hipotensão, torpor, diarreia, taquicardia.

------------------------

Chá de cavalinha diurético e ajuda você a emagrecer.

Chá de cavalinha – diurético e ajuda você a emagrecer
O chá de cavalinha é muito conhecido por ser um poderoso diurético, a cavalinha ajuda a eliminar as toxinas do organismo e reduz inchaços, isso só para começar, pois seus benefícios vão muito além disso.
Um chá rico em nutrientes
Rica em nutrientes como potássio, cálcio, flavonoides e vitamina C, a cavalinha (Equisetum arvense), é recomendada para prevenir a osteoporose e o reumatismo. Segundo especialistas em medicina complementar e fitoterapia, o chá de cavalinha ajuda a reduzir as famigeradas celulites, auxilia no tratamento de úlcera gástrica e melhora estados de fraqueza em geral.
Principais Benefícios
Entre tantos benefícios que esta planta pode lhe trazer, o poderoso chá de cavalinha possui ótima ação anti-inflamatória, ajudando a combater conjuntivites, acne, e feridas de difícil cicatrização. Compressas feitas com chá de cavalinha amenizam as indesejadas olheiras e o inchaço nos olhos.
O chá de cavalinha, por ser um diurético poderoso, desintoxica o organismo e elimina o excesso de ácido úrico, sendo indicado nos casos de afecções dos rins e da bexiga, assim como nas cistites e infecção urinária.
A cavalinha ainda pode ajudar você a ficar mais bonita pois melhora o aspecto de unhas fracas e quebradiças, aumenta a elasticidade da pele, rejuvenescendo sua aparência e fortalece os cabelos, evitando a queda.
O melhor ficou para o final, o chá de cavalinha é bastante utilizado em dietas pois atua como poderoso emagrecedor.

------------------------

Conheça os benefícios do chá de cavalinha.

Conheça os benefícios do chá de cavalinha
Um dos maiores problemas de saúde (e estética) da mulher é a retenção de líquidos. Nosso corpo é uma máquina de mecanismo interligado, perfeito e, se uma das engrenagens falha, afeta o funcionamento das demais. Assim acontece a retenção de líquidos, pois, dependendo de vários fatores, o corpo passa à essa condição. Se, por exemplo, não bebemos àgua suficiente, o organismo tenta acumular todo líquido possível.
A retenção de líquidos é uma das responsáveis pelo surgimento da celulite, além do inchaço no corpo, que parece estar gordo. O uso de chás diuréticos é sempre uma boa opção para estimular o funcionamento dos rins, pois assim, o organismo queima mais calorias para que o órgão trabalhe normalmente, obviamente, ajudando a perder peso. Só não se deve confundir as coisas, quem estiver retendo líquido, mesmo fazendo uso de diuréticos, deve tomar muita água, pois, como já foi mencionado, se não hidratamos o corpo, o organismo tenta reter mais e mais líquido, ou seja, o tiro sairá pela culatra!

Fonte: Conheça os benefícios do chá de cavalinha
O chá de cavalinha é um desses chás diuréticos muito indicados, mais ainda por ter diversas propriedades medicinais além de ser diurético. Por essa propriedade, ele é um dos mais usados em casos de doenças dos rins e bexiga, também é anti-inflamatório, adstringente e revitalizante. Ajuda na circulação sanguínea, beneficiando o metabolismo e a perda de peso, eliminando grande quantidade de toxinas.
Confira receitas para utilizar essa planta medicinal, garantir a perda de peso e a eliminação da celulite

Decocção de cavalinha:

Coloque uma xícara de água para ferver e nela despeje uma colher de sopa do caule da cavalinha picado.
Deixe ferver por uns minutos, abafe por quinze minutos, coe e beba quando amornar.
A indicação é de duas xícaras ao dia e gestantes não devem fazer uso desse chá.
Chá de cavalinha com abacaxi:

Esquente um litro de água até que comece a formar bolhas, desligue o fogo e então, coloque nessa água: 100g de ramos frescos de cavalinha e 100g de casca de abacaxi.
Deixe em infusão por dez minutos, coe e beba quente.
A indicação é de duas a três xícaras de chá ao dia.
Obs.: é importante respeitar a dose máxima indicada, pois o excesso de diuréticos pode causar diversos problemas de saúde, pela eliminação de sais minerais importantes, como o potássio!

------------------------

CHÁ DA CAVALINHA Modo de preparar.

CHÁ DA CAVALINHA

Modo de preparar

Colocar uma colher das de sopa de planta seca em meio litro de água fervente.

Ferver por dois minutos.

Cobrir.

Deixar amornar até chegar à temperatura apropriada para beber.

Coar.

Quando e corno usar

Indicação: Ácido úríco, diurético, cistite, inflamação na bexiga, urina escassa, dores na bexiga, micção dolorosa.

Modo de usar:

Tomar três xícaras de chá ao dia durante o tempo necessário à cura.
Indicação: Regras excessivas.

Modo de usar:

Tomar duas a três xícaras de chá ao dia durante o tempo necessário à cura.
Indicação: Tratamento auxiliar da osteoporose.

Modo de usar:

Tomar duas a três xícaras de chá ao dia. Repetir o tratamento.
Indicação: beore.

Modo de usar:

Tomar meia xícara em pequenos intervalos, enquanto persistir a febre.
Indicação: Cálculo renal.

Modo de usar:

Tomar três xícaras de chá ao dia durante o tempo necessário à expulsão das pedras.
Contra-indicação : Tormado em excesso pode provocar carência de vitamina B1

Forma do Chá Cozimento
Forma de Uso : Oral

Partes Usadas : Planta Desidratada

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro