------------------------

Chá de Poejo.

Chá de poejo melhora a digestão e alivia os sintomas da gripe
O poejo é um excelente remédio natural que auxilia na digestão e alivia os sintomas da gripe.

Prepare um chá e usufrua de seus benefícios:

Coloque 2 colheres de sopa de folhas e flores picadas em 1 xícara de chá. Adicione água fervente. Abafe por dez minutos e coe. Beba dez minutos antes das principais refeições.

Atenção:

Não ultrapasse essa dose. Crianças só devem usar a planta com acompanhamento médico.

Dica extraída do livro Plantas que curam, de Sylvio Panizza, Editora Ibrasa.

------------------------

poejo ou Mentha pulegium.

O poejo (Mentha pulegium), também conhecido no Brasil como hortelãzinho, é uma das espécies mais conhecidas do género Mentha. Da família Lamiaceae, é uma perene cespitosa de raízes rizomatosas que cresce bem em locais húmidos ou junto de cursos fluviais, onde pode ser encontrada selvagem entre gramíneas e outras plantas. Os seus erectos talos quadrangulares, muito ramificados, podem chegar a medir entre 30 a 40 cm.

As folhas são lanceoladas e ligeiramente dentadas, de cor entre os verdes médio e escuro. Dispõem-se opostamente ao longo dos talos. As diminutas flores rosadas nascem agrupadas em densas inflorescências globosas. É de notar que o óleo essencial do Poejo é venenoso, sendo especialmente perigoso para as grávidas pois pode causar o aborto. Nos cozinhados deve, pois, ser usado em moderação e evitado completamente pelas grávidas.

------------------------

Para que serve o poejo?

Poejo é uma planta medicinal, de nome científico Mentha Pulegium, da família das lamiáceas que pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças como diabetes, má digestão, gripes e resfriados. O poejo também é conhecido popularmente como hortelazinho.

Propriedades do poejo

Contém flavonóides, ácidos fenólicos, substâncias amargas, taninos e óleo essencial.

Para que serve o poejo

Diabetes, falta de apetite, digestão difícil, cólicas intestinais, coriza, gripe, resfriado, bronquite, asma, vermes intestinais, febre, transtornos menstruais, crise nervosa, reumatismo, pode ser utilizado externamente nas infecções cutâneas.

Modo de uso do poejo

Chá: Colocar 10 gramas de poejo numa panela e cobrir com 200 ml de água fervente. Abafar até amornar, coar e beber a seguir. Recomenda-se tomar de 2 a 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais do poejo

Pode causar aborto quando consumido na gestação e paralisar a respiração quando é consumido em doses excessivas.

Contraindicações do poejo

Crianças menores de 12 anos e grávidas.

------------------------

POEJO: em excelente remédio para os pulmões.

POEJO: em excelente remédio para os pulmões
Muito comum em hortas e quintais, o poejo é uma planta popular, não apenas por ser considerada ornamental, mas também por possuir propriedades medicinais. por seu cheiro forte, é conhecido também como a "hortelã dos pulmões", indicado como expectorante e principalmente nos tratamentos de gripe, resfriado e tosse.

Propriedades terapêuticas:
Poderoso aliado na luta contra os sintomas de gripes e resfriados, o poejo também funciona como um excelente digestivo, pois possui substâncias capazes de diminuir acidez do estómago, melhorar o problema de gases intestinais e combater vermes presente nesse órgão, além de aliviar dores estomacais e reumáticas.
Como tem ação cicatrizante ajuda a aliviar picadas de insetos e a acalmar inflamações, principalmente na boca. Também é indicado para tratar distúrbios menstruais, insônia ou debilidades do sistema nervoso.

Outros benefícios:
O chá de poejo ajuda a prevenir prisão de ventre, a aliviar a tensão nervosa e a reduzir cólicas durante o período menstrual. Acredita-se que essa planta pode proporcionar um sono tranquilo se tomado antes de dormir.

Seu uso externo também apresenta benefícios. Compressas feitas com a planta pode auxiliar no tratamento de dores reumáticas e até servir como repelente de insetos.

Dica:
Experimente colocar um pouquinho de poejo em sachês para perfumar o ambiente, já que seu aroma é parecido com o de hortelã; isso serve também para espantar insetos e pequenos bichos. se quiser, pode colocá-lo dentro do guarda-roupa.

Contra-indicações:
O poejo pode se tornar tóxico se for consumido em grandes quantidades, principalmente na forma de óleo. mulheres grávidas não devem usá-lo.

Curiosidades:
Os antigos gregos e romanos acreditavam que o poejo, quando aplicado em forma de chá frio nos pêlos dos animais tinha o poder de exterminar as pulgas. E muitas pessoas ainda o utilizam para esse fim.

Chás poderosos:
Acidez e gases intestinais: ferva 1 colher (chá) de poejo seco e 1 xícara (chá) de água. Coe e tome a cada 6 horas.

Diminuir catarro: Em uma panela, ferva 1 colher (chá) de folhas de poejo, 1 colher 8chá) de hortelã e 1 xícara (chá) de água. coe e adoce com mel. Beba bem quente antes de dormir.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro