------------------------

Clorofila.

Suco de clorofila limpa organismo de toxinas e ajuda a emagrecer
A clorofila é o pigmento verde das plantas, substâncias existentes nas células vegetais e é muito importante para a saúde, pois sua ação é antibacteriana, limpa nosso organismo de todas as impurezas e toxinas. Também conhecida como suco da luz, a bebida ficou popular nos últimos anos por ser difundida entre as artistas que buscam uma boa forma, mas também pelas suas inúmeras propriedades. Entre os benefícios do suco de clorofila estão o de eliminar as toxinas do sangue e aliviar a irritabilidade, deixando a pessoa mais relaxada.

O suco de clorofila ajuda a emagrecer já que contém muitas fibras, que demoram mais para serem digeridas pelo organismo, dando a sensação de satisfação por mais tempo. Também ajuda a reduzir a retenção de líquidos no corpo.

Os ingredientes do suco de clorofila são: uma maçã, duas colheres de grãos germinados, três folhas de couve (se não gostar de couve pode substituir por espinafre, maxixe, chicória ou almeirão), um legume inteiro (que pode ser cenoura, abobrinha ou beterraba). folhas de hortelã, aipo e mel a gosto.

O modo de preparo do suco de clorofila é bastante simples. Primeiro, bata a maçã com a casca, tirando apenas as sementes, no liquidificador. Em seguida acrescente os grãos germinados, as folhas e o legume e então bata novamente. Quando terminar, coloque o aipo e o mel. Depois é só coar, caso sinta necessidade, e beber. O ideal é tomar o suco todas as manhãs em jejum.

------------------------

Clorofila é a designação de um grupo de pigmentos.

Clorofila é a designação de um grupo de pigmentos fotossintéticos presente nos cloroplastos das plantas (em sentido geral, incluindo também as algas, cianofíceas e diversos protistas anteriormente considerados "algas" ou "plantas", como as algas vermelhas ou castanhas).
A intensa cor verde da clorofila se deve a suas fortes absorções das regiões azuis e vermelhas do espectro eletromagnético, e por causa destas absorções a luz que ela reflete e transmite parece verde. Ela é capaz de canalizar a energia da luz solar em energia química através do processo de fotossíntese. Neste processo a energia absorvida pela clorofila transforma dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio.

------------------------

O que é Clorofila.

O que é Clorofila:
Clorofila é cada um dos pigmentos que se encontram nas células das plantas, dando cor verde às suas folhas. A cor verde é conseguida devido a absorção de luz das regiões entre o azul e o vermelho do espectro de luz, refletindo diferentes tonalidades de verde. O conceito de clorofila foi criado em 1818 por F. Pelletier e J. B. Caveteau.

A clorofila é fundamental para o fenômeno da fotossíntese. No processo de fotossíntese, a clorofila capta a luz solar e a utiliza como fonte de energia para transformar dióxido de carbono, água e sais minerais em alimento. Durante essa transformação, a planta libera oxigênio no ar.

Existem quatro tipos de clorofila: a, b, c e d. As clorofilas a e b são encontradas em plantas verdes e estão envolvidas no processo de fotossíntese. Nas algas e cianobactérias estão presentes as clorofilas c e d. As clorofilas a e b possuem um espectro de absorção da luz um pouco diferente, com máximos na região do azul e do vermelho do espectro, o que quer dizer que absorvem preferencialmente a luz azul e vermelha.

Este pigmento vegetal verde é formado por uma porfirina que contém magnésio. Encontra-se principalmente nas folhas, localizado no interior de membranas altamente organizadas e densamente empilhadas (tilacoides).A clorofila a apresenta-se nos cloroplastos e estruturas análogas de todos os organismos fotossintéticos ativos, com exceção das bactérias fotoautotróficas, que contêm clorofila bacteriana.

A síntese da clorofila realiza-se na presença da luz. As plantas mantidas na obscuridade não têm a cor verde. Se na planta predominarem outros pigmentos (antocianinas, carotenoides), as folhas tomam a cor azul, violeta, vermelha ou amarela. A coloração outonal das folhas é devida à decomposição da clorofila (que acontece antes da dos outros pigmentos).

------------------------

clorofila foi proposta por Pelletier.

O nome "clorofila" foi proposta por Pelletier e Caventou, em 1818, para denominar a substância verde que se podia extrair das folhas com o auxílio do álcool.
O termo Clorofila se refere a um grupo de pigmentos fotossintéticos produzidos nos cloroplastos das folhas e em outros tecidos vegetais. Estes pigmentos, responsáveis pela cor verde das plantas funciona como fotorreceptor da luz visível utilizada no processo da fotossíntese. As diferenças aparentes na cores dos vegetais são devidas à presença de outros pigmentos associados, como os carotenóides, os quais sempre acompanham as clorofilas

A clorofila, que dá a coloração verde da maioria dos vegetais, absorve muito bem a luz das regiões azuis e vermelhas, refletindo a luz verde.

O processo do qual a clorofila absorve a luz do sol e usa desta energia pra sintetizar carboidratos a partir de gás carbônico (CO2) e água, denomina-se fotossíntese.

Em cada molécula de clorofila existe um átomo de magnésio (Mg) que se encontra no centro de uma estrutura em anel (anel porfirínico) que é estimulado pela luz. Há também uma "cauda" na molécula, formada por cadeias hidrofóbicas.

Existem quatro tipos de clorofilas denominadas a, b, c e d. As clorofilas a e b estão presentes em plantas verdes. Nas algas e cianobactérias são encontradas as clorofilas c e d.

Os pigmentos envolvidos no processo de fotossíntese são as clorofilas a e b, os carotenóides e as ficobilinas.

As diferenças entre clorofila a e b são poucas, apenas na composição de uma cadeia lateral, onde na clorofila a é -CH3 e na b é – CHO:
A diferença encontrada entre as clorofilas a e c, é que a clorofila c (encontrada em diatomáceas, dinoflagelados e algas pardas), não possui o fitol.

Encontrada somente em algas vermelhas, a clorofila d, é semelhante à clorofila a, porém, no anel I da molécula, o grupo (-O-CHO) substitui o grupo (- CH = CH2).

Vale ressaltar que todos os tipos de clorofilas são verdes, mas existem variações em suas estruturas que fazem com que o espectro de absorção seja um pouco diferente se comparadas umas com as outras. Isso permite que as clorofilas se completem para aumentarem o alcance de absorção do espectro de luz visível.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro