------------------------

Cogumelo Seco.

Como escolher o Cogumelo?
Cada variedade de cogumelo tem a sua peculariedade, sabor e textura diferenciados. Atente para o tipo de prato que vai preparar. O Champignon é o mais conhecido no Brasil, e é encontrado em conservas e fresco.
Se for comprar fresco, este não pode ter muitas manchas escuras. Se tiver, é porque já foi colhido há algum tempo. Nas outras variedades de cogumelos, veja se está com uma textura boa e não há muitas marcas de "machucados"
O Shiitake permite uma variação muito grande no preparo, variando de sopas a assados e aperitivos. O Shimeji é muito utilizado em cozidos, assim como o hiratake. Já o Cogumelo do Sol é muito famoso graças às suas características terapêuticas, utilizado como remédio e complemento alimentar.
O Cogumelo Fresco
O cogumelo fresco é muito sensível às condições do tempo. Dentro da geladeira, ele se conserva por até 10 dias, mas é aconselhável que se consuma em 5 dias.
Você encontra cogumelos frescos com mais facilidade em lojas de produtos orientais.

------------------------

como escolher Cogumelo Seco.

O Cogumelo Seco
Atualmente é mais fácil você encontrar o cogumelo seco no mercado. Desidratado, o cogumelo dura mais tempo e apresenta sabor mais acentuado, sendo indicado para o preparo de molhos e sopas. Para reidratá-los, basta deixar o cogumelo seco de molho em água morna por cerca de 60 minutos.
• O Cogumelo Congelado
Para conservar o cogumelo no freezer, basta ferver o cogumelo fatiado com água, sal e um pouco de vinagre. Retire o caldo e congele. O tempo de duração é bem maior. Você também pode conservar os pratos feitos com os cogumelos.

------------------------

Saiba um pouco mais sobre cogumelos.

Saiba um pouco mais sobre cogumelos
Poucas são as pessoas que conhecem os tipos e as propriedades deste fungo, que pode proporcionar um sabor especial em algumas preparações e torná-las muito mais nutritivas.

Os cogumelos são classificados como fungos, ou seja, são plantas que não podem obter energia por meio da fotossíntese, extraindo então os seus nutrientes do húmus.
No Brasil, podemos encontrar os seguintes tipos de cogumelos: champignon de Paris, hiratake, shimeji, shiitake, funghi secchi, agaricus blazei e agaricus brasiliensis, conhecido como cogumelo do sol e outros.

O tradicional champignon, utilizado em preparações como o strogonoff tem um sabor suave, já o shimeji e shiitake utilizados em preparações japonesas, possuem sabor mais forte. O funghi secchi é o cogumelo seco, de origem italiana e é muito usado em risotos e molhos.

O cogumelo do sol e outros tipos de cogumelos comestíveis fornecem carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Possuem quantidade elevada de proteínas e uma quantidade pequena de gordura, e por isso podem participar da alimentação de quem deseja eliminar peso.

Com relação às vitaminas, eles fornecem: vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), vitamina C (ácido ascórbico) e vitamina D. Entre

os minerais podemos destacar: cálcio, potássio, iodo, sódio e fósforo.

Inúmeros estudos estão sendo realizados para comprovar se o shiitake e o agaricus blazei (cogumelo do sol) realmente possuem propriedades medicinais e alguns deles fornecem evidências quanto à sua ação no sistema imunológico. Quanto ao shiitake, pesquisas dizem que este cogumelo pode reduzir o colesterol sanguíneo. Porém, ainda não há nenhuma comprovação científica.

O que podemos afirmar é que os cogumelos possuem um alto valor nutritivo. E com todos estes nutrientes apresentados, esta iguaria poderia estar mais presente na sua alimentação, não é mesmo?

------------------------

Como preparar Shitake seco!

Como preparar Shitake seco!
sobre cogumelos e passei receitas com o famoso Shimeji, mas você conhece o Shitake? Ele é aquele cogumelo grandão e seco que você encontra no mercado, e deve ficar pensando como é que se come aquele negocio seco certo? Saiba que ele é perfeito para aprimorar aquele prato simples, um risoto e acompanhar carnes. Agora se você quer saber um pouco mais sobre ele visite o post Tipos de Cogumelos, e para aprender como usar é só continuar lendo esse post onde vou contar qual o segredo do shitake.

Coloque os cogumelos secos em uma tigela e cubra com água fervente e deixe descansar por 20 minutos.
Os cogumelos devem ficar gordinhos e dobrar de tamanho. Escorra e se desejar use o liquido para preparo de sopas.
Apare os talos que são duros e difíceis de comer, corte finamente e adicione em suas receitas
como hidratar shitake2 Como preparar Shitake seco!
Fotografia por Alan Benson

Curiosidade: Você sabia que o shitake é um dos alimentos considerados com a maior quantidade de UMAMI do mundo? O Umami é considerado o quinto gosto (além de amargo, doce, salgado, azedo/ácido) por especialistas e é característico por gerar salivação ou a tal da sensação de "água na boca".
Imprimir
Shitake na Manteiga

Ingredientes
200gr de shitake
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colheres (sopa) de shoyu
1 colheres (sopa) de vinho branco
Instruções
Cortar o chapéu em lâminas não muito finas.
Derreter a manteiga na frigideira e colocar as lâminas de shitake para dourar por 5 min em fogo alto.
Adicione a seguir o shoyu e o vinho, mexa por mais 1 min e está pronto para servir.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro