------------------------

Farinha de Cenoura.

A Farinha de Cenoura, por conter considerável quantidade de vitamina A, traz vários benefícios à saúde. Previne das doenças oculares, vitalizando e fortalecendo a retina, evita eczema, secura cutânea, erupções, acne, má formação das unhas, foliculites, cabelos quebradiços e ásperos. Protege das infecções pulmonares, brônquios, seios faciais, canais auditivos, boca, glândulas salivares, vagina. A Farinha de Cenoura favorece o crescimento e desenvolvimentos normais, fortalece contra a atrofia dos tecidos linfóides, a contagem diminuída dos linfócitos, a supressão da produção de anticorpos induzidos por imunização, às deficiências do sistema imunológico humoral e celular. Ainda aumenta a secreção do leite materno, é emenagoga (estimula a chegada da menstruação), tem ação sobre o crescimento. A Farinha de Cenoura é muito bom para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina, além da vitamina A, também as vitaminas B e C.A vitamina B beneficia o sistema nervoso, a C estimula as defesas orgânicas contra enfermidades. Na Farinha de cenoura, ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo. O iodo é primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.

INDICAÇÃO: Ajuda a prevenir a cegueira noturna e catarata, atua no metabolismo das gorduras, ajuda a manter o nível normal de LDL, diminuindo o nível de colesterol no sangue, aumenta a imunidade, auxilia na proteção contra o câncer. Melhora a elasticidade da pele, prevenindo o envelhecimento precoce, melhora a aparência das unhas e cabelos e auxilia no bronzeamento da pele. Protege das infecções pulmonares, brônquios, seios faciais, canais auditivos, boca, glândulas salivares, vagina.

------------------------

Farinha de Cenoura benefícios.

Farinha de Cenoura benefícios.
A cenoura:
A cenoura trás benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.

É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A, além disso, a cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.

Nela ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.

A cenoura é rica em betacaroteno (no organismo, se transforma em vitamina A), vitamina C, vitamina E e fibras vegetais.

A cenoura também é rica em minerais, tais como ferro, magnésio, cromo e outros minerais. As fibras auxiliam na redução do colesterol, na redução de triglicérides e de glicose e auxilia também no emagrecimento.

A vitamina A é muito bom para a nossa visão e para a saúde dos olhos e da pele. A vitamina C auxilia na prevenção contra infecções e previne contra anemia, se associada á uma alimentação saudável e equilibrada.

------------------------

OBTENÇÃO DA FARINHA DE CENOURA.

OBTENÇÃO DA FARINHA DE CENOURA
O setor de massas alimentícias no Brasil é um dos segmentos que mais cresce na industrialização de cereais para a alimentação humana. As massas alimentícias são definidas pela legislação brasileira como produtos obtidos da farinha de trigo (Triticum aestivum L.) resultantes do processo de empasto e amassa¬mento mecânico, sem fermentação. A indústria alimentícia tem particular interesse na melhoria do valor nutricional dos produtos industrializados em especial quando incorpora vitaminas e minerais de fontes naturais. A cenoura constitui uma excelente fonte de carotenóides, precursor da vitamina A, é amplamente cultivada no Nordeste, sendo um vegetal de baixo custo, mas de alto valor nutritivo. Sob a forma desidratada a cenoura pode ser conservada por mais tempo e utilizada em várias preparações culinárias, contribuindo com mais uma opção alimentícia para combater a hipoavitaminose A. Este trabalho visa a obtenção e a utilização da farinha de cenoura para enriquecimento de massas alimentícias, tipo espaguete, como fonte de carotenóides.
METODOLOGIA:
A matéria-prima foi adquirida no comércio da cidade de Campina Grande (PB) e transportada para o laboratório de Alimentos (NUPEA) do Departamento de Química da UEPB. A cenoura foi pesada e, em seguida, submetida à pré-lavagem em água corrente e sanitificada com solução 150 ppm de cloro residual livre por 10 minutos. Em seguida, a matéria-prima teve sua casca raspada e foi fatiada em rodelas, com faca de aço inoxidável, na espessura de 0,50 cm. As rodelas de cenoura foram pesadas, distribuídas em bandejas de telas e colocadas em estufa com circulação de ar a temperatura de 50°C durante cerca de 12 horas. O material obtido foi triturado, peneirado e acondicionado em potes de PVC rígido. Para o preparo das massas utilizou-se farinha de trigo comercial enriquecida com ácido fólico e as formulações foram preparadas com substituição parcial da farinha na concentração de 10 e 15% da farinha de cenoura (formulações A e B). As massas foram abertas e cortadas, em máquina de massas alimentícias, e secas em estufa de circulação de ar a 45°C. As massas prontas foram acondicionadas em potes de PVC e submetidas a testes de cozimento.
RESULTADOS:
Para as condições de secagem da cenoura obtivemos rendimento de 8,3% e teor de umidade de 10% para a farinha de cenoura. A secagem de cenouras acima de 500C torna o processo de eliminação da água lento e promove a concentração dos açúcares presentes. Na elaboração das massas a farinha de cenoura apresentou boa incorporação para ambas as formulações com adição de 70 e 80 mL de água para a de 10 e de 15%, respectivamente. O teste de cozimento dá informações de como o produto se comporta durante a cocção, em particular, da quantidade de água absorvida e do resíduo final durante o processo. Para 50 g de massa crua, após 8 minutos de cozimento, houve absorção de 110% para a massa A enquanto para a B foi de 129% com resíduo final de 4,8 e 1,9%, respectivamente. Estes dados evidenciaram uma relação direta entre a concentração do vegetal incorporado e o teor de água absorvido, entretanto observou-se uma relação inversa com o resíduo final na água de cozimento. As massas não apresentaram sabor diferenciado, apenas tonalidades de amarelo distintas. Ambas as formulações foram bem aceitas e mostraram neutralidade no sabor. A adição de vegetais em massas alimentícias não deve alterar significativamente o sabor para que não ocorra rejeição ao seu consumo.

------------------------

FARINHAS DE COCO E CENOURA.

FARINHAS DE COCO E CENOURA
Embarcando na onda das farinhas, que estão longe de fazer milagres para quem quer emagrecer, mas são ótimas opções para dar uma mãozinha na nossa qualidade de vida e melhorar a saúde, vamos desvendar mais dois tipos: a farinha de coco e a farinha de cenoura.

Farinha de coco

Quando comparada ao óleo de coco, a farinha sofre perdas nutricionais. Neste caso, a vantagem é a presença de fibras que regulam o intestino e melhoram as taxas de glicose sanguínea.

Ao contrário do que muitos pensam, a farinha de coco é uma das mais saborosas e tem um aroma incomparável. É uma excelente opção no preparo de doces, bolos e para servir com sorvete e salada de frutas.

Este é um produto orgânico, sem a adição de glúten e, por isso, pode substituir a farinha na dieta dos celíacos. A média de preço é R$ 20,00 e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Farinha de cenoura

Assim como a própria cenoura, esta farinha contém grande quantidade de betacaroteno e antioxidante, ajudando na luta contra o envelhecimento, revitalizando a pele e fortalecendo unhas e cabelos.

A sua maior vantagem é que pode ser usada em pratos doces ou salgados. Sem contar que ela combina com diversas farinhas, podendo ser misturada no preparo das mais diferentes receitas.

A recomendação diária de consumo de betacaroteno é de 500 gramas, sendo que ½ colher de farinha já supre esta necessidade. O preço é na faixa de R$ 15,00 e o produto está à venda nas lojas de produtos naturais e farmácias especializadas.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro