------------------------

Farinha de Espinafre.

O espinafre é uma erva rasteira, com folhas verde escuras. Duas hortaliças diferentes são conhecidas como espinafre. A verdadeira é originária da Ásia e possui folhas pequenas e redondas. Porém, uma segunda espécie é mais comumente encontrada no mercado brasileiro, originária da Nova Zelândia, com folhas verde-escuras e triangulares.

Em regiões de clima ameno, pode ser plantado o ano todo, porém as melhores épocas vão de fevereiro a abril e de agosto a setembro. O cultivo requer terra bem adubada e úmida e a colheita se faz mais ou menos aos 70 dias.

É uma hortaliça pobre em calorias, sendo composta por 94% de água. Pode ser consumida crua ou cozida.

Considera-se o espinafre uma importante fonte de vitaminas A, B, C e D e de alguns minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio. Essas características demonstram a boa qualidade nutricional deste alimento.

Suas propriedades nutricionais podem ter efeito sobre algumas doenças. A principal característica benéfica é que esse alimento é antioxidante, podendo diminuir o risco de câncer.

Entretanto, o consumo em excesso pode representar prejuízos à saúde, devido à presença de ácido fítico e oxálico. Esses ácidos se ligam aos minerais, especialmente ao cálcio, atrapalhando a absorção destes pelo organismo.

Na culinária, o espinafre é muito utilizado em saladas, sopas e recheios de massas, como pasteis, calzones, raviolis e pizzas, além de patês e molhos cremosos para carnes e massas. Outra possível utilização é a farinha de espinafre, obtida através da semente deste vegetal. Seu consumo foi bastante popularizado pelos desenhos animados do Marinheiro Popeye.

------------------------

BENEFÍCIOS DO ESPINAFRE.

BENEFÍCIOS DO ESPINAFRE
"Protege o sistema nervoso e melhora a digestão."

Rico em sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, e com alta concentração de vitaminas dos complexos A e B, a verdura ajuda na formação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservação da visão.

O espinafre ainda age na conservação da pele, na proteção do aparelho digestivo e, principalmente, na saúde sistema nervoso, tornando-se essencial para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro. Segundo um estudo realizado no ano passado, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes, alguns alimentos como espinafre, nozes, castanhas, óleos vegetais, lentilha, couve-flor, aspargo e abacate ajudam a eliminar as substâncias em excesso, "desenferrujando" o cérebro.

O espinafre é recomendado principalmente para gestantes e crianças, pois previne a anemia e a desnutrição.

Para aproveitar e potencializar os nutrientes presentes na hortaliça recomenda-se que o espinafre seja consumido no almoço ou jantar, em média cinco vezes por semana.

Para facilitar esta ingestão, o espinafre pode ser utilizado nas mais variadas receitas, como tortas, suflês, refogados e saladas cruas. Além disso, o ideal é que seja diminuído ao máximo o período de cozimento, para que os nutrientes sejam conservados.

Segue abaixo uma deliciosa e nutritiva receita:

Panquecas rápidas de espinafre

Ingredientes
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 maço de espinafre limpo
1 colher de chá de sal
2 ovos batidos

Modo de fazer
Cozinhe o espinafre e, em seguida, fatie as folhas em pequenos pedaços. Acrescente a farinha de trigo, o sal e os ovos batidos e misture até a massa ganhar liga. Frite em firgideira bem untada, usando meia xícara de chá da massa para fazer cada panqueca. Vire a massa para que os dois lados fiquem dourados. Se quiser, use o recheio de sua preferência, como ricota com tomates frescos picados e temperados com azeite e manjericão.

------------------------

Nhoque de Espinafre com Batata.

Nhoque de Espinafre com Batata

500 gr de batata
500 gr de batata-doce
1 maço(s) de espinafre limpo(s)
1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 xícara(s) (chá) de parmesão ralado(s)
1 unidade(s) de ovo
quanto baste de noz-moscada
quanto baste de sal

Cozinhe rapidamente o espinafre, até que ele murche. Em seguida, esprema bem para eliminar o excesso de água e passe no processador (ou pique muito bem). Reserve. cozinhe as batatasver vídeoaté que fiquem macias. Descasque-as e passe-as ainda mornas em um espremedor. Coloque em uma tigela e misture. Tempere com sal a gosto e junte o espinafre. Acrescente o queijo, o ovo, o sal e a noz-moscada. Misture bem. Junte, aos poucos, a farinha de trigo, mexendo até a massa ficar homogênea e firme. Coloque a massa em um saco de confeitar e forme os nhoques, colocando-os direto em água fervente (com sal e azeite). Cozinhes os nhoques até eles subirem à superfície da água. Retire com uma escumadeira e coloque em uma travessa. Regue com azeite aromatizado e sirva em seguida. Obs: A quantidade de farinha é aproximada, sendo necessário acrescentar menos ou mais, de acordo com a quantidade de água das batatas. Ao cozinhar os nhoques, se eles começarem a desmanchar adicione mais farinha à massa (ao serem cozidos, eles devem ficar firmes)

------------------------

O poder nutritivo do espinafre.

O poder nutritivo do espinafre
Rica em sais minerais e em vitaminas, a hortaliça é essencial para
formação dos ossos, dentes, construção muscular,
coagulação sanguínea e conservação da visão

Sempre bem-vindo e cada vez mais presente no prato dos brasileiros, pela facilidade de compra e preço acessível, o espinafre é um alimento recomendado por nutricionistas, pelas diversas substâncias nutritivas que possui.

Segundo a nutricionista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, de Curitiba, Gabrielle Macedo, o espinafre possui alto valor nutritivo; é importante fonte de vitaminas e sais minerais, além de possuir possui algumas substâncias pouco conhecidas, mas que trazem grandes benefícios para o ser humano.

Propriedades

O espinafre foi descoberto em solo asiático e é rico em sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, e possui alta concentração de vitaminas dos complexos A e B, propriedades que transformam o alimento em uma fonte de nutrientes fundamental para a formação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservação da visão.

Como a maioria das hortaliças de folhas verde-escuras, o espinafre é recomendado principalmente para gestantes e crianças, pois previne a anemia e a desnutrição. O alimento é indicado também para as gestantes, por ser uma importante fonte de ácido fólico.

O ácido fólico é uma vitamina que contribui diretamente para a formação do tubo neural do feto e essencial para o tratamento de certas anemias, além de contribuir para a manutenção da memória, fluência da fala e velocidade de processamento das informações.

A hortaliça também colabora para conservação da pele, proteção do aparelho digestivo e, principalmente, a manutenção do sistema nervoso, tornando-se essencial para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro.

Pesquisa

De acordo com uma pesquisa realizada no ano passado, pelo nutricionista Fernando Gómez-Pinilla da Universidade da Califórnia, o espinafre faz parte de um grupo de alimentos antioxidantes responsáveis pelo melhoramento das atividades mentais do ser humano. Segundo o estudo, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. Alimentos como espinafre, nozes, castanhas, óleos vegetais, lentilha, couve-flor, aspargo e abacate começam trabalham para eliminar as substâncias em excesso, funcionando como "desenferrujadores" do cérebro.

Consumo

Para aproveitar e potencializar os nutrientes presentes na hortaliça é necessário consumir o alimento nas principais refeições do dia. Uma porção média de espinafre cozido pesa 90g e o ideal é que um adulto consuma cinco porções semanais. Para facilitar esta ingestão, o espinafre pode ser utilizado nas mais variadas receitas, como tortas, suflês, refogados e saladas cruas. O ideal, de acordo com os especialistas, é que seja diminuído ao máximo o período de cozimento, para que os nutrientes sejam conservados. A hortaliça pode ser utilizada nas mais variadas receitas, leves e saborosas, como as sugeridas abaixo.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro