------------------------

HMB CA.

Suplemento nutricional, metabólico da leucina, anticatabólico (anabólico auxiliar), ergogênico e antilipêmico. O HMB é especialmente indicado para atletas que buscam ganho de massa muscular e força que requerem decréscimo de gordura e aumento da massa muscular.
O que é HMB?
O HMB (beta-hidroxi-beta-metilbutirato) é um metabólico bioativo gerado pelo fracionamento do aminoácido essencial de cadeia ramificada leucina (um dos três aminoácidos de cadeia ramificada que compõem o BCAA).

O HMB é produzido a partir do cetoisocaproato (KIC), um metabólico do aminoácido leucina, pela ação da enzima KIC-desidrogenase, produzidannaturalmente pelo corpo humano. Os seres humanos sintetizam entre 0,3 e 1,0 grama de HMB diariamente, com cerca de 5% sendo provenientes doncatabolismo da leucina dietética.

Qual a função do HMB

Estudos em animais indicam que, em condições normais, 5% da leucina são desviados para a síntese de HMB no nosso organismo. Porém, o mecanismo de ação do HMB é desconhecido, mas há especulações e algumas propostas ergogênicas dos seus benefícios. Tem recebido o mérito de ser um importante anti-catabólico, aumentando a força e a massa muscular através da sua suplementação, mas as vias para tais benefícios ainda não estão claramente desvendada pelos estudos realizados até os dias atuais.

Pode se reduzir a perda de proteína durante o estresse por inibir o catabolismo protéico. Os dados sugerem também um aumento induzido pelo HMB na oxidação celular dos ácidos graxos in vitro nas células musculares dosnmamíferos expostas ao HMB.

Seus possíveis efeitos consistem em reter nitrogênio, prevenir ou tornar mais lento o dano muscular e reduzir o fracionamento muscular (proteólise: quebra da proteína muscular) associado ao esforço físico intenso, no exercício de resistência. Especula-se que este seja o motivo que gera um aumento na força muscular e aprimoramento da composição corporal.

Que pesquisas foram feitas sobre HMB?
Com exceção da creatina monoidratada, HMB é um dos suplementos mais altamente estudado atualmente. Estudos têm sido feitos sobre HMB envolvendo animais e seres humanos. Diversos e importantes ensaios duplos cegos (paciente e médico não sabem o que estão tomando), estudos universitários com placebo controlado mostraram que HMB ajudou jovens praticantes de musculação a ganharem mais força e dimensão muscular.

Outro estudo examinou o efeito que HMB fez em idosos (acima de 65 anos) que treinaram com peso. Este estudo mostrou que tomando HMB eles obtiveram melhores resultados do que os que não tomaram a suplementação. Ainda outro estudo mostrou que mulheres que se exercitaram regularmente com pesos e receberam suplemento de HMB ganharam mais medida e força e perderam mais gordura. Finalmente um estudo envolvendo ciclistas mostrou que quando recebiam suplemento de HMB suas resistências eram significantemente aumentadas.

------------------------

Benefícios do HMB.

Benefícios do HMB
Muitos benefícios são relacionados ao HMB na literatura, como:

aumento da força;
aumento da massa corporal magra;
diminuição do catabolismo protéico e/ou a lesão/ fracionamento muscular (proteólise), pela diminuição dos níveis de 3-metilistidinanurinária e/ou CK e/ou lactato desidrogenase (LDH);
no HMB também tem ação imuno-moduladora em modelo animal;
e reduz a gordura corporal.

Mecanismo de ação

2 mecanismos possíveis:

1) Inibição direta do processo proteolítico;

2) O HMB pode ser similar e covalentemente ligado a estruturas da membrana destruídas sob estresse, o que diminuiria os danos celulares.

Ação anabólica

Aumenta o volume muscular através da inibição da degradação protéica via influência no metabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada. A inibição da atividade do sistema ubiquitina proteossoma ATP-dependente, a inibição de vias de sinalização com participação da proteína quinase C-alfa e a diminuição da concentração citoplasmática do fator nuclear - kappa B livre, eventos relacionados ao decréscimo da proteólise em células musculares.

Contraindicações do uso de HMB
Alguns estudos sugeriram que o seu uso poderia estar associado a problemas renais. Porém outros estudos, que utilizaram a suplementação com HMB, durante oito semanas, com posologias de até 6 gramas por dia de treinamento com resistência não constataram efeitos adversos sobre a função das enzimas hepáticas, o perfil dos lipídios sanguíneos, a função renal ou a função imune. Outros estudos deverão ser realizados para avaliar os efeitos em longo prazo dos suplementos de HMB sobre a composição corporal, a resposta ao treinamento e a saúde e segurança globais.

É necessário ciclar ou alternar o uso do HMB?
Alguns estudos recomendam que a dosagem de HMB é de 1,5-3g por dia durante 4-8 semanas. Enquanto outros sugerem que a dosagem pode ser denaté 6 gramas por dia. Sendo o período máximo de sua utilização em testes de 8 semanas, não havendo mais informações sobre dosagens e os resultados do uso de HMB após este período

------------------------

Informações sobre HMB CA.

Informações sobre HMB CA:

O HMB intensifica o ganho de massa magra e fortalece a resistência nos treinos em mais de 200% em relação àqueles que não realizam tal suplementação. O HMB também pode impulsionar significativamente o desemprenho aeróbico e promover a saúde e força dos ossos. Além disso, o HMB pode auxiliar na aceleração da perda de gordura, que ocorre como resultado de exercícios intensos. Ele intensifica o ganho de massa magra, impulsiona a capacidade aeróbica, acelera a perda de gordura e aumenta a força.

HMB (beta-hidroxi beta-metilbutirato) é um metabólito aminoácido patenteado que foi descoberto pôr pesquisadores da Universidade de Iowa. Estudos universitários demonstram que quando atletas intensamente treinados suplementam suas dietas com HMB, eles têm um ganho significativvamente maior de força e de massa magra do que aqueles outros atletas que só usaram placebo.

Estes estudos também demontraram que HMB pode ajudar a acelerar a perda de gordura que se segue ao exercício extenuante, e suprimir a quebra de proteína que se segue ao exercício intenso, produzindo um efeito anti-catabólico. Através da redução da quebra do tecido muscular,o HMB pode fazer com que a balança da quebra protéica se incline a favor de novo crescimento muscular.

Pesquisas determinaram que a suplementação com HMB auxilia na capacidade do organismo de reduzir os danos musculares associados ao trabalho muscular ou stress, preservando o acúmulo de aminoácidos no músculo e auxiliando a retenção de nitrogênio-componentes vitais e essenciais ao desenvolvimento muscular.

HMB ou beta-hidroxi-beta-metilbutirato pode ser considerado um dos suplementos mais pesquisados e testados no mercado. O HMB é primeiramente sintetizado no fígado e músculos. O corpo humano produz em média 500mg de HMB ao dia. Essa quantidade não é suficiente. O ser humano teria que consumir um mínimo de 2,5 kg de carne vermelha para obter 3g de HMB. Como as fontes nutricionais de HMB nunca são suficientes, suplementação desse produto se torna extremamente necessária.

HMB é uma substância natural produzida pelo corpo humano e adquirida pela alimentação. Sua suplementação não causa efeitos colaterais.

------------------------

HMB – Beta-Hidroxi-Beta-metil-butirato.

HMB – Beta-Hidroxi-Beta-metil-butirato
Quando eu escrevi sobre o HMB em 2009, de acordo com o American College o uso do HMB não era incentivado por falta de estudosimages (1), porém por experiência já era sabido que realmente funcionava! Após 4 anos está aí o novo posicionamento do International Society of Sports Nutrition Position Stand: beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMB)!
Segue algumas informações sobre o HMB.
HMB é um metabólito do aminoácido LEUCINA, assim não é um nutriente essencial, pois temos a capacidade de sintetizá-lo.
"Metabólito quer dizer que está reações químicas a frente de um nutriente (veja a figura abaixo), assim podemos dizer que é mais ativo ou específico para algumas reações".
Função: ANTICATABÓLICO! Fontes alimentares: alfafa, milho e o peixe bagre.
Sintetizamos uma média de 0,3 a 1g/dia, dependendo diretamente da nossa alimentação.
Quais as teorias que justificam o uso do HMB?
TRÊS MECANISMOS
1. Precursor de HMG-CoA redutase:
o Aumenta substratos para reparar e melhorar a integridade do sarcolema – via colesterol.
2. Ação na via m-TOR (mammalian Target of Rapamycin):
o Estimula a síntese protéica via DNA.
3. Inibição da via Ubiquitina-Proteassoma proteolíticas:
o Inibe a degradação de proteínas intracelulares que em processo de catabolismo causam caquexia.
clip_image001

1. Ação como precursor de HMG-CoA: O HmB é precursor do HMB-CoA redutase que é uma enzima responsável pela conversão do HMG-CoA em Ácido Mevalônico que é um substrato que dará origem ao colesterol. O Colesterol é um componente importante para a recuperação celular. Quando treinamos e danificamos as células musculares é necessário estabilizar o sarcolema – parte integrante do músculos, o colesterol ajuda nessa estabilização. A falta de colesterol na reparação muscular pode causar necrose (morte) das células musculares.
2. Ação na via m-TOR: Essa via m-TOR estimula a síntese protéica agindo diretamente no DNA celular.
O aumento intracelular da leucina promove ativação da m-TOR que inibe a autofagia e estimula a Transcrição, Translação do RNAm, Biossíntese dos ribossomos, Proliferação celular, Organização Citoesquelética, tudo para favorecer o crescimento celular = estímulo de síntese de proteínas e consequentemente HIPERTROFIA MUSCULAR!

3. Ação na via-Ub – Ubiquitina-proteassoma proteolíticas: É uma via que consome muito ATP (energia) e quando ativada causa processo catabólicos podendo levar a caquexia. Essa via m-TOR estimula a síntese protéica agindo diretamente no DNA celular. Geralmente a atividade da via-Ub é aumentada em condições de estresse intenso como câncer, fome, exercício físico etc. Não sabe-se a real ação do HMB nessa via, mas há estudos que comprovem que a suplementação de HMB ajuda a inibir a ativação dessa via.
A suplementação de HMB é indicada para fornecer quantidades necessárias de HMG-CoA para a síntese de colesterol e a subsequente reparação de membrana durante os períodos de estresse muscular aumentado.
A principal propriedade do HMB é ser anti-catabólico. O que é muito importante segundo o ACSM – American College of Sports Medicine, que diz que essa propriedade é o que garante o ganho de massa muscular.
Lembra da postagem sobre whey protein (http://nutrivanessalobato.blogspot.com/2009_05_24_archive.html) que durante um treino de hipertrofia sempre há redução de tecido muscular e para que o processo de hipertrofia aconteça tem que haver a super-compensação? Então, o HMB regula o metabolismo protéico, minimiza o processo de catabolismo/quebra de massa muscular durante o dia auxiliando na recuperação celular.
A síntese de HMB pode ser feita pela leucina, porém são necessário 20g de leucina para produzir 1g de HMB;
A indicação de suplementação é de cerca de 3g/dia ou 38mg/ peso corporal – kg/dia. É sugerido o fracionamento dessa suplementação em três doses diárias já que a meia-vida desse suplemento e curta.
Atuais recomendações do International Society of Sports Nutrition, 02 fev 2013:
1. Ação: deve-se a inibição da quebra de proteína e aumento da produção/síntese de proteínas;
2. O HMB pode ser usado para melhorar a recuperação pós-treino, reduzindo a lesão muscular;
3. O melhor momento para consumir o HMB é após o treino;
4. O HMB parece ser mais eficaz se consumido durante duas semanas antes da prova;
5. A dose por kg para ajudar na hipertrofia muscular, força e potência é de 38mg/kg de peso corporal;
6. Apresentação: Duas formas a. HMB-Ca (ligado ao cálcio), b. HMB-FA (forma livre);força idoso
7. Indicação para idosos que precisam aumentar massa magra;
8. Quando associado a ingestão de HMB com um programa de exercícios estruturados ode resultar em maiores diminuições de massa gorda;
9. O consumo crônico (a long0 prazo) de HMB é seguro tanto em jovens quanto em idosos.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
QUANTIDADE, HORÁRIO, FREQUÊNCIA E OUTRAS informações sobre o modo de consumo do HMB EU NÃO RESPONDO POIS ISSO DEPENDE DE VÁRIOS FATORES que dever ser avaliados individualmente levando em conta as necessidades nutricionais, a rotina alimentar e os objetivos!

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro