------------------------

L THEANINE.

A L-theanina é um aminoácido não protéico encontrado naturalmente no chá verde, compõe 50% dos aminoácidos livres totais da planta. O aminoácido constitui entre 1% e 2% do peso seco das folhas do chá verde. L-theanina é considerado o componente principal responsável para o gosto do chá verde, que no japonês é chamado umami. No mercado japonês, foi introduzida como um suplemento nutritivo para distúrbios de humor .
green-teaO chá verde é conhecido há muito tempo como uma bebida relaxante, e os cientistas acreditam que seu sabor e suas propriedades relaxantes se devem ao teor de teanina presentes em sua composição. O chá verde é a segunda bebida mais consumida a nível mundial, a seguir à água, e muitos dos benefícios associados ao consumo do chá verde são atribuídos ao seu teor em teanina. A L-theanina parece ainda neutralizar os efeitos estimulantes da cafeína - fato que pode explicar a razão pela qual as pessoas sentem-se relaxadas depois de beberem o chá verde, apesar do teor de cafeína.

------------------------

L-THEANINE CÁPSULAS.

L-THEANINE CÁPSULAS
A L-teína é um aminoácido que se encontra exclusivamente na planta do chá verde, como aminoácido livre.
É sintetizada na raiz da planta, mas é nas folhas que se concentra, representando cerca de 1 a 2% do peso das folhas verdes, constitui 50% dos aminoácidos presentes no chá verde.
O chá verde é conhecido desde há muito como uma bebida relaxante e os cientistas acreditam que quer o sabor do chá verde, quer as suas propriedades relaxantes, se devem ao seu teor de teína. No Japão, os suplementares alimentares de teína são vendidos especificamente para a regulação do humor.
O chá verde é a segunda bebida mais consumida a nível mundial, a seguir à água e muitos dos benefícios associados ao consumo do chá verde são atribuídos ao seu teor em teína.
A teína parece ter a capacidade de atravessar a barreira hemato-encefálica e demonstrou influenciar a actividade cerebral, possivelmente devido à influência que tem sobre alguns neurotransmissores, tais como a dopamina e a serotonina, sugerindo potenciais aplicações em situações de stress, ansiedade e depressão.
A teína parece ainda neutralizar os efeitos estimulantes da cafeína - facto que pode explicar a razão pela qual as pessoas se sentem relaxadas depois de beberem chá verde, apesar do teor de cafeína.
Há ainda estudos que focam o possível papel da teína como suporte imunitário e cardiovascular assim como no controlo de peso e síndroma pré-menstrual.
Pesquisas em humanos demonstraram que aproximadamente 30 a 40 minutos após a ingestão de L-teína se cria uma sensação de relaxamento através de dois diferentes mecanismos. Em primeiro lugar, estimula directamente a produção das ondas cerebrais alfa, criando um estado de relaxamento e alerta mental semelhante ao que se atinge através da meditação. Secundariamente, está envolvida na formação do ácido gama-amino-butírico (GABA), inibidor de neurotransmissores. O GABA influencia os níveis de outros neurotransmissores, tais como a dopamina e a serotonina, ambas importantes no relaxamento e estabilização do humor.
Os participantes deste estudo atingiram um estado de relaxamento e, ao mesmo, tempo de alerta mental, sem sedação, sugerindo o seu uso potencial em pessoas que sofrem de problemas associados a ansiedade e stress que necessitem de se manter alerta de forma a conseguirem desempenhar as suas actividades diárias.
A teína parece aumentar os níveis da dopamina e serotonina no cérebro e um estudo efectuado recentemente em ratos demonstra que a administração de L-teína por um período de 4 meses aumenta a capacidade de aprendizagem e a memória.
O impacto da teína na serotonina e dopamina também significa uma melhoria na capacidade de aprendizagem, memória, humor e balanço emocional durante o período de administração de teína, contudo, são ainda necessários novos estudos para melhor elucidar o envolvimento da teína nestas áreas.
Foram ainda avaliados os efeitos protectores do chá verde. Estudaram-se três dos principais constituintes do chá verde, teína, cafeína e polifenóis em relação à sua capacidade para inibir a oxidação do colesterol LDL. Apesar dos polifenóis terem obtido melhores resultados que a L-teína, esta última mostrou também melhores resultados que a cafeína. Vários estudos indicam que a teanina poderá ser valiosa em situações de quimioterapia.

------------------------

L-THEANINA Aumenta a concentração.

L-THEANINA Aumenta a concentração.
A L-teanina é o único aminoácido presente quase exclusivamente na planta Camellia sinensis (chá verde). Parece ocorrer em somente outras três espécies; uma espécie de cogumelo e outras duas espécies do gênero Camellia. Sendo o chá a segunda bebida mais consumida no mundo, uma quantidade considerável de teanina é consumida diariamente em todo o mundo. Teanina confere sabor ao chá verde. O chá verde contém um número de constituintes, incluindo polifenóis, proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos, vitaminas, minerais, e pigmentos. Teanina compreende 1 a 2% do peso seco do chá, constituindo aproximadamente 50% dos aminoácidos do chá verde. Teanina é sintetizada na raiz da planta onde a luz solar converte a teanina em polifenóis. Por causa disto, alguns cultivadores do chá verde mantém as plantas fora da luz solar direta para preservar o índice de teanina e assim o sabor.

Mecanismo de Ação

No cérebro, Teanina aumenta a produção de serotonina e dopamina. A teanina aumenta as ondas alfa cerebrais, num sinal de relaxamento induzido. Teanina protege também células normais dos danos causados por estas drogas através da atividade antioxidante. A atividade antioxidante de L-teanina foi estudada com relação a seu efeito na oxidação do colesterol LDL. A L-teanina pode neutralizar o efeito estimulante da cafeína.

------------------------

Indicações L-THEANINA.

Indicações

- Stress/Ansiedade: Estudos demonstraram que L-teanina induz atividades no cérebro correlacionando um estado percebido de relaxamento. Um pequeno estudo japonês com estudantes universitários mostrou que a administração oral de 200mg de L-teanina leva ao aumento de ondas cerebrais e a um sentido subjetivo de relaxamento. A administração de Teanina causou relaxamento dose dependente, sem perder o estado de alerta, estado mental sem sedação, começando aproximadamente 40 minutos após administração oral. O chá verde é usado freqüentemente como uma bebida relaxante, embora possa conter mais cafeína do que o café, a teanina parece neutralizar o efeito estimulante da cafeína.

- Hipertensão: Em estudos com ratos hipertensos, a administração de L-teanina causou uma redução significativa na pressão sanguínea. Entretanto, ainda faltam estudos para o uso de teanina, como anti-hipertensivo, em humanos. De qualquer maneira, teanina pode ser utilizada em regimes de tratamento para hipertensos.

- Câncer: Foram realizados numerosos estudos in vitro e em animais para investigar o efeito de L-teanina no câncer. A Teanina diminuiu o tamanho de tumores ovarianos em ratos quando administrados concomitantemente com os quimioterápicos. A Teanina também protege células normais dos danos causados por drogas quimioterápicas.

- Tensão Pré-menstrual: Estudos têm demonstrado que mulheres tomando 200mg de L-teanina / dia têm apresentado uma incidência menor de sintomas da TPM. Estes sintomas incluem os sintomas físicos, mentais e sociais. Um significante alívio dos sintomas da TPM foi observado com o uso de L-teanina.

- Melhora do aprendizado: A L-teanina tem sido recentemente relacionada ao aumento da habilidade de aprendizado em animais e à indução do relaxamento em humanos, possivelmente devido ao seu efeito na serotonina, dopamina e outros neurotransmissores.

Interações Medicamentosas

A L-teanina aumenta a atividade de doxorubicina, idarubicina, pirarubicina, cisplatina e irinotecano nas células tumorais.

Precauções

Gestantes e lactantes devem evitar o uso de suplementos com L-teanina. O uso de L-teanina concomitantemente com o uso de agentes quimioterápicos no câncer deve ser realizado sob supervisão médica.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro