------------------------

OLEO DE HORTELA PIMENTA.

Óleo Essencial de Hortelã Pimenta
obre o Óleo Essencial de Hortelã Pimenta
O Hortelã Pimenta é em termos terapêuticos, um dos mais importantes óleos, sendo também muito usado no comércio: doces, pastas de dente, etc. A planta só foi distinguida de outros tipos de menta no século XVII. Plínio conta que os gregos e os romanos se coroavam com Hortelã Pimenta em seus festins, e que ele era usado para aromatizar tanto os seus molhos como os seus vinhos. Foi usado, junto com outras mentas, pelos antigos médicos gregos, e há certa evidência de que chegou a ser cultivado pelos egípcios. É cultivado em muitas partes o mundo, inclusive a Itália, EUA, Japão e Inglaterra. Os EUA produzem mais óleo do que qualquer outro país, mas óleos europeus são tidos como de qualidade superior à de qualquer outro. É planta nativa do Mediterrâneo, apesar da mitologia grega oferecer um conto mais romântico.

O Hortelã Pimenta foi a ninfa Mentha, que Plutão achou muito atraente. Perséfone, sua ciumenta mulher, perseguiu Mentha e a enfiou ferozmente no chão. Então, Plutão transformou Mentha numa deliciosa erva.
Este agradável aroma é rapidamente absorvidos pelo organismo, e comporta-se como estimulante suave. Em contato com a membrana mucosa do estômago, exerce de início um efeito estimulante, depois sedativo local, reduzindo a náusea e corrigindo as indisposições. Por sua ação estimulante tópica no intestino, corrige as sensações irregulares e dolorosas causadas pelo acúmulo de gases, dando rápido alívio, provavelmente por ação reflexa, soltando o gás aprisionado. Após uma dose grande, a dor desaparece instantaneamente, e os gases são expelidos, e isso pode ser freqüentemente observado em bebês e mulheres fracas.

------------------------

Óleo Essencial Hortelã-Pimenta da Bio Essência.

Óleo Essencial Hortelã-Pimenta, da Bio Essência - Um óleo importante para o nosso corpo!

Os óleos essenciais são os principais componentes bioquímicos com ação terapêutica extraídos de plantas aromáticas e medicinais. Podendo ser usados em banhos, massagens, inalações, etc.

O óleo essencial de Hortelã Pimenta da Bio Essência é um excelente estimulante, refrescante, descongestionante, desodorizante, expectorante, analgésico, além de outros.

Diversas são as ações que a Hortelã Pimenta oferece aos sistemas do nosso organismo, destacamos algumas delas:

Sistema respiratório: ação expectorante e ajuda na eliminação da coriza, benéfico nos casos de congestão nasal e sinusite. Ainda alivia a pressão na cabeça em casos de constipação e febre.

Sistema imunológico: é antisséptico, protege nosso corpo contra resfriado, gripes e infecções.

Sistema nervoso: ação analgésica contra dores de cabeça, enxaqueca e fadiga mental e física. Além de melhorar a concentração mental.

#Dica: Óleos essenciais ou óleos misturados devem sempre ser mantidos em lugares frios, secos, escuros e fechados.

Algumas precauções também se fazem necessárias como: Usar sempre diluído e não usar altas concentrações, pois pode causar irritação à pele.

------------------------

Óleo Essencial de Hortelã Pimenta para Sistema respiratório.

Óleo Essencial de Hortelã Pimenta
Os egípcios utilizavam a hortelã pimenta para temperar o vinho e Culpeper defendia esta erva como sendo a ideal para distúrbios digestivos.

Bastante usado contra diarreia, náusea, vômito,cólicas estomacais.

Emprega-se contra bronquite, resfriados, acne e pele congestionada. É útil para alivio de dor de cabeça Aromaterapia no dia a dia

Sistema respiratório: Gripes e resfriados, e expectorante elimina o catarro, benéfico nos casos de congestão nasal e sinusite. Aroma ambiental, inalação a vapor, banho, massagem suave. Aliviar a pressão na cabeça em casos de constipação e febre.

Sistema imunológico: é antiséptico, protege nosso corpo contra resfriado, gripes, infecções, epidemias e catapora. Banhos, loção corporal , aroma ambiental.

Sistema nervoso: Dores de cabeça, enxaqueca e fadiga mental e física. Principalmente quando a pessoa está com dificuldade para se concentrar e pensar com clareza. Usar no ambiente, no colar aromático e no Banho. Limpa a pele congestionada. Gargarejo sem engolir para eliminar mau hálito- Hidrolato de Hortelã.

Cuidados com a pele: congestão e irritação na pele.

Ação: alivia a coceira e a irritação, mas deve se usado a diluição de 1% para evitar agravamento da situação.

Circulação, músculos e juntas: dores e fadiga musculares, circulação pobre, benéfico paar veias varicosas e hemorroidas. Usado em compressa ou aplicação diluído em óleo vegetal. Banho de banheira.

Propriedades

Estimulante, refrescante, descongestionante, desodorizante,depurativo, expectorante, analgésico, anti-nevrálgico, anti-séptico, antiespasmódico, antiviral, bactericida, adstringente, diurético, anti térmico, hepático, vaso constritor, vermífugo.

Combina bem com: Manjericão, cipreste, limão, lavanda, manjerona, alecrim, eucalipto globulus e tea tree.

Curiosidades – Usos através dos tempos Hortelã pimenta é usado para baixar a febre e conter doenças contagiosas.

É utilizando em muitos produtos farmacêuticos, em especial massagens vaporizadores e outros produtos para o peito, na medicina veterinária e na odontologia.

------------------------

Aromaterapia Óleos Essenciais Hortelã-Pimenta.

Aromaterapia Óleos Essenciais Hortelã-Pimenta
Aplicações dos Óleos Essenciais:
1) Inalações com óleos essenciais: é particularmente eficaz no tratamento de problemas respiratórios (tais como gripes e constipações) e no alívio de tensão nervosa e de dores de cabeça.
2) Massagens Aromáticas: ao massajar o corpo com óleos de massagem, podemos combinar eficazmente as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais com os efeitos benéficos da própria massagem.
3) Banhos Aromáticos: são particularmente eficazes em casos de lesões e dores musculares, irritações da pele, problemas circulatórios, combate a fadiga e insónias. Excelentes para aliviar as tensões do dia-a-dia.
4) Compressas Aromáticas: consistem em panos embebidos numa mistura de óleo essencial, óleo vegetal e água morna ou fria. As compressas feitas com água morna são muito eficazes para acalmarem lesões antigas, dores musculares, dores menstruais, dores de ouvidos, quistos e problemas de pele. As compressas feitas com água fria são muito eficazes em casos de entorses recentes, inflamações, contusões, inchaços, dores de cabeça, queimaduras e febres..
5) Desodorizantes e Purificadores do Ar: os óleos essenciais possuem propriedades anti-sépticas, anti-viróticas e anti-bacterianas, podendo ser eficazmente utilizados como purificadores e desodorizantes do ar.
6) Perfumes e Colónias: Para fazer um perfume, diluir 15-25% de óleos essenciais em álcool puro e deixar repousar 15 dias em local escuro. Filtrar e usar. Para as colónias, diluir 12-15% de óleos essenciais em álcool 70º.

Óleos Essenciais Simples Hortelã-Pimenta Aplicação:
Analgésico de Dores de Cabeça/Cefaleias, Analgésico e Anti-espasmódico nas Dores Menstruais, Anti-espasmódico (cólicas, gases intestinais, flatulência, colite, vómitos e náuseas), Anti-Espasmódico e Expectorante das Vias Respiratórias (tosses, bronquite, asma), Anti-Séptico das Vias Respiratórias (gripes e constipações, bronquite, asma), Estimulante e Revigorante (stress, fadiga), febres, Fortalece Memória e Concentração Mental, Repelente de Insectos, Tónico-Cardíaco (combate palpitações).

Óleos Essenciais que podem ser usados durante a Gravidez:
Benjoim, bergamota, citronela, cravinho, eucalipto, incenso, jasmim, laranja, limão, lúcia-lima, mirto, neroli/flor de laranjeira, patchouli, petitgrain, pinho, rosa, rosmaninho, tangerina, tea-tree (árvore do chá) e ylang-ylang.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro