------------------------

PASSIFLORA.

Passiflora ou flor do maracujá, conhecida também como flor-da-paixão ou maracujá-sylvestre, tem propriedades medicinais calmantes mas também afrodisíacas. O extrato de maracujá pode ser encontrado em comprimidos ou chá, que podem ser encontrados facilmente em lojas que vendem produtos naturais e de manipulação.

Pasalix é nome comercial de um suplemento alimentar baseado em extrato de passiflora e que pode ser encontrado em farmácias convencionais e drogarias.

Propriedades da passiflora

Ação relaxante e anti-depressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensoras e sedativas. Esta planta medicinal também induz o sono e o relaxamento muscular.

Para que serve a passiflora

Nervosismo, ansiedade, depressão, insônia, dificuldades de concentração, síndrome pré-menstrual e espasmos gastro-intestinais de origem nervosa, hiperatividade infantil.

------------------------

Modo de uso da passiflora.

Modo de uso da passiflora

As folhas, sementes e o fruto são usados para fins medicinais, bem como o aroma da flor em aromaterapia.

Chá com sementes secas para verminoses - 250 ml de água fervente para cada 3g de sementes secas e moídas. Tomar 2 vezes ao dia.
Chá de folhas secas de maracujá para insônia - Faça 3 xícaras de chá de folhas secas de maracujá para beber durante o período da tarde ou ao longo da segunda metade do dia. Para cada 250 ml de água fervente, utilizar 15 gramas de folhas.
Suco de maracujá para ansiedade - Para cada litro de água fria coloque 20 0ml de polpa de maracujá. Adoce a gosto com açúcar ou com mel. Tomar durante o dia todos os dias, especialmente durante a crise de ansiedade.
Efeitos colaterais da passiflora

Pode causar sonolência excessiva.

Contraindicações da passiflora

Hipotensão arterial, durante a gravidez e lactação.

------------------------

Passiflora cápsulas.

Passiflora cápsulas
O Maracujá (Passiflora) age como depressor suave do sistema nervoso central, resultando em ação sedativa, tranqüilizante e antiespasmódica da musculatura lisa. O seu uso diminui por instantes a pressão arterial e ativa a respiração.
Pesquisas feitas com a Passiflora incarnata (espécie nativa da América do Norte), onde foram administrados por via oral extratos da planta em ratos, verificou-se efeito sedativo, porém sem alteração da atividade elétrica do sistema nervoso central; em outros estudos com esta planta administrada por via oral e intraperitional, observou-se prolongamento do tempo de sono e redução da atividade locomotora, promovendo uma redução dos efeitos convulsivantes provocados pelo pentilenotetrazol.

INDICAÇÕES
- Excitações nervosas
- Histeria
- Neurastenia
- Cefaléias
- Provoca sono natural, indicado nas insônias, sem alterar a lucidez
- Hiperatividade e falta de concentração em crianças

POSOLOGIA
Tomar 1 dose 3 vezes ao dia ou conforme orientação de profissional habilitado.

PRECAUÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES
Evitar usar com remédios calmantes ou relaxantes, pois aumentam o efeito de sedativos e tranqüilizantes.
Deve ser consumido com cautela por pessoas com pressão arterial baixa.
Pode haver potencializaçào do efeito com álcool, anti-histamínicos e do sono induzido pelo pentabarbital e também dos efeitos analgésicos da morfina. Pode provocar um bloqueio parcial do efeito das anfetaminas.

ADVERTÊNCIAS
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
10. Siga corretamente o modo de usar.
11. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.
12. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".

------------------------

Passiflora é um género botânico.

Passiflora é um género botânico de cerca de 500 espécies de plantas, pertencente à família Passifloraceae. São, em sua maioria, trepadeiras; algumas são arbustos, e algumas poucas espécies são herbáceas e são mais conhecidas pelo seu fruto, o maracujá.
O gênero Passiflora é originário da América do Sul e tem no Centro-Norte do Brasil, o maior centro de distribuição geográfica. Existem várias espécies no gênero, que também é conhecido popularmente como Maracujá. O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá, cultivando cerca de 35.000 ha e produzindo mais de 485 mil toneladas de frutos.

Seu uso principal, está na alimentação humana, na forma de sucos, doces, geléias, sorvetes e licores. Os frutos do maracujazeiro doce são consumidos principalmente ao natural, possuem aroma agradável, baixa acidez, elevados teores de sólidos solúveis totais, alto valor nutritivo, tamanho e aparência externa, o que os torna bem aceitos pelos consumidores.
O suco do maracujá é conhecido pelo seu valor nutricional, como também por seu sabor exótico, muito apreciado, sendo boa fonte de pró-vitamina A, niacina, riboflavina e ácido ascórbico.

A flor da maioria das passifloras decorativas tem uma estrutura única, que requer uma abelha de grande porte para ser efetivamente polinizada. O tamanho e estrutura de flores das diferentes espécies de passiflora são variáveis. Algumas espécies podem ser polinizadas por beija-flores, outras por mamangavas e vespas (do gênero Xylocopa), e, ainda, algumas espécies são auto-polinizantes. A abelha doméstica atrapalha a polinização do maracujazeiro, pois leva o pólen embora e não é suficientemente grande para polinizá-lo. As espécies de passiflora são usadas como alimento pelas larvas de mariposa, Cibyra serta e muitas borboletas Heliconiinae.
Pelo menos uma das espécies é considerada protocarnívora, a Passiflora foetida.
A Passiflora é uma planta originária da América Tropical que precisa de temperaturas elevadas e aclimata-se bem somente em Regiões Temperadas. Suas flores lembram os instrumentos utilizados na crucificação de Cristo, por esse motivo é conhecida em outros idiomas por Flor-da-paixão.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro