------------------------

Uva Ursi.

Uva-ursina de nome científico Arctostaphylos uva-ursi L., é uma planta medicinal também conhecida como buxilo, medronheiro, ursina, uva-de-urso ou búxulo.

Esta planta medicinal possui propriedades terapêuticas que agem como anti-séptico e diurético em todo o sistema urinário, sendo muito eficaz no tratamento de infecções urinárias e dos órgãos genitais.

Para fins medicinais são utilizados as folhas dessa planta, que são conhecidas pelo seu forte gosto amargo.

Propriedades da Uva-ursina

Antibacteriana; adstringente; anti-inflamatória; anti-séptica; diurética;

Para que serve a Uva-ursina

Cistite; pedras nos rins; infecções urinárias; inflamações na garganta; vaginites; corrimentos; inflamações da próstata; inflamações na uretra; blenorragias; diarreia; disenteria.

Modo de uso da Uva-ursina

Infecção urinária

Ferver 50 a 60 gramas de folhas de uva-ursina em 1 litro de água, por aproximadamente 15 minutos. O indivíduo com infecção urinária deve beber 3 a 4 xícaras diariamente.
Existem nas farmácias a tintura de uva-ursina, o ideal é misturar de 10 a 20 gotas em 100 ml de água e beber 3 vezes ao dia.

------------------------

Uva-de-urso é uma erva medicinal.

A Uva-de-urso (Arctostaphylos uva-ursi) é uma erva medicinal. Conhecida como uva ursina, buxilo, buxulo, medronheiro, ursina, Uva-de-urso e uva dos ursos. Tendo como habitat regiões montanhosas.
História e Medicina Alternativa[editar]

"Uva-de-urso" de origem latina, enfatiza ao gosto dos ursos pela fruta da planta. Os primeiros registros iniciam-se no século XIII com herbário Gaulês. Os chás e extratos feito com as folhas, são usados como anti-sépticos e diuréticos por séculos e ainda, como laxante. Na homeopatia, a tintura feita com as folhas é útil no tratamento da cistite, uretrite, e as inflamações do aparelho excretor e tratando-as com eficácia. Pois acalma as dores, combate as fermentações e o odor amoniacal da urina, sendo muito útil na blenorragia. No entanto, os frutos não são usados. Fazendo parte da Farmacopeia de muitos países desde 1964. No século XIX , recebia o nome científico de Arbustus uva ursi, e sob este, está classificado no Green`s Universal Herbal

------------------------

Chá de uva ursi – Para que serve?.

Chá de uva ursi – Para que serve?
Esta planta de nome curioso, na verdade, é a uva-ursina (Arctostaphylos uva-ursi L.), pertencente à família das Ericáceas, também conhecida como buxilo, medronheiro, ursina, uva-de-urso e búxulo. Esta planta habita, principalmente, as regiões montanhosas da Europa, Ásia e América do Norte; ganhou o apelido de "uva de urso" (que originou o nome uva ursi) porque seu fruto – que são bagas de coloração vermelha – tem um gosto que não agrada muito o paladar humano, mas agrada bastante o dos ursos, que o consomem demais.
Esta planta vem sendo utilizada como antisséptico e diurético do aparelho urinário há séculos, como forma de chás ou extratos das folhas. Mas seu chá, até hoje, é o destaque. Suas folhas verdes que podem ser colhidas a qualquer época do ano proporcionam benefícios ao organismo humano através do seu chá.

Propriedades medicinais da uva-ursi e outros detalhes

Adstringente.
Diurética.
Antisséptica.
Anti-inflamatória.
Antibacteriana.
Seus princípios ativos são: Taninos, glicosídeos, flavonoides, heterosídeos, hidroquinônicos, ácido ursólico, elágicos, cera e sais minerais.

------------------------

Para que serve a infusão desta planta?

Para que serve a infusão desta planta?

A planta uva-ursina, em forma de chá, atua em diversos tratamentos e combate aos seguintes problemas:

Blenorragias.
Catarros vesicais.
Cistite.
Cálculo Renal.
Cálculos urinários.
Inflamações crônicas renais (nesse caso, é essencial o acompanhamento de um médico, para "conferir" se a urina apresenta o pH alcalino).
Diarreias.
Disenterias.
Doenças inflamatórias das vias urinárias.
Inflamações na região externa ou interna da boca.
Inflamações na garganta.
Complicações no intestino.
Complicações nos órgãos genitais (por exemplo: vaginite, metrites, corrimentos, etc.).
Inflamações crônicas da próstata e uretra.
Contraindicações, cuidados e dicas

É preciso ter atenção redobrada e buscar sempre as contraindicações. No caso da uva-ursina, não podem consumir o chá: mulheres gestantes, nutrizes, crianças menores de 12 anos e pessoas com sensibilidade estomacal, úlcera estomacal ou duodenal.

Infelizmente, o tratamento com este chá não deve durar mais de 10 ou 15 dias seguidos (tomando 2 ou 3 xícaras por dia), já que o uso excessivo pode provocar náuseas demais, vômitos, convulsões e até um colapso. O tratamento, obviamente, pode ser retomado posteriormente, mas tem que vir após uma pausa no consumo por um bom tempo. O uso prolongado (excedendo os 10 ou 15 dias estabelecidos) pode causar danos crônicos ao seu fígado e a obstipação; nas gestantes, pode chegar ao perigoso quadro de redução de suprimento de sangue para o feto.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro