------------------------

Vitamina B5.

A vitamina B5 ou ácido pantotênico é uma substância determinante para o metabolismo, para a regulação dos suprimentos de energia e utilizada para diminuir o stress físico e mental.

A deficiência dessa vitamina provoca sintomas como insônia, cãibras nas pernas, sensação de ardência nos pés, doenças neurológicas, baixa produção de anticorpos e fadiga. A vitamina B5 está presente em grande parte nos alimentos, por isso é raro ocorrer problemas relacionados a sua deficiência, que geralmente aparecem em casos de desnutrição grave.

O tratamento dos sintomas é feito com o aumento da ingestão dos alimentos ricos em vitaminas B5 ou com suplementos vitamínicos.

A vitamina B5 é hidrossolúvel o que facilita a sua excreção pelas vias urinárias, não sendo diagnosticado nenhum problema relacionado ao excesso dessa vitamina.

Fontes Alimentares de vitamina B5

Abacate
Batata doce
Carne Bovina
Carne de Frango
Fígado
Legumes
Leite e derivados
Lentilha
Gema de ovo

------------------------

A vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico.

A vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico ou pantotenato (íon proveniente do ácido pantotênico) é uma vitamina que ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress e no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares.
Quimicamente, o ácido pantoténico é uma amida composta pelo ácido D-pantóico e o aminoácido beta-alanina.

O nome sistemático da forma biologicamente activa (o isómero D; o isómero L não possui actividade biológica1 ) é ácido 3-[(2R,4-dihidroxi-3,3-dimetilbutanoil)amino]propanóico.

------------------------

Como funciona a vitamina B5.

Como funciona a vitamina B5
O ácido pantotênico, ou vitamina B5, existe por toda a parte. Pode ser encontrado em todas as células vivas e, de certa forma, em todos os alimentos. Apropriadamente, seu nome se origina da palavra grega "panthos", que significa "por toda a parte".

Embora tenha sido descoberta há mais de 40 anos, os nutricionistas nunca se entusiasmaram muito com a vitamina B5 porque sua deficiência aparente em humanos é muito rara. Na verdade, os sintomas da deficiência de ácido pantotênico nas pessoas somente ocorrem depois de longos períodos de restrição alimentar.

A vitamina B5 também é conhecida como "vitamina do estresse" e sua deficiência é difícil de se reconhecer, pois, aparentemente, afeta a capacidade de todos os órgãos de lidar com os estressores emocionais e físicos.

Nesse artigo, veremos a história, o valor terapêutico e as fontes de ácido pantotênico, ou vitamina B5.
O que é vitamina B5?

Assim como outras vitaminas do complexo B, o ácido pantotênico ajuda o corpo a extrair energia dos carboidratos, das gorduras e das proteínas. Também ajuda a metabolizar as gorduras e a produzir glóbulos vermelhos e hormônios da glândula supra-renal. O ácido pantotênico é necessário para manter a boa saúde.

Benefícios da vitamina B5

A vitamina B5 pode ser útil no tratamento da artrite reumatóide. Ela também pode ser usada para baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. O ácido pantotênico é encontrado com mais freqüência nas fórmulas anti-estresse, pois ele trabalha com a glândula supra-renal na produção dos hormônios do estresse.

------------------------

vitamina B5 ou pantotenato.

O ácido pantotênico, também denominado vitamina B5 ou pantotenato, faz parte das vitaminas do complexo B.

Estrutura do ácido pantotênico.
É encontrada no fígado, cogumelos cozidos, milho, abacate, carne de galinha, ovos, leite, vegetais, legumes e cereais. Auxilia no controle da capacidade de resposta do organismo ao estresse e no metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares.

Esta vitamina é fundamental para a produção da coenzima A, sendo, portanto, uma vitamina necessária para o metabolismo dos mamíferos. Além dessas funções já citadas, ela está relacionada com a produção de hormônios das glândulas adrenais e na formação de imunoglobulinas.

Sua deficiência leva à fadiga, doenças neurológicas, cefaléia, má produção de imunoglobulinas, câimbras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia, mal-estar, fraqueza de unhas e cabelo.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro