------------------------

farinha de banana verde.

benefícios da farinha de banana verde para a saúde
Alimento dá uma força na dieta e previne doenças cardiovasculares
Ganhando espaço nas prateleiras de lojas de produtos naturais, a farinha de banana verde é mais um aliado da alimentação saudável. Segundo o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, essa farinha é rica em amido resistente, um nutriente que não é digerido no estômago, e sim no intestino delgado - e é nesse processo que reside boa parte dos benefícios desse produto. "Na banana verde encontramos de 55 a 93% de amido resistente entre o total de amidos da fruta, já o processo de amadurecimento faz com que ele seja convertido em açúcares, perdendo sua eficácia", diz. Para fazer a farinha, basta cortar a banana verde em rodelas finas e levar ao forno por volta de 30 minutos. Depois de secas, bata as rodelas no liquidificador. A quantidade de consumo recomendada é cerca de duas colheres por dia e você pode acrescentá-la a frutas, sucos ou iogurtes. Conheça os benefícios da farinha de banana verde para a saúde e a dieta
Controla e previne o diabetes

De acordo com o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, a farinha de banana verde é uma aliada para pessoas com diabetes por ser um alimento de baixo índice glicêmico. "Isso significa que a quantidade de glicose que esse alimento libera no sangue ao ser digerido ocorre de forma lenta e gradual, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados", explica. Por conta disso, o organismo preciso liberar uma quantidade menor de insulina para que a glicose seja corretamente absorvida pelas células, contribuindo para a prevenção do diabetes e ajudando no controle de quem já possui.

------------------------

Farinha de Banana Verde Emagrece?

Farinha de Banana Verde
Para emagrecer saudavelmente, utilize a farinha de banana verde que, além de saciar a sua fome, trará inúmeros benefícios à sua saúde.
A banana é um fruto tropical muito barato. É também delicioso. E o melhor: ajuda no combate de inúmeras doenças e ainda faz o ponteiro da balança cair. Porém, para se ter os efeitos desejados, é preciso ingeri-la verde, quando o seu gosto não é tão saboroso quanto o maduro. Sendo assim, cientistas criaram a farinha de banana verde, que tem sabor neutro, combinando com todos os alimentos e líquidos. Por isso, saiba para que serve a farinha de banana verde nesse artigo e comece a preparar a sua!

Farinha de Banana Verde Emagrece?

Farinha de Banana VerdeA resposta é sim, com certeza! A farinha de banana verde emagrece mesmo por ser rica em amido resistente, substância que não é digerida no estômago nem absorvida pelo organismo, acaba sendo quebrada apenas no intestino delgado. Assim, ela causa a sensação de saciedade e o estômago manda o comando de estar satisfeito ao cérebro. Por isso, você sentirá menos fome e enxugará uns quilinhos em pouco tempo.

------------------------

Farinha de banana verde: conheça os benefícios desse alimento.

Farinha de banana verde: conheça os benefícios desse alimento
Equilibrar o intestino, prevenir a diabetes e aumentar a saciedade são algumas das vantagens do consumo da farinha
Os alimentos funcionais estão em alta entre aqueles que desejam seguir uma dieta saudável e balanceada. Repletos de benefícios para o organismo, esses alimentos têm o poder de potencializar as vantagens de uma alimentação saudável, proporcionando equilíbrio e bem-estar.

Entre as novidades que chegam ao mercado, podemos ver que as farinhas funcionais estão ganhando espaço. Depois de um estudo nacional que comprovou a eficácia da ingestão da farinha de beringela, a farinha de banana verde também tem sido bastante procurada por seus diversos benefícios.

Para conhecermos melhor o alimento, entendermos quais são as vantagens de consumi-lo regularmente e como ele age no organismo, conversamos com a nutricionista funcional Juliana Trevilini, de Curitiba. E para que você já possa começar a experimentar a farinha de banana verde na sua casa, as chefs de cozinha especializadas em gastronomia funcional Bárbara Lacerda e Iracema Bertoco, ambas formadas em chef de cuisine, patisserie, boulangerie e sommelier pelo Centro Europeu, em Curitiba, que deixam algumas dicas e uma receitinha prática e saborosa.

O diferencial do alimento

No Brasil, o grande consumo de bananas não é exatamente uma novidade. No entanto, a ingestão da fruta antes de seu amadurecimento não é recomendada. Para isso, uma das melhores maneiras de aproveitar as propriedades da banana antes que ela esteja no ponto é consumi-la na forma de farinha.

A nutricionista funcional Juliana Trevilini começa nos explicando que as farinhas tradicionais, como a de trigo, são essencialmente refinadas e ricas em amido. O diferencial da farinha feita a partir da fruta verde é que ela é rica em amido resistente, uma substância semelhante à fibra alimentar cujas principais características são agir no controle do índice glicêmico e trazer equilíbrio para o funcionamento intestinal
Além da farinha de banana verde, a fruta antes de seu amadurecimento também pode ser ingerida na forma de pasta, após o cozimento. Nas duas formas, a especialista recomenda que o alimento seja adicionado a sucos, vitaminas, bolos, tortas, pães, massas, sopas e muitas outras opções.

Embora seja necessário passar pela avaliação de um profissional para saber exatamente como aproveitar melhor os benefícios da farinha de banana verde, a nutricionista Juliana Trevilini recomenda a ingestão de uma colher de sopa por dia para que seja possível aproveitar os benefícios do alimento.

------------------------

Conheça as vantagens da banana verde.

Conheça as vantagens da banana verde

Como o diferencial da farinha de banana verde está na presença do amido resistente, é essa substância que será responsável por diversas alterações positivas no organismo. A especialista em nutrição funcional nos explica que o benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que o amido não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso.

"Esse processo resulta na produção de substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do intestino. Além disso, mantém a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como a diarréia e a constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças, como o câncer de intestino", explica Trevilini.

Além de contribuir para a saúde do intestino, a farinha de banana verde também promove outros efeitos benéficos no organismo. "Ela é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas. Assim, a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente. Isso mantém os níveis de glicose no sangue controlados e reduz a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula. Então, o alimento contribui para a prevenção do desenvolvimento de diabetes", ressalta a especialista.

Crédito: Shutterstock

O consumo regular da farinha de banana verde também pode ser um grande aliado para aquelas que estão buscando perder alguns quilinhos, pois o alimento ajuda a evitar o acúmulo de gordura corporal, já que o amido resistente presente na fruta aumenta a saciedade.

"Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, através da redução de sua produção pelo fígado e do aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares", comenta a nutricionista. Desta forma, a banana verde e a farinha produzida a partir da fruta podem ter também uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

Banana verde na cozinha

Para aproveitar tantos benefícios, é preciso começar a incrementar a alimentação com a farinha de banana verde. O produto é relativamente fácil de ser encontrado em lojas de produtos naturais, mas nada impede que você ponha a mão na massa e faça sua farinha de banana verde em casa.

Para quem quiser experimentar, as chefs de cozinha Bárbara Lacerda e Iracema Bertoco deixam o passo a passo: corte as bananas verdes em rodelas e coloque para secar no forno em temperatura baixa (para não queimar a fruta) até que fiquem totalmente desidratadas. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois de frias, coloque as rodelas da fruta no liquidificador e bata bem para obter a farinha. Peneire até conseguir a espessura desejada e guarde a farinha em um recipiente limpo, seco e hermeticamente fechado. O produto deve ser utilizado em até 20 dias.

Com a farinha pronta, você pode preparar qualquer receita. Na hora de incrementar seus pratos, as chefs indicam que a substituição da farinha tradicional pela farinha de banana pode ser feita sempre substituindo 1/3 da farinha tradicional pela farinha de banana verde. Seguindo essa proporção, dificilmente haverá alteração no resultado final da receita.

Além disso, não é preciso se preocupar com o gosto da sua preparação, já que a farinha de banana verde não deixa sabor residual na receita, pois é um alimento bastante neutro.

------------------------

Suplementos

  • RIPP ABS

    Suplementos


    Noticia painel seguro